Muita gente sonha em ter um jardim lindo em casa, mas nem todo mundo faz ideia de quais plantas poderia plantar. Afinal, a escolha das plantas para jardim ideais vão determinar o sucesso dessa tarefa.

Isso porque é totalmente possível ter um jardim magnífico em casa se você souber escolher as plantas mais adequadas e cuidar delas da maneira correta. Há muitas espécies de plantas que podem ser plantadas no jardim para deixar criar mais interesse e decorar a área externa.

No entanto, o espaço deve manter-se funcional, além de estar sempre belo. Para isso, você deve levar em consideração as características e as necessidades de cada espécie escolhida, como a sua manutenção, porte, tipo de cultivo e resistência às intempéries climáticas, como sol, chuva e vento, por exemplo.

É, pode ser complicado e bastante trabalhoso manter um jardim saudável e bonito, mas nós vamos te ajudar a escolher as espécies certas e ideais para seu espaço e ainda dar dicas de como cuidar delas.

Com isso, você vai poder aprender como compor o seu jardim da forma correta e ter o jardim que sempre sonhou. Confira uma nossa seleção de plantas para jardim e inspire-se!

plantas para jardim
Para escolher as plantas para jardim é preciso atentar às características das espécies.

Quando se trata de escolher as plantas para jardim ideais, é preciso estar atenta a alguns fatores fundamentais para o bom desenvolvimento delas e ter o jardim sempre bonito: quantidade de luz, clima (chuva, vento e frio), solo drenado, umidade relativa do ar e tempo para cuidar, isto é, a sua manutenção. Veja em detalhes abaixo:

Luminosidade

Um dos fatores mais importantes para a sobrevivência de qualquer planta é a luminosidade. Portanto, verifique primeiro se a área disponível na sua casa para transformar em um jardim recebe luz solar suficiente e por quanto tempo durante o dia.

Além disso, existem espécies que precisam de uma quantidade maior de luz, como sol pleno para se desenvolver, enquanto outras preferem sombra ou meia-sombra. Por essa razão, é preciso conhecer bem as espécies que irá plantar, pois se elas tiverem necessidades diferentes não poderão ser plantadas no mesmo espaço.

Já se o local tiver áreas mistas, que recebem sol e outras sombra, você terá mais possibilidades para escolher diferentes espécies.

Clima

Quando falamos em clima, estamos nos referindo às intempéries climáticas como chuva, vento e frio. Pois esses são outros fatores que influenciam o desenvolvimento das plantas no jardim.

Portanto, verifique também se a área no jardim ficará exposta à chuvas em excesso, à ventos fortes e temperaturas muito baixas. Algumas espécies não suportam tais intempéries, outras são mais resistentes à umidade, calor e frio. É possível adaptar também a área para espécies desse tipo, como soluções como coberturas ou pergolados, para protegê-las, por exemplo.

Mas caso de um jardim totalmente aberto, algumas espécies podem não se adaptar em determinadas épocas do ano mais frias. Além disso, o excesso de água também pode ser muito prejudicial para algumas plantas.

Solo drenado

Algumas espécies também necessitam de um solo bem drenado para desenvolver de forma saudável. Outras plantas podem não se importar tanto e se adaptarem bem à qualquer solo e terreno.

Seja diretamente plantada no solo, canteiro ou vaso, verifique a espécie da planta escolhida para preparar um solo adequado. Na dúvida, um solo bem drenado que não acumule água da chuva ou das regas é sempre a melhor opção.

Além disso, atente-se para a fertilização, pois um solo rico em minerais é também fundamental para as plantas crescerem fortes e livres de pragas.

Umidade relativa do ar

Algumas espécies de plantas não toleram uma umidade relativa do ar muito baixa, e costuma ressecar ou precisar de regas mais constantes. Se você escolher uma dessas espécies, atente-se à esse fator e fique de olho se o solo está seco demais, caprichando nas regas, principalmente se você viver em áreas de muita secura.

Manutenção

De nada vai adiantar escolher as plantas para jardim ideais e plantá-las no melhor local possível se você não tiver tempo para cuidar delas. A maioria das pessoas não possuem tempo suficiente para a manutenção correta das plantas, mas isso não significa que você não possa ter um jardim.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que há várias espécies de baixa manutenção e que não exigem muitos cuidados. Mesmo assim, você terá que disponibilizar de um tempinho para cuidar das plantas e limpar o jardim, tirando folhas e galhos mortos e caídos para evitar a propagação de pragas.

Agora que você já sabe como escolher as plantas para jardim corretas, veja a nossa seleção abaixo:

Cactos

plantas para jardim cactos
Os cactos são excelentes opções de plantas para jardim.

Para começar, a primeira espécie de plantas que você pode colocar no seu jardim é o Cacto. O Cacto é uma espécie muito utilizada tanto nos jardins quanto dentro de casa. Isso acontece porque ele se adapta facilmente em praticamente qualquer tipo de ambiente e deixam o espaço lindo com sua beleza.

Além disso, esta alternativa de espécie funciona muito bem para quem não tem tanto tempo para cuidar. Isso porque ao contrário de outros tipos de plantas, os cactos não gostam de água. Então, tudo que você precisa fazer é molhar aproximadamente a cada 15 dias, mas ainda assim somente quando o solo estiver totalmente seco.

Clúsia

Plantas para jardim Clúsia
A clúsia é ótima opção para jardins.

A Clúsia é uma planta linda que cria um visual incrível no jardim devido a sua folhagem. Esta planta é totalmente versátil então se adapta muito bem em ambientes abertos já que há esse contato direto com o sol.

Geralmente, é comum encontramos a Clúsia próxima ao mar com a sua beleza única deixando o espaço mais bonito. Além das suas lindas folhas, no período da primavera ela floresce e dar frutos que são verdadeiros atrativos para os pássaros.As flores da Clúsia são brancas e delicadas.

Luca

A Luca é uma planta comum no jardim já que ela é grande, fácil de cuidar e complementa o espaço. Esta planta possui folhas largas para cima parecendo vários espetos. O interessante desta espécie é que embora ela seja comum em jardins que têm um contato direto com o sol, ela também se adequa a ambientes fechados com baixa luminosidade.

A manutenção da Luca é bem simples e ela gosta de um solo mais seco. Então o ideal é que você molhe gradativamente e de forma espaçada. Desse modo, a planta irá conseguir se desenvolver com mais facilidade e com resistência.

Hera

Plantas para jardim Hera
Heras são excelentes plantas para jardim, principalmente para cobrir muros.

A Hera é uma planta trepadeira que se desenvolve facilmente e é bem comum encontramos ela em muros. Quando você planta uma pequena muda de Hera próximo ao muro, ela vai crescendo na parede até cobrir ela inteiro.

Esta espécie também é multifuncional e flexível, uma vez que se adequa a todos os climas e possui um bom desenvolvimento tanto no contato direto com o sol, quando em uma luminosidade parcial.

Então, para quem quer fazer um jardim mais completo e bonito, pode apostar em colocar mudas de Hera próximas ao muro para decorá-lo também.

Espada de São Jorge

plantas para jardim espada de são jorge
A espada de São Jorge é uma planta pra jardim muito popular.

A Espada de São Jorge é uma das espécies de plantas mais conhecidas no Brasil, isso porque ela é bastante cultivada. Esta espécie também é fácil de cuidar já que você só precisa molhar ela duas vezes por semana, ou ao perceber que ela está seca.

Para verificar se a planta precisa de água, basta colocar o dedo na terra, caso o seu dedo saia limpo, significa que ela pode ser molhada.

Além disso, essa planta também tem um valor religioso no Brasil. E o mais interessante é que ela pode ser colocada em pequenos vasos, pode ser feita cercas ou em determinados espaços do ambiente.

Caso você vá apostar nesta espécie de planta em casa, o ideal é que você coloque ela em um local que tenha um pouco de luminosidade.

