Colocar a cortina em uma casa é algo que não pode faltar. Já que ela é bastante útil -principalmente para casas muito expostas- e é um lindo elemento na decoração de uma casa. Porém, muita das vezes as pessoas não dão a atenção necessária na escolha dessa cortina. Pois muita das vezes as pessoas só observam ela como algo realmente funcional.

Entretanto é muito importante que você tenha bastante atenção na escolha da sua cortina também. Isso acontece porque querendo ou não ela chama muita atenção no ambiente. Então é necessário que ela complete a sua decoração e deixe o ambiente bem bonito e sofisticado.

Portanto, dessa vez resolvi falar sobre as cortinas modernas. Reuni algumas bem interessantes para você colocar na sua casa e ideias de qual é ideal para cada ambiente. Então se você ainda não sabe qual cortina colocar na sua casa veja abaixo o post completo!

 

Modelos

Atualmente existem inúmeros modelos de cortinas, porém existem alguns que deixam o ambiente mais moderno. Então para quem procura adotar esse estilo em casa separei alguns modelos para vocês observarem e se inspirarem. Confira!

 

Persianas e linho

O primeiro modelo de cortina na verdade são dois, porém instalados no mesmo tempo. Ou seja, quando há uma janela com a persiana instalada no fundo e uma cortina de linho por cima.

Entretanto, quem não conhece esse modelo pode achar um pouco estranho ter duas cortinas no mesmo lugar. Porém, elas ficam muito bonitas juntas além de que é uma das opções excelente para deixar a sua casa ainda mais moderna.

 

Transparentes

As cortinas transparentes é algo que deixa o ambiente sofisticado, leve e moderno. Porém, neste caso a cortina transparente não serve tanto como algo funcional, então é interessante selecionar bem o ambiente que você quer colocar ela.

Mas em contrapartida, uma sugestão para quem quer utilizar a cortina transparente de qualquer jeito é colocar um blecaute no fundo e a transparente por cima. Desse modo quando estiver de dia por exemplo, você deixa a blecaute nas extremidades e a transparente em destaque.

Assim você poderá utilizar ela como algo funcional quando precisar e como uma cortina decorativa.

 

Cortina romana

A cortina romana é um modelo bastante parecido com a persiana, porém ela possui algumas características únicas no qual acaba dando uma diferenciada nesses dois modelos.

Então no caso da romana, ela possui partes mais grossas que não se separam como a persiana. Logo para abrir você pode puxar ela para cima e essas tiras vão se encaixando até que fique totalmente fechada.

O legal dessa cortina é que ela é bem básica, porém faz uma diferença incrível na decoração. Além disso, quando ela está fechada ela não passa tanta luminosidade. Desse modo ela é bem interessante para ser utilizada tanto na sala quanto no quarto.

Portanto, para quem gosta desse modelo de abrir ela levantando-o essa é uma opção bem legal para você apostar.

 

DuoFoold

A próxima opção é o DuoFoold, essa sem dúvida é uma cortina bem moderna já que ela possui um modelo totalmente diferente dos tradicionais. Essa cortina também se parece com uma persiana, porém você consegue abrir ela tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. Ou seja, a cortina fica posicionada no centro e as extremidades ficam aberta.

Então o interessante desse modelo é que você pode posicionar ele conforme você desejar. Por exemplo, pode deixar tanto a parte de cima quanto a de baixo aberta ao mesmo tempo, uma das duas abertas ou intercalar com mais cortinas. Portanto para quem procura algo bastante moderno essa é uma opção que não pode faltar.

 

Cortina escondida com gesso

A cortina escondida com gesso é algo que fica lindo na decoração. Entretanto ela nada mais que uma cortina normal, mas quando o proprietário foi rebaixar o teto, optou por fazer ele com espaço para a cortina ser posicionada.

Este modelo fica bastante bonito principalmente quando é colocado na sala. Então neste caso é interessante você utilizar uma cortina leve e bem comprida para ficar ainda mais bonito.

Uma outra coisa legal que você também pode fazer nesse modelo para completar o acabamento é colocar uma fita de led. Então no espaço no qual a cortina será encaixada, você irá posicionar o led trazendo uma fonte de luz. Isso deixará esse posicionamento mais bonito e agradável.

 

Cortina cinza

E por fim, não podemos esquecer de citar a cortina cinza. O cinza é uma cor que tem sido bastante utilizada na decoração. Afinal, embora algumas pessoas achem uma cor sem graça, ela possui outros inúmeros benefícios que muita das vezes não observamos.

Entretanto, utilizar o cinza na cortina é algo que não pode faltar. Digo isso porque fica incrível na decoração e deixa o ambiente bem moderno. Além disso é interessante utilizar a iluminação junto com a cortina cinza. Pois assim destaca ela mais e fica com um efeito bastante bonito no ambiente.

 

Cortina para cada ambiente

Embora você possa utilizar qualquer cortina em qualquer ambiente, há alguns modelos que ficam mais bonitos em ambientes específicos. Então, para isso resolvi separar algumas sugestões de modelos de cortina modernos para você fazer na sua casa. Veja:

 

Sala

A primeira opção é a cortina para a sala, neste caso sugiro que você utilize a cortina DuoFold. Digo isso porque essa é uma das opções de cortinas bem moderna que encontramos e ela fica bastante interessante na sala principalmente se você variar o posicionamento das cortinas. Então, é bastante interessante você apostar no DuoFold.

 

Cozinha

Na cozinha a escolha da cortina tem que ser feita com bastante atenção. Afinal, a cozinha é um ambiente que na verdade nem sempre tem cortina, mas algumas pessoas gostam de acrescentar para incrementar a decoração.

Então neste caso, a minha sugestão é que você utilize a cortina transparente. Afinal, na cozinha você não precisa de uma cortina que busque tampar ela inteira. Desse modo, é interessante você apostar em algo mais simples e que passe uma boa iluminação para o ambiente.

Além disso, quando você for comprar uma cortina para a cozinha sugiro que você preste bastante atenção na escolha do material. Digo isso porque a cozinha é um ambiente que suja com mais frequência. Logo, é interessante você procurar um material que não absorva tanta essa gordura. Portanto, esteja bastante atento quanto a isso.

 

Banheiro

O banheiro também é um ambiente no qual as pessoas não costumam colocar cortina. Isso acontece porque o banheiro já é um local no qual a janela não possui essa transparência como as outras. Afinal, é um espaço que é necessário bastante privacidade, logo, o vidro da janela tem que passar isso para as pessoas que utilizam o banheiro.

Mas ainda assim, colocar a cortina no banheiro é algo que fica legal, então neste caso a minha sugestão é utilizar uma cortina romana. Digo isso porque primeiro colocar uma cortina de pano em um ambiente úmido não será algo muito bom. Além disso, a cortina romana possui um design incrível no qual deixará o seu banheiro incrível!.

Portanto, caso você queira adicionar uma cortina no seu banheiro, é interessante selecionar essa opção.

 

Quarto

O quarto é um ambiente no qual precisamos de um espaço escuro para dormirmos bem. Então, no caso do quarto você precisa adquirir uma cortina que deixe o ambiente bastante escuro.

Então a minha sugestão é utilizar uma cortina cinza ou um transparente com o blecaute no fundo. Desse modo durante o dia você pode deixar apenas a transparente, no qual deixará o ambiente bastante confortável e fechar ela durante a noite.

 

Cuidados com a cortina

A cortina moderna é algo no qual não precisamos está tirando toda hora para lavar. Porém, é muito importante que você tenha alguns cuidados em sua utilização. Afinal, se você não ter os cuidados necessário ela não irá durar por muito tempo e você terá que gastar dinheiro novamente com isso.

Então para te ajudar, separei algumas dicas para que você possa ter um cuidado com a cortina. Portanto, veja abaixo o que você pode fazer:

 

Limpeza

O primeiro passo é que você procure está sempre tirando a poeira dela para evitar que fique muito suja. Afinal, a cortina é algo que você não lava com tanta frequência, então no mínimo você tem que tirar a poeira para evitar o acumulo. Assim ela ficará limpa por mais tempo e agradável visualmente.

 

Lavagem

Em relação a lavagem da cortina, isso é algo que deve acontecer durante duas vezes no ano. Então você pode lavar ela a cada seis meses. Entretanto, neste caso é importante que você vá a um local especializado. Afinal, a lavagem da cortina é algo que tem que ser feito com bastante cautela, então procure alguém que realmente tenha conhecimento nisso.

 

Manchas

E por fim, caso você deixe alguma mancha cair nela é importante que você limpe na hora. Este passo é fundamental porque se você ficar muito tempo sem limpar, a cortina irá absorver a mancha e depois será um passo bastante complicado para retirar.

Além disso, mesmo que você consiga tirar essa mancha, pode ser que ela não saia totalmente. Então a melhor opção será comprar uma nova. Portanto, tenha bastante atenção quanto a isso.

 

Fotos para se inspirar

E para finalizarmos, como prometido reuni algumas imagens de cortina moderna. Desse modo você poderá se inspirar para fazer na sua casa!

 

Veja outros textos de cortinas publicado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Write A Comment