Paredes Amarelas nas Sala e Quartos: +99 Fotos e Ideias!

Advertisements

As paredes amarelas são ótimas formas de decoração para ambientes alegres. Elas podem ser marcadas por amarelos vibrantes ou ainda por tons amarelo claros. Já o lugar ideal para receber essa linda cor vai desde a sala, até ao banheiro. Isso porque não há limites para se utilizar lindas cores como o amarelo na decoração da casa.

Embora muitas pessoas acreditam que o amarelo seja uma cor adequada apenas para quartos infantis ou brinquedotecas, as paredes amarelas ficam ótimas em qualquer ambiente. O que mais importa em decorações com tons vibrantes como o amarelo é a tonalidade e as características do ambiente. Por exemplo, uma sala pode ter tons fortes ou claros, mas o quarto deve ter sempre tons suaves para permitir o relaxamento.

Esse tipo de adequação torna possível utilizar qualquer tipo de cor em diversos ambientes, até mesmo os menos imaginados, como a cozinha. Já pensou ter uma cozinha com paredes amarelas? Ou então com armários em amarelo? Não há nada de errado em usar essa linda cor na decoração.

Foi pensando nisso, que criamos um guia incrível para você se aprofundar nesse assunto de paredes amarelas. Aqui você encontrará tudo que você precisa saber para decorar a sua casa com essa cor. Confira tudo isso a seguir e mais de 99 fotos para se inspirar:

 

Significado da cor amarela

A cor amarela é fortemente associada ao Sol, sendo que essa associação ocorre de forma subconsciente. Isso porque ao vermos algo amarelo, a nossa primeira ligação é sempre com o Sol, e por isso, o amarelo representa aspectos muito interessantes que devem ser explorados dentro de uma casa. Os tons de amarelo significam felicidade, vitalidade, fonte de energia e otimismo. Todas essas características lembram de alguma forma o próprio Sol.

Quando a cor amarela é empregada a um sentido mais individual, ela pode significar poder e autoestima. O amarelo ainda está intimamente ligado ao dourado, que é a cor do ouro. Essa combinação de amarelo com muito brilho proporciona significados de prosperidade, dinheiro, riqueza e celebrações. Por isso, essa cor está sempre presente nas festas de fim de ano, principalmente na passagem para o Ano Novo.

Por ter todos esses significados, a cor amarela também é fortemente lembrada como a cor da alegria. Sendo assim, sempre quando pensamos em uma decoração com amarelo logo lembramos de um ambiente alegre, feliz e muito divertido. Mas essas não são as únicas características do amarelo. Isso porque é possível utilizado em ambientes modernos e sofisticados. Para isso, é preciso apenas se atentar aos tons que essa cor proporciona.

 

Tons de amarelo para paredes internas

As paredes amarelas podem ter diversas variações de tons. Nos ambientes internos, o mais importante é que o tom de amarelo escolhido fique adequado a proposta do ambiente. Por exemplo, para um ambiente claro, alegre e tranquilo, o mais indicado são os tons de amarelo claro. Já os ambientes divertidos e coloridos exige tons mais vibrantes.

O ideal é combinar as paredes amarelas com tons neutros. Se a decoração do ambiente começa pela parede em tons de amarelo, faça com que os demais objetos e itens tenham tons neutros ou que combinem com o amarelo. A forma mais fácil de combinar tons em ambientes internos é trazer cores vibrantes com cores neutras. Por exemplo, o amarelo vibrante fica ótimo com cinza.

Outra ótima forma de utilizar o amarelo nas paredes é procurando pontos estratégicos para refletir a luz do sol. Essa dica vale para ambientes escuros que tenham pouca luz natural. O amarelo é capaz de refletir a luz do sol e proporcionar um ambiente muito mais iluminado apenas por causa de sua tonalidade vibrante. No entanto, para obter esse efeito é indicado tons de amarelo claros.

 

Tons de amarelo para paredes externas

A fachada da casa ganha um grande destaque com tons de amarelo. A maioria dos projetos que possuem essa cor como proposta para fachada carregam tons claros que pendem para as cores terrosas. O amarelo mais utilizado é aquele que possui pouco brilho e se assemelha a terra. Esse tom de amarelo é observado na maioria dos condomínios, casas e prédios que exploram a vitalidade dessa cor.

No entanto, é possível utilizar tons mais vibrantes, mesmo na fachada da casa. A dica nesse caso é combinar o amarelo vibrante com cores contrastantes. Por exemplo, as paredes amarelas ficam ótimas com detalhes em madeira. Há diversas fachadas que exploram os tons vibrantes destacando uma porta de madeira ou ainda um acabamento especial nesse material.

Outra dica interessante para utilizar o amarelo vibrante na fachada é combiná-lo com o branco. Embora o branco fique muito próximo do cinza quando combinado com o amarelo, ele é uma ótima opção de cor para colocar na fachada da casa. Essas duas cores em conjunto deixam a fachada muito mais alegre, iluminada e convidativa. Para um acabamento mais suave, é possível adicionar plantas e objetos mais delicados.

 

Parede amarela clara

Se você quer um ambiente iluminado e muito delicado, aposte no amarelo claro. Esse lindo tom de amarelo é ideal para ambientes como quartos, banheiros e corredores. Uma ótima opção é incluir esse tom de amarelo nas paredes do quarto de bebê. Além de muito delicadas, elas proporcionarão bastante luminosidade para o ambiente, o que é um ótimo estímulo para os bebês durante o dia.

O quarto do casal também fica muito bonito com tons claros de amarelo. As paredes amarelas no quarto do casal proporcionam luminosidade, vitalidade e muita energia para o ambiente. Nesse caso, é interessante combinar a cor com tons neutros para que o ambiente fique equilibrado e relaxante.

 

Cores que combinam com o amarelo claro

O azul e o amarelo são parceiros que combinam em qualquer ambiente. Mesmo os tons claros, ficam ótimos com a combinação de azul e amarelo. Isso porque os tons de azul são totalmente o oposto do amarelo, e por isso, as duas cores se harmonizam dentro de um espaço. No entanto, essa não é a única cor que combina com o amarelo claro.

A cor cinza também fica ótima com o amarelo claro, pois as duas cores também são opostas. Não apenas isso, mas o cinza é um tipo de cor neutra que combina com a maioria das cores, por isso é possível incluí-la em um ambiente com paredes amarelas. Os tons neutros em geral também são facilmente incluídos em uma decoração com amarelo claro.

 

Sala com paredes amarelas

Por ser um ambiente bastante convidativo, a sala pode receber diversos tons de amarelo. Nesse ambiente é possível incluir tons vibrantes ou então tons de amarelo claro. O ideal é que o ambiente fique harmônico e não fuja da proposta inicial da sala. Por exemplo, você quer um ambiente divertido, aposte em combinações de tons vibrantes. Para equilibrar, utilize tons neutros, cinza ou azul na decoração.

Já as salas mais intimistas com características de relaxamento devem receber tons claros. As paredes amarelas deixarão o ambiente iluminado e relaxante. Para equilibrar esses tons, utilize uma decoração em tons contrastantes como o preto, azul, branco, cinza, verde, entre outras cores.

 

Decoração amarela para sala

Mas se você não quer se aventurar com paredes amarelas, é possível incluir a cor de forma simples e suave. Para isso, você só precisará utilizar objetos que destaquem o amarelo no ambiente. Por exemplo, se você quer que a sala tenha mais energia, aposte em uma poltrona em amarelo vibrante. Outra ótima opção é utilizar almofadas amarelas em um sofá de tom neutro como o cinza.

Você ainda pode explorar essa decoração alegre através de cortinas, tapetes, e itens decorativos. Uma forma bastante discreta de incluir o amarelo na sala é utilizando arandelas, luminárias e pendentes nessa cor. Outra opção interessante são os quadros, que destacam os tons de amarelo de uma forma bastante sutil.

 

Quarto com paredes amarelas

Por ser um ambiente de descanso, o quarto deve ter sempre tons de amarelo claro. Isso porque o amarelo claro é ideal para relaxar e ao mesmo tempo ter o equilíbrio entre o descanso e a vitalidade. Para que o quarto fique ainda mais equilibrado, utilize tons neutros nos elementos que compõem o quarto.

Já os tons de amarelo podem aparecer em todas as paredes do quarto ou em apenas uma parede. Para criar um aspecto divertido no quarto, experimente pintar apenas uma parede em amarelo, essa parede pode ser a que fica atrás da cabeceira da cama. Nas outras paredes você pode utilizar tons que combinam com o amarelo, como o cinza e o branco. Dessa forma você terá um quarto equilibrado e iluminado.

 

Decoração amarela para quarto

Como mencionamos no exemplo anterior, a decoração do quarto não precisa necessariamente partir das paredes. Se você quer explorar o amarelo no quarto, mas quer preservar as paredes em tons neutros, inclua a cor através de itens decorativos. Por exemplo, a roupa de cama e as almofadas ficam ótimas em tons vibrantes.

Você ainda poderá incluir uma prateleira de quarto em tons de amarelo. Dentre os objetos que podem receber essa cor estão: luminárias, arandelas, tapetes, itens decorativos, cortinas, móveis, cabeceira da cama, baú, poltronas, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.