Piso para Câmara Fria

O piso para câmara fria enfrenta condições extremas de trabalho. As baixas temperaturas destes locais, as quais são regularmente abaixo de zero, podem danificar seriamente a superfície de um pavimento de concreto com qualidade mais inferior.

O choque térmico também aumenta o risco de fissuras e descolamento do concreto causando superfícies irregulares e adequadas para a reprodução de bactérias que podem contaminar o produto armazenado.

Devido às condições extremas de trabalho das câmaras frigoríficas, o piso requer um revestimento industrial que proteja o concreto de baixas temperaturas e, por sua vez, resista ao choque térmico gerado por mudanças repentinas de temperatura, evitando assim danos à superfície do concreto. Esse revestimento deve ter propriedades antiderrapantes para evitar acidentes de usuários que transitam nessa área.

O piso para câmara fria é amplamente utilizado na:

  • Indústria alimentar;
  • Farmacêutica;
  • Supermercados;
  • Hospitais;
  • Bebidas;
  • Produtos lácteos.

Por conseguinte, o revestimento deve ser selecionado conforme a atividade, devendo ser livre de solventes. Boas sugestões são: uma argamassa epóxi antiderrapante ou um sistema de uretano cimentício. Estes sistemas devem cumprir os padrões de saúde recomendados.

Vantagens do piso para câmara fria de boa qualidade

Entre as principais vantagens dos pisos para câmara fria, estão:

  • Excelente resistência ao tráfego pesado;
  • Propriedades antiderrapantes;
  • A recuperação de pisos de concreto danificados por baixas temperaturas é alcançada;
  • Os sistemas são baseados em revestimentos de epóxi, uretanos de cimento ou resinas de MMA;
  • A instalação do piso para câmara fria é muito simples;
  • É essencial que os pisos tenham propriedades de qualidade alimentar, um requisito essencial para as indústrias que produzem alimentos, bebidas ou produtos de consumo;
  • Por ser um piso monolítico, não possui juntas expostas, portanto, a rotina de limpeza é facilitada;
  • Alta espessura de revestimento;
  • O piso para câmara fria pode ser utilizado em diversos tipos de indústrias, tais como de alimentos, bebidas, laticínios, farmacêutica, supermercados, açougues ou quaisquer outros ramos que exigem áreas de câmaras de refrigeração industrial;
  • Os acabamentos são estéticos e com grande variedade de cores.

O melhor sistema de revestimento para manutenção do piso para câmara fria é determinado de acordo com as necessidades do projeto. Além disso, outros fatores podem influenciar, como:

  • Temperatura ambiente fria;
  • Condições do piso;
  • Choque térmico;
  • Rotinas de limpeza;
  • Tráfego de área.

O piso de concreto para câmara fria

Limpeza

Se um piso para câmara fria deve ser limpo com água quente ou vapor, então o concreto de uretano é o melhor caminho a seguir. Ele é o único tipo de revestimento químico com resistência ao choque térmico, adequado para suportar este tipo de limpeza e rápidas alterações de temperatura.

Antiderrapante

Além da questão da limpeza, o piso de concreto é resistente a deslizamento. As câmaras frigoríficas podem rapidamente tornar-se perigosas se a proteção antiderrapante adequada não estiver em vigor. Esta evitará a natureza escorregadia dos pisos frios, bem como quando eles estiverem sendo limpos.

Revestimentos de piso de concreto podem ser personalizados para vários níveis de fricção para a resistência ao escorregamento.

Atendimento às normas regulamentadoras

Outro item importante que se deve atentar quanto ao benefício do piso de concreto para câmara fria é o atendimento às várias regulamentações federais e municipais para o exercício das atividades.

As áreas que armazenam ou processam alimentos, incluindo alimentos congelados, devem aderir aos rigorosos requisitos de saneamento. Os revestimentos de piso de concreto para câmaras frigoríficas são compatíveis com as inúmeras exigências. Isso ajuda a garantir que as instalações estejam operando de forma segura e higiênica.

Não absorção de manchas

Outra vantagem relevante é o fato de não manchar e não ser absorvente. Outros tipos de pisos, como azulejos, podem absorver manchas ou odores da sala de congelamento. Revestimentos de piso de concreto, no entanto, são perfeitos e resistentes a danos.

Cura rápida

Isso sem falar na cura rápida. É fato que as câmaras frias, os freezers, ou quaisquer outros locais de processamento a frio, podem ser esvaziadas e rapidamente aquecidas até as temperaturas necessárias para a instalação de pisos epoxi padrão para obter sua cura adequada.

Em contraste, os revestimentos de concreto de MMA, poliaspárticos e uretano são de cura rápida. Isso acontece mesmo em temperaturas muito frias. Os tempos de resposta rápidos dessas tecnologias de resinas especiais ajudam a garantir que a instalação não perca tempo esperando a cura dos revestimentos de piso.

Piso antiderrapante para câmara fria

Acabamentos antiderrapantes podem ser necessários em freezers, geladeiras, resfriadores e câmaras frigoríficas. Sua necessidade se faz para evitar que pessoas escorreguem e equipamentos / veículos (por exemplo, carrinhos ou empilhadeiras) deslizem.

Isto é particularmente verdadeiro se cristais de gelo ou condensação estiverem presentes no chão. Derramamentos acidentais exacerbam ainda mais o risco de escorregar e cair.

Sob circunstâncias ideais, revestimentos antiderrapantes para pisos de concreto ou metal em freezers, câmaras frias e resfriadores devem ser aplicados antes que o equipamento de refrigeração esteja operando, ou durante períodos de desligamento quando a temperatura pode ser elevada acima de 5°C.

Nestas circunstâncias, uma ampla gama de tintas, revestimentos e contrapisos de resina epóxi ou poliuretano não contaminados pode ser aplicada ao piso, incorporando agregados antiderrapantes.

Piso antiderrapante a temperaturas abaixo de 5°C

A maioria das tintas, revestimentos e contrapisos de resina moderna, usados ​​em revestimentos de piso para câmara fria, apenas endurecem e curam a temperaturas acima de 5°C (41°F).

Algumas resinas solventes funcionam a temperaturas mais baixas, mas os gases liberados durante a cura são mal cheirosos, nocivos e podem contaminar os produtos armazenados nas proximidades. Inovações relativamente recentes incluem resinas à base de poliaspártico, sem solventes, que curam mais rápido que outros produtos não-solventes.

Embora existam revestimentos de piso para câmara fria que são apropriadas para funcionar a baixas temperaturas, quando estas caem abaixo do congelamento, é extremamente difícil preparar o chão pronto para receber o revestimento.

As superfícies devem estar limpas, livres de sujeira, graxa, óleo e outros contaminantes. O piso deve estar livre de condensação, umidade e gelo, o que é difícil de garantir sem elevar a temperatura.

Usar um material que é tolerante a baixas temperaturas e pode ser fixado mecanicamente, em vez de colado a um piso frio, é uma boa alternativa. Ele pode ser trafegado assim que for colocado, evitando os problemas de tempo de cura.

Este artigo lhe foi útil de alguma maneira? Ainda quer saber algo mais sobre os melhores pisos para câmara fria? Deixe-nos um comentário.

Faça seu orçamento

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais