wood_frame_01

Wood Frame: O que é? Vantagens, Desvantagens e Mais!

Wood Frame: O que é?

Você alguma vez já ouviu falar sobre Wood Frame? Wood Frame nada mais é do que estruturas de madeira, ou seja, ao invés de você ter sua casa convencional de concreto, ela seria de madeira. Curtiu a ideia?

No Brasil pode ser um conceito relativamente novo, o qual começou a ser implantado por aqui no ano de 2009 (e há até mesmo um edifício executado assim no Paraná em 2016), mas já é amplamente utilizado mundo a fora.

O Wood Frame é, na realidade, um perfil de madeira que é formado por placas vazadas, a primeira vista dá a impressão de que você está olhando para o esqueleto da casa, e posteriormente ele é preenchido com painéis de vedação em OSB (Oriented Strand Board).

A primeira vista uma casa, e principalmente um edifício, feitos “de madeira” podem soar um pouco estranho, além de dar uma certa desconfiança para o morador, mas a realidade não é bem esta. As vantagens oferecidas por este tipo de técnica construtiva são vastas, e vamos focar nelas para que você possa entender melhor.

Construção do prédio feito de wood frame no Paraná

As Vantagens do Wood Frame

A primeira vantagem, e a mais óbvia, é com relação ao impacto ambiental. Ou seja, construções de madeira apresentam um menor impacto ambiental do que construções convencionais que se utilizam de concreto. E isto vai desde o material que será utilizado para a construção, como também a diminuição dos resíduos da obra que vão para o lixo.

Anúncios

A economia de tempo que o wood frame traz para a construção é algo de se assustar, para poder ter uma ideia do que estamos falando, o prédio no Paraná que foi feito em wood frame ficou pronto em 8 dias. Entretanto, é claro que tal tempo não leva em consideração o tempo de fabricação das peças em fábrica, mas somente o tempo gasto na montagem do prédio em si.

Os sistemas de isolamento acústico e térmico também são uma vantagem enorme, e que deve ser levada em consideração, principalmente em dias quentes ou para quem mora ao lado de vizinhos barulhentos.

E, é claro, temos de falar sobre sua resistência e segurança, talvez a maior desconfiança das pessoas. Só por ser dito que o material base utilizado é a madeira, as pessoas tendem a ter uma desconfiança e logo o julgam sendo mais resistente do que o concreto. Entretanto, diferentemente de uma estrutura de concreto, as cargas de uma estrutura de wood frame não são concentradas em pontos específicos como pilares, ao invés disso elas ficam distribuídas sobre todas as paredes, ou seja, toda a estrutura aqui ajuda na resistência final. Em casos de ocorrência de terremotos, por exemplo, este tipo de estrutura consegue lidar muito melhor do que construções mais rígidas.

As Desvantagens do Wood Frame

Anúncios

Assim como tudo que existe, o wood frame também possui suas desvantagens, e falaremos sobre elas agora mesmo.

A começar pelo fato de que, pelas placas OBS possuírem superfícies rugosas isso faz com que uma maior correção de acabamento seja exigida, afim de fazer com que a superfície fique lisa.

Por não se tratar de um material comumente utilizado no Brasil, é notório a falta de um entendimento maior por parte dos moradores com relação a estrutura e com os cuidados que eles devem tomar. Nota-se isto pelo simples fato de que este tipo de estrutura não deve ser molhada em excesso, mas não são todos os que sabem ou entendem isto.

A utilização do wood frame não descarta totalmente o concreto armado, seja para contrapisos, fundações ou lajes mistas.  E, durante a execução, é necessário estar ciente ao fato de que não se pode perfurar, exceto quando tal perfuração está prevista no projeto estrutural.

O custo do wood frame também é um quesito que pesa desfavoravelmente a seu favor. Sendo que, por se tratar de uma técnica relativamente “nova” no Brasil, não é qualquer pessoa que saberá empregá-la, ou seja, será necessário a contratação de uma equipe especializada para a execução do projeto.

Sistema Construtivo Wood Frame: Passo a Passo

Vamos analisar agora determinadas partes de uma obra que talvez você já tenha conhecimento sobre, entretanto, dessa vez vamos analisá-las para wood frame.

Lajes

Há dois tipos de lajes que podem ser construídas com wood frame, a seca e a mista. Vamos abordar ambas.

Laje seca

Costuma-se denominar como laje seca quando as chapas OSB possuem a função de um contrapiso. Revestimentos (tais como carpete de tecido, laminados, cerâmicos, madeira, etc) são aplicados sobre tais chapas. É recomendado a utilização de chapas OSB que possuam encaixes do tipo macho e fêmea para executar tais lajes.

E, para áreas que possam ser molhadas, chapas de cimento, com uma posterior impermeabilização, são fixadas sobre as chapas OSB.

Laje mista

Já as lajes mistas é quando uma lâmina plástica sobre as chapas OSB, e sobre ela é ainda aplicado uma camada de, no mínimo, 5 cm de concreto armado com malha metálica. E já neste caso é possível aplicar quaisquer tipos de revestimento ou então acabamento final.

Instalações Elétricas e Hidráulicas

Não há nenhuma complicação ou técnica secreta para as instalações tanto elétricas quanto hidráulicas neste tipo de construção. Eletrodutos e tubulações são instalados dentro das paredes, sempre seguindo a posição indicada no projeto e realizando as devidas furações que forem necessárias. Em geral, os eletrodutos e as tubulações são posicionados verticalmente, e quaisquer ligações horizontais existentes são feitas internamente no forro.

Fechamento Externo de Paredes

As chapas OSB possuem também como função a vedação de paredes externas. Com relação a qual espessura da chapa utilizar, isto será pré-determinado no projeto estrutural, levando em consideração o tipo de revestimento que será empregado na chapa. Sobre as chapas é ainda aplicado uma membrana hidrófuga cuja função é proteger as paredes da umidade externa, de maneira que o vapor d’água possa sair do interior da casa, isso evita que a umidade se condense.

Fechamento Interno de Paredes

Para fechamento, e revestimento, interno, utiliza-se chapas de drywall, e, caso seja necessário, pode-se aplicar chapas OSB sobre o drywall.

Cobertura e Telhado

É possível que se execute telhados nas mais diversas inclinações, tudo devido a flexibilidade que o wood frame fornece. Com relação a telhas, elas podem ser de fibrocimento, metálicas, concreto, asfálticas ou cerâmicas.

Fundação

Como dissemos acima, a fundação DEVE ser feita de concreto. E com relação ao tipo de fundação escolhida, isto é a critério do engenheiro calculista, não possuindo uma determinação específica para a utilização do wood frame.

Anúncios

Abaixo você poderá observar como é a construção de uma casa de wood frame:

E quanto custa o Wood Frame?

Como já bem dizemos acima, o preço não costuma ser o ponto forte do wood frame. Isso pois este tipo de técnica construtiva ainda não está bem disseminada no mercado, e quando a demanda é baixa a oferta é alta. Isso acoplado ao fato de ser necessário a contratação de profissionais qualificados para executar a instalação do wood frame faz com que os valores sejam um tanto quanto elevados.

Para se fazer uma estimativa aproximada (mas deixando sempre claro que você deve consultar por construtoras próximas a você) o preço por metro quadrado para wood frame é de: R$ 2.000,00/m². E, é claro, o tipo de acabamento escolhido também irá influenciar diretamente no valor final.

Veja também: Steel Frame: Preço, Desvantagens, Custo e Curso!

Wood Frame Vs Construções Convencionais

É normal que, após ler tudo acima, surja a dúvida: “E qual devo usar?”, e a resposta é que depende. Depende de até quanto você está disposto a pagar.

Isso pois, por mais que o valor pago pelo metro quadrado de wood frame seja superior, é necessário jogar todos os prós e contras na ponta do lápis e avaliar qual a melhor opção para você.

Se você acha que as vantagens fornecidas pelo wood frame fazem valer a pena seu valor, então basta seguir a orientação principal de procurar empresas especializadas no assunto e ir a fundo.

Esta definitivamente é uma decisão da qual você não irá se arrepender! E, caso tenha ficado interessado em saber um pouco mais sobre o prédio no Paraná construído em wood frame, basta dar uma olhada no vídeo abaixo: