Pintura de quadra poliesportiva

A pintura de quadra poliesportiva pode ser mais simples do que parece, mas é um processo extremamente importante e não apenas para conservar a beleza do espaço para a prática esportiva.

Uma quadra bem conservada e com a pintura em dia motiva muito mais pessoas a praticarem atividades esportivas, o que, por sua vez, ajuda a justificar o investimento necessário para se construir esse tipo de espaço.

Descubra a seguir como fazer uma pintura de quadra poliesportiva que renove o ambiente e garanta a segurança de todos os que utilizam esses espaços em escolas, parques condomínios e praças espalhadas por todo o Brasil. Confira!

O que é a pintura de quadra poliesportiva?

A pintura de quadra poliesportiva é essencial para que a prática esportiva possa se desenvolver sem problemas para os seus praticantes.

Por isso, é necessário que a pintura das quadras seja feita de acordo com todos os esportes que podem ser praticados em um determinado espaço.

Se a pintura da quadra for feita apenas com base nas regras do futebol, a prática de esportes como vôlei e basquete fica bastante prejudicada, para não dizer inviável.

Material utilizado no procedimento

O uso de alguns materiais e produtos específicos é necessário para garantir que o resultado da pintura de quadra poliesportiva seja o esperado.

Na pintura de quadra poliesportiva, a tinta mais recomendada é a tinta epóxi. É ela que deixa a superfície onde foi aplicada com aquele aspecto de piso “emborrachado”.

Esse tipo de tinta é ideal para ser utilizado em superfícies que sofram muito desgaste, como pisos de estacionamentos, pisos industriais, garagens, hospitais e outros ambientes externos.

A tinta epóxi é uma espécie de resina plástica que, quando aplicada e em contato com um catalisador, se torna resistente e brilhante.

Outro fator que faz da tinta epóxi a ideal para pintura de quadra poliesportiva é a sua impermeabilidade, que deixa todo o piso protegido contra a umidade e infiltrações.

Além da tinta epóxi, você pode precisar de outros materiais normais em qualquer pintura residencial.

A pintura pode ser realizada tanto com o uso de rolos quanto com o auxílio de compressores. Nesse caso, os compressores levam vantagem pois além de serem mais rápidos desperdiçam menos tinta.

Quais são as cores oficiais da pintura de quadra poliesportiva?

Como as quadras poliesportivas são muito utilizadas em escolas e instituições onde são praticados diversos esportes, é necessário que exista uma facilidade em se identificar as áreas que pertencem a determinado esporte.

Afinal de contas, um garrafão de uma quadra de basquete é muito diferente da área do futsal.

Ocorre que muitos locais que possuem quadras poliesportivas acabam, por motivos financeiros, optando por fazer apenas a demarcação necessária para a prática do esporte.

A pintura de quadra poliesportiva de escolas e instituições de ensino pode seguir os padrões estabelecidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Esse é o órgão federal que determina os padrões que devem ser seguidos nesse caso em todos os aspectos que envolvem uma obra de construção ou reforma.

Pela definição do FNDE, as cores utilizadas na pintura de quadra poliesportiva devem ser:

  • Azul;
  • Amarela;
  • Verde;
  • Branca;
  • Laranja.

Essas cores devem ser sempre utilizadas de maneira a criar um contraste entre as demarcações de cada esporte.

Por exemplo, a quadra de vôlei no centro do piso pode ter a cor laranja, enquanto a área destinada ao futsal nas laterais tem a cor verde e a área do goleiro na cor amarela.

Esse contraste é necessário para que as modalidades esportivas possam ser praticadas sem problemas.

Como saber a hora certa de reformar uma quadra poliesportiva?

Como esse tipo de quadra é utilizado para a prática de vários esportes diferentes, é comum que, com o passar do tempo, tanto a sua pintura quanto as demarcações feitas no espaço desapareçam.

Certamente, quando a pintura e as demarcações já se mostram bastante desgastadas ou mesmo apagadas, é um bom momento de pensar em uma reforma.

Porém, podem surgir outros pontos que merecem uma atenção especial e podem acelerar a necessidade de uma reforma mais abrangente.

É preciso ficar sempre atento ao surgimento de trincas, rachaduras e pontos de umidade.

Além de comprometer a estrutura da quadra em si, podendo afetar as camadas interiores do piso e sua fundação, também é possível que ocorram lesões e acidentes com os praticantes de esportes que utilizam o espaço para suas atividades.

Quando se nota a presença de um desses sinais, ou de todos eles juntos, sem dúvida é necessário interditar o local e dar início ao projeto de reforma.

Como reformar quadra poliesportiva?

É fato que, em algum momento, será necessária uma reforma na quadra poliesportiva da sua casa, condomínio, clube ou parque próximo de você.

Vários aspectos podem influenciar no tipo de reforma que deve ser realizada nessa quadra, como o desgaste dos equipamentos ou do próprio piso, por exemplo.

Nesse exemplo, vamos focar na pintura de quadra poliesportiva, portanto, é importante seguir alguns passos para conseguir o melhor resultado.

  • Aplicar uma solução específica para limpezas mais pesadas e depois lavar a superfície com bastante água e sabão;
  • Depois de 48 horas da lavagem, fazer a aplicação da tinta epóxi na superfície da quadra;
  • Para deixar a quadra mais segura para todos, pode ser aplicada também uma resina antiderrapante em toda a superfície. Essa aplicação deve ser feita pelo menos 6 horas após a pintura da quadra.

Depois de realizadas essas etapas, é só aguardar o tempo de secagem da tinta e da resina e liberar o espaço para uso novamente.

Quanto custa, em média, uma pintura de quadra poliesportiva?

Os custos de uma pintura de quadra poliesportiva podem variar muito de um projeto para o outro.

Vários fatores podem influenciar diretamente nos custos desse projeto:

  • Localização da quadra em espaço aberto ou fechado;
  • Tamanho da área que será pintada;
  • Tipo de tinta utilizada;
  • Necessidade de reparos no piso, como trincas e rachaduras.

Além disso, a experiência do profissional ou da empresa escolhida para fazer a pintura da quadra poliesportiva também podem influenciar diretamente no custo total do projeto.

Nesse ponto é importante ressaltar que muitas vezes a economia feita hoje pode acabar se transformando em gastos ainda maiores num futuro próximo.

Na hora de contratar alguém para fazer o serviço de pintura de quadra poliesportiva, é preciso pesquisar muito bem tanto os preços praticados no mercado quanto a reputação do profissional perante os seus clientes.

É possível encontrar preços que variam entre R$ 20 e R$ 50 o metro quadrado. Na hora da negociação, é preciso se certificar de que as demarcações da quadra estão inclusas no valor combinado para que não aconteça nenhum tipo de surpresa.

Importância da manutenção

A manutenção regular é fundamental para que tudo que foi reformado se mantenha em bom estado de conservação por mais tempo.

Veja alguns pontos que merecem atenção na manutenção de uma quadra poliesportiva.

Iluminação

Como a imensa maioria das pessoas só pode realizar suas atividades esportivas no período noturno, a iluminação nas quadras poliesportivas é essencial.

Uma grande tendência em parques e condomínios é a substituição das lâmpadas incandescentes pelos refletores em LED.

Esse tipo de produto tem uma vida útil muito maior do que os utilizados antigamente, além de representar uma economia de energia elétrica considerável que, em alguns casos, pode chegar a mais de 20% em um mês.

Em tempos onde a água é um recurso cada vez mais escasso, economizar é fundamental para que ninguém fique sem água em casa.

Piso

Mesmo que o piso da quadra tenha sido totalmente reformado, a sua pintura deve ser feita periodicamente, preferencialmente uma vez por ano.

Isso ajuda a manter o piso da quadra sempre com as demarcações visíveis, além de ajudar a recuperar trincas que podem surgir no intervalo entre uma pintura e a outra.

Impermeabilização

A grande maioria das quadras poliesportivas é construída em espaços abertos e consequentemente está muito exposta à ação dos raios solares e da água das chuvas.

Essa exposição pode acabar facilitando o surgimento de infiltrações que, quando não tratadas corretamente, podem comprometer não só a quadra como outras áreas construídas abaixo da quadra, por exemplo.

O ideal é contratar uma empresa especializada em impermeabilização ou aplicar produtos sempre que for realizada a pintura do piso.

Equipamentos

Manter os equipamentos sempre em ordem ajuda a fazer com que as pessoas sintam vontade de utilizá-los, o que aumenta a frequência com que as pessoas utilizam o espaço, justificando o investimento na construção e manutenção de uma quadra poliesportiva.

Por isso, é importante prezar pela conservação de tabelas de basquete, traves de futebol, redes de vôlei e qualquer outro equipamento que esteja disponível no local.

Considerações finais

Existem centenas de milhares de quadras poliesportivas espalhadas pelo Brasil, desde os bairros mais nobres às áreas mais carentes, e a pintura correta desses espaços é essencial para que pessoas de todas as idades possam praticar esportes de maneira segura e satisfatória.

Além da importância da pintura de quadra poliesportiva para a prática de esportes, a manutenção desses espaços também merece atenção de quem administra esses locais. Esteja sempre atento!

Orçamento com as melhores empresas!

O TotalConstrução, um maior site de decoração e construção do Brasil quer ajudar você a reformar sua quadra! Preencha o formulário abaixo para solicitar cotação das melhores empresas de pintura de quadra!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais