Modelos de jardim: Simples e Residenciais. + Fotos!

Ter uma área verde em casa é o desejo de muitas pessoas. Afinal, nada melhor do que ter um espaço tranquilizador e aconchegante para passar no momento de lazer. Porém, conseguir montar um jardim bonito e agradável é um tanto complicado. Já que hoje existem vários modelos de jardim, tornando mais difícil escolher um. 

Por isso, para te ajudar fazer um jardim lindo na sua casa, separamos abaixo alguns modelos de jardim para você conhecer e apostar! Além de dicas e tutoriais incríveis para você fazer na sua casa sem dificuldade. Está preparado! Então confira o artigo completo abaixo! 

 

Jardins de casas simples 

Os modelos de jardim de casas simples são os mais comuns, já que algumas pessoas gostam dessa ideia de ter um jardim em casa, porém, sem exagerar. Além disso, os modelos mais simples, acabam saindo por um preço bem mais acessível. Porque afinal, você não coloca tantas plantas no espaço, que geralmente é o gasto mais caro para montar um jardim. 

Embora estejamos focando em uma decoração mais simples, ainda assim esse tipo de jardim fica incrível. A grande ideia é você fazer uma decoração na parede, talvez um jardim vertical, o ideal é utilizar algumas plantas e posicioná-las de maneira correta. Isso fará toda diferença no resultado, deixando o espaço bonito, sem necessitar de muitas plantas.  

 

Diversidade de plantas nos jardins 

Ao contrário do jardim simples, um outro modelo é o com uma diversidade de plantas! Para quem gosta, é legal utilizar várias espécies em um só lugar, deixando uma beleza única com as diferentes espécies. 

Hoje em dia, existem algumas plantas para jardim com uma folhagem mais colorida, enquanto as tradicionais verdes. O legal é você misturar os tipos de espécies deixando o jardim bem diversificado. Isso fica simplesmente incrível e não necessita de nenhum conhecimento em decoração para fazer. Porque afinal, a ideia é misturar! 

Para que você possa ter ajuda nesse processo, separei abaixo algumas espécies de plantas bem diferentes para você utilizar: 

 

  • Alocasia; 
  • Colocasia Esculenta; 
  • Dracena Vermelha; 
  • Caládio; 
  • Cinerária Marítima. 

 

Modelos de jardim com pedras 

A presença das pedras é muito comum nos jardins, já que elas ficam simplesmente lindas nos canteiros e formam uma boa decoração. Além disso, o legal delas é que assim como as plantas, existem vários tipos de pedras para você escolher. Então existem pedras mais simples e outras extremamente chamativas que ficam muito bonitas. 

Os jardins com pedras, geralmente possuem uma boa quantidade de pedra, sendo impossível não notar. Há alguns jardins que utilizam pedras maiores para fazer tipo um caminho até a entrada da casa.  

Enquanto outros gostam de utilizam um canteiro grande com várias pedras coloridas. Nesse caso, vai do seu gosto utilizar as pedras ara uma decoração mais simples ou mais exagerada.  

 

Modelos de jardim em frente as casas  

A decoração da fachada é sempre a parte mais importante, porque é a primeira visão que as pessoas terão da sua casa. Na maioria das vezes, as pessoas preferem optar pelos modelos de jardins em frente as casas. Já que fica simplesmente incrível e dependendo de como for utilizado, evita danificações em sua fachada. 

Uma sugestão para esse modelo, é apostar em uma parede toda de folhagem. Para isso, você iria precisar das famosas plantas trepadeiras, que na medida que vão crescendo, elas vão ficando na parede, assim criando um visual incrível.  

Os canteiros de jardim na frente das casas também são bem comuns, e é uma opção que não fica tão complicado para você fazer. Nesse caso, você precisará fazer um mini muro para plantar. Mas se você não quiser ter tanto trabalho, ao invés de você colocar a terra e plantas, você pode optar por colocar as plantas já no vaso. Assim também fica bonito e da menos trabalho. 

Muros com jardim na frente 

Os muros com jardim é um modelo de jardim muito procurado. Isso porque essa ideia de decorar o muro com planta fica bonito e no final das contas não é tão difícil como aparenta.  

O que acontece é que as plantas trepadeiras na medida que vão crescendo já tomam conta do muro – como citamos acima. Por isso, tudo que você precisa fazer é comprar algumas mudas dessa planta e esperar. Depois de um tempo ela já estará ocupando o muro inteiro e ficando lindo na decoração. 

Se você desejar, você pode fazer algumas decorações no muro além da planta para ficar legal. Por exemplo, você pode dividir o muro em três partes e no meio fazer uma arte. Isso fica também bonito e não do tanto trabalho assim de fazer. E o legal é que da uma diferenciada dos outros modelos que encontramos atualmente. 

 

Jardins coloridos 

Fazer um jardim em geral, já é um espaço que traz uma certa alegria e paz para um ambiente. Afinal, as plantas deixam o espaço muito mais tranquilo, além de ser bom trazer a natureza para nossa própria casa. 

No entanto, dentre os modelos de jardins existentes, muitas pessoas gostam de optar por um modelo colorido. Uma vez que deixa o espaço mais divertido e alegre. Por isso, trouxemos também essa opção para você conhecer e assim apostar na sua casa. 

Quando falamos de um jardim colorido, não necessariamente estamos dizendo apenas de um ambiente com plantas coloridas. A presença das cores nas paredes e nos objetos também fazem total diferença no espaço. Por isso, o ideal é que você coloque na parede uma cor bem viva, e utilize outros objetos coloridos no espaço para ficar ainda mais bonito. 

 

Modelo de jardim com piscina 

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas, principalmente morando no Brasil. Embora o Brasil tenha os seus momentos de frio, na maioria das vezes ele está calor, e nada melhor do que poder se refrescar na própria casa.  

Dessa forma, um outro modelo de jardim para destacarmos é o jardim com piscina. Ele também fica lindo no ambiente, além de ser extremamente funcional. No caso desse tipo de modelos de jardim, você precisa ter um certo cuidado com a utilização das plantas. 

É importante que você coloque em volta uma grama por exemplo, e as plantas mais afastadas da piscina. Isso é importante para que assim você não prejudique ela na hora que for nadar ou quando acontecer algum evento na sua casa com mais pessoas. 

 

Paletes nos jardins 

A presença dos paletes na decoração estão cada vez mais comum. Isso porque é um tipo de material reciclado, que faz bem para o meio ambiente, e da para você transformar ele em vários móveis diferentes. 

Se você está pensando em apostar nesse modelo, uma sugestão é criar um espaço de lazer no seu jardim. Por exemplo, você deixa a maior parte com as plantas, e em alguma parte você coloca os pallets como mesa, alguns como um sofá grande e pendura uma rede. Isso vai ficar simplesmente incrível na sua casa e você poderá utilizar esse espaço para receber os amigos também. 

 

Jardins residenciais: Como fazer 

São tantos modelos de jardins incríveis que fica até difícil escolher um. Mas para te dar um auxilio, separamos abaixo um passo a passo de como fazer um jardim residencial! Portanto, pegue agora um papel de uma caneta para você anotar como fazer! 

 

Faça um projeto 

O primeiro passo para montar o seu jardim residencial é fazer um projeto. Não tem como fugir! Esse passo é necessário porque se você não tem tudo planejado antes, vai acabar comprando qualquer coisa e no final o seu jardim não ficará legal. 

Para isso, você pode pegar algumas fotos de referências e até fazer alguns rabiscos de como você deseja que seja o seu jardim. 

 

Anote os materiais necessários 

Os materiais que você vai utilizar para fazer o seu jardim vai depender muito do modelo que você escolheu. Afinal, se você tiver escolhido o de pallet por exemplo, vai precisar de alguns materiais para deixar ele bem bonito. 

Mas no geral, separei alguns materiais legais para você colocar no seu jardim: 

  • Grama sintética; 
  • Rede; 
  • 5 plantas de diferentes espécies; 
  • 1 Coqueiro; 
  • Pedras. 

 

Junte com amigos 

Conseguir montar modelos de jardim residenciais sozinho é possível, mas não é um processo fácil. Então o seu passo agora será juntar com alguns amigos para te auxiliar no processo. Você pode selecionar aqueles que você tem mais intimidade, e fazer até um churrasco no dia da obra. 

Para que assim as pessoas se sentem mais motivadas, e não seja um dia de trabalho, mas sim, de diversão! 

 

Colocando a mão na obra! 

E por fim, depois que você tiver selecionado os seus amigos e comprado os materiais necessários, já poderá começar a montar o seu jardim. Lembre-se de seguir de acordo com o projeto que você fez. Pois se você começar a inventar decorações no dia, nem sempre pode dar certo e você vai acabar se decepcionando. É por isso, que recomendo ter um projeto – nem que seja de rascunhos- só para te guiar durante todo o processo. E assim, você terá um jardim exatamente como você deseja.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.