Dasilírio

Plantas para jardim Dasilírio
Plantas para jardim como a Dasilírio decoram lindamente.

O Dasilírio é uma planta que também tem uma beleza única e fica linda no jardim. Mas embora ele seja uma alternativa muito interessante de você utilizar, caso você resolva optar por ele na sua casa o ideal é ter cuidado.

Isso acontece porque esta espécie possui hastes serrilhadas, então se você tocar pode acabar machucando. Portanto, para quem tem criança em casa é importante evitar o cultivo do Dasilírio.

Quanto aos cuidados para cultivar esta espécie de planta para jardim, p Dasilírio gosta de sol intenso e pouca rega. O ideal é deixar ele em contato direto com sol e regar poucas vezes. Esta planta pode ser plantada em um vaso ou direto no solo do jardim da sua casa.

Bulbine

Plantas para jardim Bulbine
Bulbine são Plantas para jardim lindas.

Para quem gosta de plantas com flores a Bulbine é uma excelente opção. Ela possui flores lindas em tons de amarelo e laranja que trazem total harmonia para o espaço. A Bulbine é uma planta que se adequa em vários ambientes e climas. Então além de deixá-la no jardim, você pode optar por colocá-la dentro de casa também.

Embora a Bulbine seja mais flexível e consiga se adaptar em diferentes ambientes, isso não significa que ela não tenha certos cuidados. Para cultivá-la você precisa molhar ela periodicamente, para que assim ela possa se desenvolver.

Suculentas

Plantas para jardim Suculentas
As Suculentas são ótimas plantas para jardim

Outra planta muito fácil de cuidar e que fica linda é a Suculenta. A Suculenta pode ser considerada da mesma família que os cactos porque ela também não gosta de água e se adapta a qualquer ambiente.

Geralmente as suculentas são as escolhidas para criar terrários. Junto com os cactos e alguns artigos de jardim decorativos de terrário, o resultado fica simplesmente lindo!

As suculentas podem ser colocadas no solo do jardim externo ou em pequenos vasos. Mas é muito importante destacarmos que essa espécie de planta é extremamente sensível, por isso você precisa ter muito cuidado ao plantá-la e não encostar nela para que ela não quebre.

Pacová

Plantas para jardim Pacová
Plantas para jardim como o Pacová ficam lindas em qualquer área.

A próxima espécie de planta para jardim é a pacová, no qual é uma ótima opção para decorar. Essa espécie de planta é muito utilizada para paisagismo, mas diferente das outras opções ela não se adequa em todos os ambientes.

A Pacová é uma planta um pouco mais sensível a luz direta do sol, por isso precisa estar em um local com luz indireta, mas que tenha uma boa luminosidade.

Embora ela não se adeque facilmente a todos os tipos de ambiente, ela não exige tanta rega. Dessa forma, o ideal é que você regue ela apenas quando o solo estiver totalmente seco. Você pode utilizar a técnica de colocar o dedo na terra, conforme havíamos citado, para verificar.

Capim do Texas

Plantas para jardim Capim do Texas
Capim do Texas é uma planta para jardim de coloração maravilhosa.

A Capim Texas é uma planta que tem um tom puxado para o roxo que fica incrível! Esta planta tem um bom desenvolvimento no sol, por isso é uma alternativa ótima para deixar em ambientes abertos.

Embora o Capim do Texas consiga se desenvolver melhor com a luz direta, isso não significa que ele não sobreviva na sombra e no período do frio também. Ele consegue se desenvolver, mas não tem bem. Os cuidados com essa espécie é bem simples, a rega é eventualmente, verificando sempre o solo.

Xanadu

Plantas para jardim Xanadu
A Xanadu fica linda no jardim

Se você gosta de acompanhar vídeos de decoração estilo Pinterest provavelmente já conhece a Xanadu. Essa planta se tornou uma verdadeira tendência e muitas pessoas têm cultivado ela em casa, principalmente em ambiente interno.

A Xanadu tem uma folhagem grande e uma beleza linda. Ela consegue se desenvolver melhor em ambientes fechados, por isso o ideal é que você a deixe em um local fechado.

Além disso, quanto a sua quantidade de água, é importante que você molhe pelo menos três vezes por semana a planta. Entretanto, caso ela esteja plantada diretamente no solo, fora do vaso, você pode molhar apenas duas vezes que já é o suficiente.

Bambu

Plantas para jardim Bambu
Os bambus ficam excelentes no jardim.

O Bambu é uma das espécies de plantas mais conhecidas, já que ele é cultivado bastante em jardim. Essa planta tem uma altura bem grande, podendo chegar até a quatro metros.

Embora o Bambu geralmente é cultivado na parte externa, ele pode ser colocado em jardins internos também, mas escolhendo espécies que não tenha um crescimento tão grande.

Este tipo de planta também se adequa em diferentes ambientes, podendo ter uma boa luminosidade ou não.

Portanto, para quem procura uma espécie de planta que seja fácil de cuidar, o Bambu sem dúvidas é uma ótima escolha.

Helicônia

Planta para jardim Helicônia
A Helicônia é uma excelente opção de planta para jardim tropical.

A próxima espécie de planta para jardim que você também pode apostar é a Helicônia. Esta alternativa gosta muito de sol, por isso ela precisa estar em contato direto com sol.

Além disso, por essa espécie de planta gostar muito de sol, é exatamente por este motivo que ela precisa ser regada constantemente. Portanto, o principal cuidado que você precisa ter com ela é quanto a sua rega.

Peperômia

Plantas para jardim Peperômia
Peperômias são excelentes Plantas para jardim.

A peperômia é uma das opções de plantas para jardim que fica linda e com uma beleza ainda mais interessante quando suspensa. Essa planta possui vários tipos de espécies, mas em geral, ela tem um tom de verde claro e algumas manchas em sua folhagem.

A peperômia não gosta de sol direto, pois isso pode acabar queimando-a. Dessa forma, o ideal é que você deixe em um espaço no seu jardim que tenha sombra para que ela receba uma luz indireta.

Além disso, a peperômia precisa ser regada algumas vezes na semana, é sempre importante que você verifique o solo dela antes de regar. Esta planta não gosta de de ser encharcada nem que o solo fique totalmente seco.

Ficus

Planta para jardim Ficus
O Ficus é uma excelente planta para jardim

O ideal é que o Ficus seja plantado em vasos ou canteiros, já que esta espécie tende a crescer muito, chegando a trinta metros de altura. Existe até o risco dela comprometer galerias pluviais e redes subterrâneas. Ella pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à sombra.

Moreia

Plantas para jardim Moreia
Moreias são excelentes plantas para jardim

A moreia é uma planta muito resistente, capaz de sobreviver bem tanto no frio quanto no calor, apesar de preferir os climas mais amenos. No entanto, ela exige regas periódicas. Elas são excelentes opções também para fazer a forração do seu jardim, mas você deve plantar uma muda distanciada da outra, já ela forma tufos densos quando cresce.

Giesta

Plantas para jardim Giesta
Giestas são ótimas opções de plantas para jardim

A giesta é uma planta ideal para os aspirantes a jardineiros, sem muita experiência, pois ela exige poucos cuidados. Ela floresce no verão e precisa ser plantada em sol pleno ou meia sombra, além de poucas regas.

Pata de elefante

Planta de jardim Pata de elefante
A Pata de elefante é uma planta para jardim muito ornamental.

A pata de elefante é uma planta muito ornamental, ideal tanto para o cultivo em áreas abertas quanto em vasos. Essa espécie é tão versátil que também pode se adaptar muito bem a sol pleno, meia sombra e até a luz difusa.

A pata de elefante também é capaz de suportar mudanças bruscas de temperatura e longos períodos de estiagem. Mas, para evitar o apodrecimento de suas raízes, recomenda-se regar poucas vezes, a fim de evitar o encharcamento do solo.

Zamioculca

Plantas para jardim Zamioculca
Plantas para jardim como a Zamioculca são super versáteis.

A zamioculcas é uma das plantas para jardim que não tolera sol pleno. Por isso, opte por um local sombreado e fresco para ela, ou utilize-a em áreas internas como jardins de inverno ou varandas. Mantenha também as regas espaçadas.

Agave

Plantas para jardim Agave
Plantas para jardim como a Agave são super populares.

A agave é uma ótima opção para locais bem ensolarados, porque esse é o clima preferido dela. Porém, também é possível cultivar a espécie à meia sombra, mas ela não vai se desenvolver do mesmo jeito. De qualquer forma, regue a agave regularmente, mas sem exagerar. E quando perceber a incidência de brotos nas laterais, retire-os para não comprometer a planta.

Dracena

Planta para jardim Dracena
Planta para jardim como a Dracena são muito utilizadas no Brasil.

A dracena é uma das plantas para jardim ótimas para serem cultivadas em áreas de baixa luminosidade, como vãos de escada, corredores e varandas. No jardim, plante-a sob a proteção de coberturas e outras espécies. A planta gosta de calor, mas não tolera temperaturas baixas. Além disso, ela precisa de regas abundantes, sem encharcar o solo.

Yucca

Plantas para jardim Yucca
A Yucca é uma das melhores opções de plantas para jardim

É uma espécie arbustiva utilizada como planta ornamental nos jardins, em canteiros ou vasos. É facilmente adaptável a diversos climas e bem resistente ao sol pleno. As regas devem ser espaçadas, para que o solo seja mantido seco na maior parte do tempo.

Árvore-do-viajante

Plantas de jardim Árvore-do-viajante
A Árvore-do-viajante é uma planta para jardim super ornamental.

A árvore-do-viajante é uma planta de aparência escultural e folhagem ornamental em formato de leque. Ela prefere sol pleno, sendo bem resistente ao calor extremo. Ela pode ser cultivada isolada ou em grupos, mas precisa de espaço para se desenvolver.

Hera inglesa

Plantas para jardim Hera inglesa
Plantas para jardim como a Hera inglesa ficam lindas nos muros.

A hera inglesa possui uma folhagem bastante decorativa com formato recortado, que pode ser cultivada como planta pendente em vasos ou jardins verticais. Ela pode ser colocada tanto em locais à pleno sol como meia-sombra.

Tostão

Planta para jardim Tostão
O tostão é uma planta para jardim super bacana

A tostão é também conhecida como dinheiro-em-penca, que tem uma folhagem pequena e perfeita para o cultivo em vasos suspensos, pois possui um crescimento rápido com folhas pendentes. Além disso, ela deve ficar à meia-sombra ou em locais sombreados, como varandas e sacadas.

Renda Portuguesa

Plantas para jardim Renda Portuguesa
Plantas para jardim como a Renda Portuguesa são super delicadas.

Essa é uma planta da mesma família das samambaias, que possui folhas com recortes interessantes, semelhantes às rendas. Ela prefere locais sombreados, bastante água e umidade. Assim, ela é uma boa opção para cultivo em vasos suspensos e jardins verticais.

Lança-de-São-Jorge

Plantas para jardim Lança-de-São-Jorge
A Lança-de-São-Jorge é uma planta para jardim incrível.

A lança-de-são-jorge possui um visual escultural com suas folhas cilíndricas. Por ser uma planta de crescimento vertical, ela ocupa pouco espaço, por isso é ideal para vasos e canteiros estreitos. No entanto, ela é de fácil cultivo e tolera o sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.

Buxinhos

Planta de jardim Buxinhos
Plantas de jardim como os Buxinhos são super divertidas para ornamentar o jardim.

Essa é uma espécie de planta arbustiva com grande durabilidade e crescimento lento. Mas com o tempo e podas de formação, ela pode se tornar compacta e densa. Por isso, ele é bastante utilizado para compor cercas vivas, mas adapta-se bem também ao cultivo em vasos. Além disso, ele necessita de poucas regas e bastante luminosidade.

Orquídea-bambu

Plantas para jardim orquidea bambu
A orquidea bambu é uma das plantas para jardim mais populares para se plantar rente aos muros.

A orquídea-bambu é uma das espécies de orquídeas terrestres de porte alto, mas delgado, que ocupa pouco espaço. Por isso, ela é uma das plantas para jardim mais populares e muito indicadas para acompanhar muros e paredes. Mas ela também pode ser cultivada em vasos. Ela floresce durante o ano todo e necessita de muita luz e solo úmido.

Antúrio

Plantas para jardim Antúrio
Plantas para jardim como Antúrios podem ser plantadas em vasos.

O antúrio é uma folhagem de pequeno porte, fácil de cuidar e bem resistente, que possui uma flor bastante ornamental. No entanto, ele não tolera sol direto, mas pode ser cultivado em um local com muita luminosidade. Por isso, aproveite canteiros embaixo de árvores ou espaços menos iluminados do jardim.

Bromélia

Plantas para jardim Bromélia
Plantas para jardim como as Bromélias podem ser combinadas a outras espécies de plantas.

A bromélia é uma planta para jardim tropical muito resistente e de fácil cultivo. As suas cores e folhas deixam qualquer jardim lindo. Ela cresce bem em locais com luz indireta e aprecia o calor e umidade. Pode até ser cultivada no chão, no vaso ou amarrada em galhos e troncos.

Samambaias

Plantas de jardim Samambaias
As Samambaias são plantas para jardim que podem ser plantadas de diversas formas.

As samambaias são bastante comuns e facilmente encontradas em tudo quanto é lugar. Elas adoram ambientes úmidos, bem iluminados e arejados, mas não toleram sol direto. Por isso, são excelentes opções de plantas para jardim e varandas, jardins de inverno e locais sombreados. Apenas regue sempre que o solo estiver seco.

Orquídeas

Plantas para jardim Orquídeas
Existem muitas espécies de orquídeas que podem ser plantas para jardim

Não há quem não se encante com a beleza e a delicadeza das orquídeas. São tantas espécies, que não vai ser difícil encontrar uma que se adapte ao jardim. Afinal, o habitat perfeito para a maioria delas é mesmo ao ar livre, debaixo de alguma árvore sob o seu tronco.

Elas gostam de locais iluminados, mas sem sol direto, portanto ideais para locais menos ensolarados. Algumas espécies também podem ser cultivadas em vasos ou de forma suspensa.

Primavera

Plantas de jardim Primavera
A Primavera é uma das plantas de jardim mais populares.

A primavera é uma planta de grande adaptabilidade, podendo ser cultivada de diversas formas, em canteiros, vasos e até diretamente no solo. Ela aprecia muito o sol, mas também resiste ao frio, geadas e chuva. Ela floresce no final do inverno e necessita de podas para manutenção, pois tem crescimento abundante.

Orelha-de-elefante

Plantas para jardim Orelha-de-elefante
Plantas para jardim como a Orelha-de-elefante são excelentes para forração.

A orelha-de-elefante é de origem tropical, e possui grandes folhas ornamentais. É uma espécie de planta muito rústica e resistente, mas que necessita de poucos cuidados. Ela aprecia a umidade, o calor e terrenos alagadiços. Pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra, como planta isolada ou em maciços no jardim.

Beijo SunPatiens

Plantas para jardim Beijo SunPatiens
Plantas para jardim como Beijo SunPatiens dão um colorido especial.

O beijo é uma variedade de planta para jardim de grande adaptabilidade e alta tolerância às variações climáticas como o calor intenso, chuvas e até geadas leves. Essas florzinhas florescem o ano todo com cores vibrantes, por isso é uma ótima opção para jardins, canteiros e vasos. No entanto, apesar de serem resistentes, elas podem sofrer com o excesso de chuvas. Por isso, fique atento a drenagem do solo para facilitar o escoamento da água excedente.

Escreva um Comentário