Orçamento de obras

Tipos De Orçamento De Obras – Quais São? Conheça Os Principais!

Se você deseja se especializar como um orçamentista e seguir de vez esta área, então você deve saber de cor sobre todos os tipos de orçamento de obras que existem!

Aqui neste site nós já temos um passo a passo sobre orçamento de obras que você pode consultar para entender tudo o que você precisa sobre o assunto. Porém, a ideia central deste artigo em específico é lhe apresentar todos os principais tipos de orçamento de obras existentes.

Iremos passar rapidamente sobre cada um dos tipos de orçamento de obras existentes, sem nos aprofundarmos demais, apenas para que você entenda as diferenças e saiba identificar cada um.

Então, vamos lá?

Os tipos de orçamento de obras

Não há bem um consenso, sendo que cada site/profissional explica de uma maneira. Assim sendo, aqui neste artigo nós decidimos trazer para vocês todos os tipos de orçamento de obras que nós encontramos, sem nos preocupar se há um tipo específico que engloba todos estes.

Acreditamos que assim é melhor para você mesmo ter uma plena noção de todos os tipos que encontrar pela internet e, caso exista um único tipo que englobe dois ou mais dos que você verá abaixo, isso de nada irá interferir neste artigo, partindo do pressuposto que quanto mais informações melhor.

Pois então vamos aos principais tipos de orçamento de obra:

1 – Avaliações

Como o próprio nome já induz, dentre os tipos de orçamento de obras esta é a primeira etapa de um serviço, é onde será verificado se o empreendimento em questão é ou não viável. Se você deseja construir para revendas, esta parte é importante para avaliar todo seu negócio. Aqui há uma margem de erro que costuma variar de 20% até 30%.

Para que seja possível elaborar uma avaliação do empreendimento em questão é necessário que o profissional tenha acesso a alguns dados, dos quais podemos citar: Área de construção, o Custo Unitário Básico – CUB e o Padrão de acabamento, estes são alguns dos principais itens necessários para a avaliação.

2 – Estimativas

Anúncios

Você já possui uma ideia de como será sua obra? De como quer realizar seu projeto e tudo mais? Então o que você precisa agora é de uma estimativa.

Nesta parte você talvez seja necessário o auxílio das planilhas de orçamento de obra, o que por sorte nós já disponibilizamos à você, basta clicar aí no link. Aqui é aceitável uma margem de erro variável entre 15% até 20%, mas o ideal mesmo é que não exista tal margem.

3 – Preliminar ou Expedito

Orçamento expedito quando você já possui em mãos o projeto arquitetônico, e também já tem boa parte dos serviços necessários devidamente especificados.

Acima você tem acesso a diversas planilhas de orçamento de obra que irão lhe auxiliar nisto, mas neste artigo você poderá consultar diversos softwares que também irão lhe ser igualmente úteis.

Ah, e neste etapa é importante ter em mãos o projeto executivo, as especificações definidas para aquele projeto, uma composição de valores para os diversos serviços que serão executados além de um preço de referência para os insumos necessários, e a margem de erro fica entre 10 a 15%.

4 – Orçamento Detalhado

Um dos mais importantes dentre todos os tipos de orçamento de obras, pois como você já pode supor só pelo próprio nome, o detalhamento é a palavra chave aqui. A dica aqui é focar realmente na especialização se você quiser ser um dos melhores da área, ou seja, investir nos melhores cursos de orçamento de obras é essencial. É só clicar no link que te mostramos quais as melhores opções para você.

Para se ter uma noção da importância deste tipo de orçamento de obra, a margem de erro é baixíssima, variando de 5 até 10%, mas claro, o foco é manter esta taxa no menor possível.

Anúncios

Para conseguir elaborar um orçamento de obras bem detalhado você deverá ter em mãos o projeto executivo bem como todos os projetos complementares que compõe seu projeto, todas as especificações, o preço de todos os serviços que forem executados na obra bem como de todos os insumos de acordo com cada um dos serviços executados.

Como pode bem ver, não é uma tarefa simples, exatamente por este motivo é necessário o auxílio de um profissional devidamente capacitado, só assim você conseguirá manter um controle de toda sua obra.

5 – Analítico ou Executivo

Achou que o Orçamento Detalhado era o mais complexo de uma obra? Pois é porque você não viu ainda o Orçamento Analítico!

Definitivamente dentre todos os tipos de orçamento de obras este é o que mais se assemelha a realidade, e não atoa sua margem de erro é de apenas 1% a 5%. Aqui aqueles cursos de orçamento de obras que citamos acima são de extrema importância, afinal de contas, ninguém jamais irá confiar todo o orçamento de sua obra nas mãos de quem não tem experiência e nem certificação naquilo que faz.

Para o profissional responsável por este tipo de orçamento de obras, será necessário ter em mãos o projeto executivo bem como os complementares que compõe a obra em questão, todas as suas especificações, preços para cada etapa de serviço que julgar ser necessária para a realização do projeto, bem como o preço de todos os insumos que compõem cada uma destas etapas.

Certo, esta é uma pergunta traiçoeira, pois depende bastante de qual a sua necessidade. A curto modo podemos dizer que o Orçamento Analítico é o mais importante, pois compõem todas as etapas de uma obra, porém muitas das vezes já nas Avaliações é possível ver que o projeto não pode ser levado para a frente e o Orçamento Analítico jamais chegará a ser feito. Ou seja, depende bastante do momento de sua obra e de qual etapa você se encontra.

Observe bem a imagem abaixo, por ela você consegue ter uma noção melhor da função de cada um dos tipos.

Tipos de Orçamento de Obras

Finalizando…

Anúncios

Sobrou alguma dúvida? Basta perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para te responder!

Ah, e se realmente tiver achado este conteúdo interessante até mesmo aprendido algo com ele, então não deixe de compartilhar com seus conhecidos, nunca se sabe quem pode estar precisando e espalhar conhecimento é sempre algo bom a ser feito!