Rejunte Epóxi: Preço? Para que serve? Rendimento? Como Aplicar?

Você conhece todas as vantagens do rejunte epóxi? Cada vez mais comum nas construções, a opção funciona muito bem para o preenchimento das juntas de cerâmicas, mármores, pedras naturais e outros. Com aplicação simples, ele é um material bicomponente à base de resina.

Uma das principais características do rejunte epóxi é a sua capacidade de resistência à umidade. Por isso, ele o mais indicado por áreas úmidas, como o piso ou a parede da cozinha ou banheiro.

Ao mesmo tempo, o material é muito fácil de limpar. Sujidades não grudam, e é simples manter o visual bonito e atraente do ambiente. Quem não conta com rejunte epóxi sabe bem como é incômodo ver as juntas de um espaço escurecerem. Nesses casos, mesmo com enorme cuidado, o rejunte perde sua beleza original e faz parecer que o cômodo não é bem cuidado.

Rejunte epóxi: para que serve?

Além da limpeza, o uso do epóxi proporciona um acabamento muito melhor do que cimentos comuns. Com ele, a superfície entre junta e cerâmica se mantém mais nivelada e lisa.

O produto ainda está disponível em diversas cores no mercado, o que cria várias possibilidades de decoração. Ao utilizar pastilhas brancas, por exemplo, você pode optar por rejuntes pretos, azuis ou beges. Basta usar a criatividade e considerar o restante da decoração da casa. Combinando os tons do espaço, o efeito costuma ser incrível!

Geralmente, este tipo de rejunte é aplicado em espaços úmidos e com grande circulação de pessoas. Afinal, também são resistentes a impactos. Ele também é muito comum em piscinas, exatamente por sua resistência à água. A aplicação nesse espaço, porém, requer um pouco mais atenção. Isso porque, é preciso considerar fatores como o cloro e a luz do sol para calcular a quantidade do produto.

Rendimento do material

O rendimento do rejunte varia de acordo com a marca do material. Por isso, verifique a embalagem do produto antes da sua compra. Sabendo quanto espaço você terá que cobrir, será mais fácil adquirir as quantidades ideais. O tipo de área que será coberta também afeta este cálculo. Logo, é igualmente interessante que um profissional faça as avaliações e cálculos correspondentes.

Como aplicar rejunte epóxi?

Sem dúvida, uma grande vantagem do rejunto epóxi é o seu modo de aplicar, bastante simples. Basta que o responsável pela obra siga algumas etapas com cuidado. Assim, o resultado da aplicação será bonito e resistente.

Em todo o caso, o epóxi é uma massa de secagem rápida. Caso resíduos sequem sobre a cerâmica, a peça pode ficar manchada e prejudicar todo o resultado da obra. Assim, é sempre interessante contar com um profissional. O especialista poderá aplicar o produto de forma ágil e evitar erros.

Passo a passo da aplicação

Na hora de aplicar o rejunte epóxi, é preciso acompanhar o seguinte passo a passo:

  • Limpe o local sobre o qual o produto será aplicado. Utilize apenas água e sabão neutro, e seque a superfície;

  • Prepare a massa de acordo com as quantidades calculadas e também indicadas na embalagem do produto. É necessário misturar dois ou até três componentes (dependendo do fabricante). Nenhuma porção de água entra na massa;

  • Faça apenas pequenas porções, para que o material não seque antes da aplicação. Quando isso acontece, o produto é desperdiçado;

  • Aplique o rejunte nas juntas desejadas. Essa aplicação pode ser feita com uma espátula ou uma pistola pneumática. A aplicação com pistola é mais rápida, mas requer alguém capacitado para o uso do equipamento;

  • Para evitar o espalhamento exagerado da massa sobre a cerâmica, proteja as peças com fita crepe. Basta colar fitas em volta de cada rejunte. Ao fim da aplicação, será necessário apenas retirar as fitas e a cerâmica estará limpa;

  • Retire os excessos de epóxi das laterais do rejunte. Faça a aplicação aos poucos, e limpe as laterais logo em seguida. Se seca sobre a cerâmica, o produto pode manchá-la;

  • Para limpar as superfícies, utilize a parte amarela de uma bucha macia. A bucha deve ser umedecida e passada sobre o rejunte e a cerâmica, deixando-o liso e nivelado;

  • Passe um pano seco e limpo sobre a cerâmica, logo em seguida. Assim, você poderá retirar qualquer resíduo adicional;

  • Se o epóxi tive secado sobre a cerâmica, aplique sapólio líquido sobre a superfície que será limpa. Deixe o produto agir por 5 minutos e retire o rejunte com uma esponja macia. Será necessário esfregar a esponja. Dessa forma, não use nenhum produto que possa arranhar a parede ou piso.

Como manter o rejunte epóxi limpo?

Assim como já citado, a limpeza do rejunte epóxi é bastante simples. Por isso, ele é um dos preferidos nas construções hoje.

Se você deseja mantê-lo em sua cor original, basta utilizar um pano úmido algumas vezes por mês. Caso hajam manchas, você pode acrescentar detergente neutro a este pano. Assim, as marcas de gordura ou qualquer outro produto serão facilmente retiradas.

Vantagens do rejunte epóxi

Rejuntes em epóxi não absorvem sujeiras. Por isso, um dos principais benefícios da opção é a facilidade em manter qualquer superfície limpa e bonita. Tal como citado, ele também é resistente à umidade, e evita mofo e cheiros desagradáveis. Inclusive em espaços bastante úmidos, como o banheiro.

Cerca de uma hora e meia depois da aplicação do epóxi, a superfície modificada já pode ser utilizada. Recomenda-se, apenas, que o consumidor aguarde alguns dias para molhá-la de forma mais intensa. Não há risco de que o “cimento” seja retirado, mas é sempre interessante dar um tempo para que as juntas “se acostumem”.

Outro destaque deste tipo de material é o seu belo acabamento. Fácil de aplicar e de nivelar, ele combina com cerâmicas, azulejos, paredes, piso, pedras como o granito e vários outros. Basta ter o cuidado de contar com um profissional capacitado para a aplicação. Caso você deseje realizar o trabalho sozinho, tenha cuidado redobrado às instruções da embalagem do material. Especialmente em relação ao seu tempo de aplicação e secagem.

A durabilidade do epóxi também é impressionante. Mesmo quando colorido e em espaços muito úmidos, o produto não perde a sua tonalidade. Passam-se anos antes que seja realmente preciso retocar as juntas. O epóxi também não escurece.

Mais do que o aspecto visual, qualquer rejunte tem como função distribuir os impactos sofridos pela superfície. Isso diminui as chances de rachaduras e trincas no piso ou parede. A função é a mesma que as juntas de dilatação realizam nos pisos “monolíticos” (como os de cimento queimado).

Rejunte acrílico ou epóxi: qual usar?

Uma das principais diferenças entre o rejunte acrílico e o epóxi é o modo que eles são vendidos. O epóxi precisa ser preparado no momento da sua aplicação. Já o acrílico é comprado pronto, líquido e já preparado para o uso.

Quando o consumidor vai aplicar o rejunte sozinho, o acrílico pode ser mais interessante. Isso porque, ele demora um pouco mais para secar, e então diminui as chances de manchas sobre a superfície.

Também é importante considerar a opção caso o espaço tenha a incidência direta do sol sobre o rejunte. A resina do rejunte epóxi tem tendência de amarelar quando colocar sob raios ultravioletas contínuos. Especialmente quando o material tem cor clara, como a branca. Nessa situação, o acrílico é vantajoso, pois não amarela.

Em todo o caso, o epóxi é muito resistente, e traz todas as vantagens já citadas. Ele pode ser aplicado nos mais variados imóveis e espaços: no banheiro, hospitais, frigoríficos, galpões, garagens, piscinas e muito mais. Em geral, locais que merecem proteção redobrada contra a umidade.

Preço do rejunte epóxi

Os custos do rejunte epóxi no mercado variam. Variam de acordo com a fabricante do material, a quantidade obtida e a região do País.

Ainda assim, é possível estabelecer uma média de preço: cerca de R$ 40 a cada 1 kg. Se comparado a outros rejuntes mais básicos, como o rejunte acrílico, o produto é caro. Afinal, materiais diferentes têm custo aproximado de R$ 15.

Contudo, é fundamental considerar os objetivos e todos os benefícios do epóxi. Lembre-se, ainda, de conversar com o seu arquiteto ou engenheiro. O especialista em construção terá facilidade em avaliar o espaço e em indicar se o epóxi é mais interessante. Isso é o que normalmente acontece, já que ele possui enorme resistência e durabilidade.

Agora você já conhece tudo o que precisa sobre o rejunte epóxi! Tenha bastante atenção às instruções da embalagem do material, e boa obra.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais