Estar em contato com a natureza é uma sensação simplesmente incrível! Afinal, aquele cheirinho de terra molhada, o cantar dos passarinhos e a beleza das plantas deixa um espaço bonito e agradável. Por isso, fazer uma decoração para jardim em casa é algo muito interessante. Tem várias vantagens legais incluindo o bem-estar que o espaço traz.

Porém, para quem não tem esse costume de cuidados com plantas, a decoração para jardim as vezes é um tanto complicada. Já que as pessoas não sabem como dar o primeiro passo e fazer uma decoração para jardim pequeno, simples, sem gastar muito.

Se você se identifica com essa situação, pode se acalmar, pois temos a solução. Nesse post reuni dicas incríveis de como fazer uma decoração para jardim na sua casa! Confira!

Jardins pequenos e simples

Analisar os modelos de decoração para jardim é o primeiro passo. Afinal, se você não buscar conhecer vários modelos dificilmente irá conseguir ter uma certa criatividade para decorar o seu.

A decoração de jardins pequenos e simples é muito comum. Já que nesse modelo de decoração, a ideia é você colocar mais plantas e usar menos itens decorativos. Dessa forma, você gasta menos e ainda assim deixa o espaço extremamente agradável e confortante.

Jardim com pedras

A utilização das pedras para jardim na decoração é algo muito comum. E o mais legal disso tudo é que as pedras você encontra por um valor bem barato, deixando isso ainda mais interessante.

Para quem de fato não quer gastar dinheiro com isso, você pode optar por fazer um passeio nas cachoeiras próximas a sua casa e pegar algumas pedras para colocar no seu jardim. Lá você encontra várias, de diferentes tipos e que fazem total diferença em uma decoração simples.

Além disso, existem várias maneiras legais de você utilizar as pedras como um item decorativo no seu jardim. Você pode por exemplo, fazer um caminho utilizando as pedras para demarcar o espaço para a caminhada.

Ou se preferir, você também pode utilizar as pedras nas próprias plantas. Colocando algumas coloridas nos seus vasos, deixando-as ainda mais bonitas.

Com material reciclado

Reaproveitar materiais na decoração tem várias vantagens. A primeira delas, é que você consegue fazer um bem para o ambiente, depois economizar e é claro, fazer uma decoração incrível no seu espaço.

Hoje em dia, existem várias maneiras criativas de você utilizar os materiais reciclados. Um bom exemplo disso é o caso dos pneus. A utilização deles é cada vez mais comum nas decorações de jardim e fica simplesmente incrível. Então você pode optar por fazer um balanço ou simplesmente um canteiro utilizando o pneu por exemplo.

Se você quiser apostar nesse modelo de decoração, abaixo iremos te mostrar algumas dicas de como fazer decoração para jardim. Assim você pode aprender o passo a passo e fazer na sua casa.

Quem não tem tanto espaço em casa, acaba tendo uma certa limitação na decoração. Já que você precisa aprender como aproveitar o espaço e ainda fazer uma decoração bem legal no ambiente.

Nesse caso, a melhor maneira de fazer isso é aproveitando as paredes. Hoje há varias decorações legais suspensas que você pode fazer, assim aumentando o espaço de circulação e deixando o seu jardim simplesmente incrível.

Por exemplo, você pode colocar algumas prateleiras coloridas e colocar vários vasinhos de plantas. Entre uma e outra, é legal colocar algum item decorativo simples, que fará total diferença no espaço.

Outra sugestão é colocar uma rede no jardim. Você pode manter ela fechada quando precisar de espaço e abrir quando for necessário. Isso também deixará o espaço bonito e aconchegante, sem utilizar tanto o espaço.

Além disso, uma outra maneira bem legal de você fazer uma decoração para jardim, sem utilizar espaço algum é fazendo um desenho na parede. Essa ideia de grafitar uma parede tem ficado muito popular já que estamos em uma época de uma decoração mais contemporânea.

E isso é algo simples, mas que faz total diferença na decoração. Por isso, você pode optar por isso no seu jardim também!

Decoração de jardim com pneus

Acima citamos a ideia de utilizar materiais reciclados na decoração, mas resolvemos separar unicamente a utilização dos pneus, que acabou virando um modelo de decoração nos jardins.

Atualmente, existe muitas formas criativas de você utilizar o pneu na decoração da sua casa. E o mais legal disso tudo, é que você pode juntar essa ideia da reaproveitamento de materiais, juntando com um modelo de decoração que você já tem.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma decoração moderna, você pode optar por fazer uma pintura no pneu que traga essa modernidade para o espaço. Se você tem algo mais rústico, é legal você fazer uma mesa de pneu, passando fios de palha nos pneus. Isso irá deixar ele totalmente rústico e assim vai combinar com a decoração.

Por isso o grande segredo é você usar a sua criatividade, ajudar a natureza e ainda fazer com que tudo isso combine com a decoração que você já tem. Assim, você irá fazer uma decoração muito mais agradável e com alguns propósitos bonitos também.

Enfeites para jardim de madeira

Utilizar um material natural em um ambiente que buscamos trazer essa naturalidade é uma ótima opção. E nada melhor do que usufruir das madeiras, que ficam lindas no ambiente, principalmente se tratando de um jardim.

Hoje em dia, você encontra a opção de comprar alguns painéis prontos para colocar as plantinhas. Ou simplesmente alguma prateleira para você utilizar.  Se você não gosta de trabalho, você pode optar por comprar algo pronto, mas para quem gosta de colocar a mão na massa, e prefere uma decoração mais rústica, é legal fazer seu próprio móvel.

A utilização dos carreteis por exemplo tem sido bastante utilizada nas decorações. Você pode optar por fazer uma mesa de carretel, e colocar alguns banquinhos ao redor para você sentar. Isso fica simplesmente incrível e deixa o seu jardim muito mais natural. Sendo uma outra vantagem na utilização da madeira.

Como fazer enfeites de jardim

Agora que você já conheceu alguns modelos de decoração para jardim, já está na hora de começar a colocar a mão na massa! E é claro, como prometido, separei abaixo o passo a passo de como fazer alguns enfeites de jardim mais famosos, sendo os de garrafas, pneus e de bicicleta. Portanto, confira abaixo o passo a passo e anote para você fazer na sua casa também!

Enfeites com garrafas

O primeiro enfeite de jardim para você apostar é o com garrafas. A utilização das garrafas na decoração tem ficado cada vez mais popular, além delas ficarem simplesmente incríveis.

Então para começar, o seu primeiro passo será ter uma garrafa de vidro de em média de aproximadamente umas 350 ml. Para isso, você pode optar por comprar um refrigerante, cerveja ou procurar com alguém que provavelmente tem uma dessa.

Depois disso você vai tirar todo o rotulo da garrafa. É importante que tire ele totalmente sem deixar nem um pouco de papel.

Após esse passo você pode decorar ela como quiser. Uma sugestão é você fazer uma pintura de duas cores. Para isso você precisará de tinta específica para o vidro, pincel e durex. O durex será utilizado para delimitar o meio da garrafa e assim pintar de duas cores.

Além disso, se você preferir, é legal também utilizar um primer para fixar melhor a tinta e assim ficar muito mais bonito.

Pneus enfeitados para jardim

Já conversamos sobre a utilização dos pneus no jardim e é claro que irei te mostrar como fazer uma decoração com eles também!

Nesse caso, vou te mostrar o passo a passo para fazer um canteiro bem simples de pneu, que você pode decorar de acordo com suas necessidades.

Seu primeiro passo será pegar um pneu e limpar ele bem, afinal as plantinhas também merecem um lugar bem limpo. Depois disso você vai precisar cortar a parte de cima do pneu para ficar ainda mais legal esse processo.

Após esse passo você pode optar por decorar o pneu. Se você quiser, poderá pintar e até fazer um desenho de acordo com a sua decoração e com o que você gosta.

Depois disso você irá preparar o espaço para colocar as plantas. O ideal é que você pesquisa o tipo de terra para a planta que você queira colocar e faça um terrário bem adubado para que ela fique bem forte.

E por fim, basta você plantar o que você quiser. Pode ser plantas comestíveis ou algumas apenas para decorar.

Enfeites com bicicleta

Para finalizar, o último passo a passo que separei para você fazer em casa é um enfeite com bicicleta. A ideia é pegar alguma bicicleta que você tem em casa e não utiliza mais. Caso você não tenha, você pode optar por comprar uma no ferro velho ou no topa tudo por um preço bem baratinho.

Nesse caso, você irá lixar toda a bicicleta para tirar a tintura dela. Depois de bem limpada, será necessário passar um primer para depois pinta-la. Assim que a bicicleta secar, você pode optar por colocar uma cesta na frente e encher de plantas. Depois você irá colocar outros baldinhos penduradas nela também com algumas plantas para jardim que você gosta.

Pronto, basta você posicioná-la onde quiser e estará pronta. O ideal é você comprar um pezinho para a bicicleta, para que ela fique em pé.

Antes de te mostrar o passo a passo de uma decoração de jardim é muito importante que você conheça ao menos os principais modelos. Isso é necessário, porque o primeiro passo para montar uma decoração é ter um estilo definido. Afinal, se você não tiver, irá acabar misturando elementos e não ter um resultado tão agradável.

Por isso, para começar, o primeiro modelo de decoração para jardim que separei é os pequenos e simples. Hoje em dia, os apartamentos e casas possuem espaços limitados, tornando mais complicado encontrar um espaço para montar um jardim. Mas mesmo com pouco espaço, é possível montar um jardim incrível na sua casa!

No modelo pequeno e simples a ideia é você utilizar menos elementos e aproveitar as paredes e as cores. A decoração de um espaço, não está apenas nas plantas ou na utilização de vários objetos. Mas está também na iluminação e principalmente nas cores.

Por isso, se você tem pouco espaço, uma sugestão é pintar uma parede com uma cor bem forte e em seguida colocar prateleiras por exemplo. Nesse caso você pode colocar nas prateleiras algumas plantas pequenas e utilizar algumas trepadeiras. As trepadeiras vão caindo conforme vão crescendo, criando um efeito incrível, principalmente quando estão suspensas.

Decoração de jardim com pedras

Quando falamos de objetos decorativos, é comum as pessoas já pensarem em porta-retratos, porta-copos, enfeites, entre outros. Mas os objetos decorativos é tudo aquilo que pode ser colocado no ambiente que irá dar um up a mais na decoração. Não necessariamente, necessita ser objetos pequenos!

Por isso, o próximo modelo de decoração para jardim que separei é com a utilização de pedras. As pedras também são objetos decorativos e que fazem toda diferença no jardim! Hoje você encontra pedras dos mais variados modelos e cores diferentes para você apostar. O legal disso, é que você tem inúmeras alternativas legais, na hora de decorar o seu espaço.

Uma maneira ótima de fazer uma decoração com pedra é apostando nelas montando um caminho até a entrada da casa. Isso é algo muito simples de fazer e que deixa o ambiente lindo!

Além disso, você também pode utilizar as pedras nos próprios vasos de plantas. Uma sugestão, é até optar por pedras que tenham cores complementares da sua decoração. Isso irá fazer com que os objetos conversem entre si e deixem o espaço mais harmônico.

Decoração de jardim com material reciclado

Nos últimos anos, as pessoas têm se mostrado mais preocupada com o uso dos materiais. Dessa forma, a reciclagem é uma ótima maneira para cuidar do meio ambiente e ainda fazer uma decoração na sua casa. Se você ainda não criou esse senso de reaproveitar os materiais, essa pode ser uma ótima maneira para você dar o primeiro passo.

Hoje em dia, há várias maneiras incríveis de você decorar um ambiente utilizando os materiais reciclados. Uma boa alternativa para isso por exemplo, é o uso das garrafas pet. Com elas você consegue fazer vasinhos para plantas e até aproveitar para criar a sua própria horta.

Caso você queira apostar nesse modelo de decoração para jardim, mas ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Hoje existem vários vídeos no YouTube que te ensina a fazer alguns objetos para jardim. Ou se você também preferir, através do Pinterest, você também encontra DIY para você fazer na sua casa!

Com almofadas

A decoração de jardim deixa o espaço bastante bonito, mas o melhor disso tudo, é quando você monta uma decoração para jardim que te possibilita usufruir do local também. Um exemplo disso, são os espaços de lazer com almofadas e pufs. Esse tipo de ambiente é extremamente confortável, e você também pode utilizá-lo para receber os amigos.

Para montar esse tipo de decoração, você deve separar um espaço no seu jardim e colocar tapetes, almofadas, balanços ou pufs. Se você gosta de uma decoração mais alternativa, uma opção é comprar almofadas maiores e deixá-las no chão para que você possa sentar. Isso deixa um contato maior com a natureza e faz com que o espaço fique mais aconchegante.

Além disso, para deixar esse espaço ainda mais agradável, você pode optar por colocar algumas velas ou luzes de led no ambiente. Durante a noite, ficará um espaço com uma luz mais fraca deixando-o mais agradável.

Decoração para jardim dentro de casa

A decoração para jardim, nem sempre precisa ser em lugares externos. Para quem não tem essa possibilidade, é possível fazer jardins dentro de casa também, completando a decoração. Nesse caso, uma sugestão é fazer um quadrado de vidro em um dos cantos da casa e montar um jardim dentro dele. Esse espaço simulará uma vitrine e deixará a decoração com uma pegada mais moderna.

Além desse modelo, você também pode optar por apostar em um jardim aberto na sua casa. Nesse caso, é muito importante que você tenha total atenção com a escolha das plantas que irão compor o ambiente. Já que não são todas as espécies que se adaptam a dentro de casa.

Modelo de jardim embaixo de escada

Quem mora em casa em cada de dois andares, tem a vantagem de ter o espaço embaixo da escada para fazer uma decoração! Algumas pessoas gostam de apostar em uma adega, enquanto outras utilizam como uma forma de um armazém. Mas ao invés de você utilizar esses tipos de decorações, uma boa alternativa é fazer um jardim.

A decoração para jardim embaixo da escada fica simplesmente lindo no ambiente. Além de que essa ideia de plantas dentro de casa traz um certo aconchego e deixa o ambiente mais harmonizo. Por isso, o próximo modelo que separamos é justamente essa ideia do jardim embaixo da escada, no qual você pode montar do jeito que encontrar melhor.

Se você procura mais praticidade na decoração, uma alternativa é comprar vasos de plantas grandes e colocar embaixo da escada. Para ficar mais bonito, você pode comprar uma fita de led verde destacando as plantas e assim deixando esse cantinho mais bonito.

Já para quem quer uma opção mais natural e gosta de colocar a mão na massa, uma alternativa é criar o jardim em contato com o ambiente. Por exemplo, você pode fazer uma cerca no espaço, adicionar terra e em seguida preencher com algumas mudas de plantas que você acha legal.

Nesse modelo a utilização das pedras também são bastante bem-vindas. Pois elas ajudam a compor o jardim e deixar ele mais bonito visualmente.

Write A Comment