fachada ventilada 3

Fachada Ventilada: O Que É? Vantagens e Desvantagens!

Você já ouviu falar alguma vez sobre a fachada ventilada? Sabe o que ela é, suas vantagens e desvantagens? Não? Pois então você está com sorte!

Isso pois, este artigo tem como único e exclusivo intuito lhe mostrar o que é uma fachada ventilada e todos os seus aspectos. Então, se quer saber mais sobre, basta continuar com a gente até o final!

O que é uma fachada ventilada?

O conceito de fachada ventilada consiste num sistema no qual os revestimentos são aplicados na estrutura de imóveis mantendo uma distância específica. Isso porque a circulação de ar nessa passagem garante isolamento acústico e, principalmente, térmico.

Além de ser uma alternativa eficiente e limpa para arquitetos e engenheiros, esta fachada ainda pode ser produzida com materiais totalmente reciclados. Em relação aos usuários do imóvel, além de mais conforto, ainda é possível se obter economia de até metade do valor no consumo de energia.

Com essa forma de opção sustentável, um prédio com fachada ventilada que abrigue um grande número de moradores pode até apresentar alto nível de sustentabilidade ambiental.

Fachada ventilada

Estrutura e fixação

Para a instalação da fachada ventilada em edifícios residenciais e empresariais, são utilizadas armações metálicas fixadas à estrutura principal do imóvel. Essa técnica cria uma espécie de “segunda casca”, protegendo a construção principal.

No caso dos projetos residenciais, um dos tipos mais comuns de material utilizado como revestimento é o vidro ou a madeira.

Anúncios

Além da sua sustentabilidade, a fachada ventilada ainda apresenta um acabamento mais moderno, agregando valor ao imóvel.

O funcionamento

O princípio básico de uma fachada ventilada é funcionar com suas juntas abertas, mas sem deixar as placas vedando as aberturas. Isso pode variar de acordo com o tipo de imóvel e sua estrutura indicada, para manter adequada a circulação de ar.

Com a criação desse efeito chaminé, o ar quente sai por cima enquanto o fresco entra por baixo. Na prática, a fachada ventilada funciona como um grande ventilador natural no interior da estrutura, usando a física para trazer mais conforto térmico aos moradores.

Tipos de fachada ventilada

Entre a gama de materiais usados para a produção das placas, vamos destacar as mais comuns e mais belas.

1 – A fachada ventilada de mármore e granito

Há muitos séculos, pelas características de resistência, os primeiros povos já utilizavam esses tipos de materiais para revestir os espaços habitados.

Nos tempos de hoje, a fachada ventilada com essas placas de mármore ou granito são excelentes quando a opção é passar um ar mais clássico ao imóvel. Tudo porque eles são soluções de revestimento excepcionalmente atraentes e resistentes.

Além de vários tipos de acabamentos e cores, o mármore e o granito também garantem à fachada de um imóvel toda a beleza natural da pedra. Apresentando uma espessura básica de poucos milímetros, uma fachada ventilada ainda pode ser fixada com técnicas alternativas, com adesivos de secagem rápida.

Além da economia em energia e iluminação, a fachada ventilada produzida em pedra natural também apresenta baixo custo de instalação e produção.

Muito utilizado na área da construção civil, um sistema de fachada ventilada feita com granito mistura beleza e funcionalidade. Claro que você ainda ganha em conforto e tempo de manutenção.

Além de tantas vantagens, lembre-se de que esse tipo de material também não sai de moda, pois a pedra natural é uma opção para sempre.

Fachada de mármore e granito

2 – A fachada ventilada de cerâmica

Conhecidas também como materiais de porcelanato, a fachada ventilada em cerâmica é tradicional e costuma ser usada em prédios comerciais. Ela confere uma maior sofisticação ao imóvel, a cerâmica pode dar à fachada da sua empresa aquele ar de “cartão de visita”.

Assim, unindo durabilidade, qualidade e beleza, a fachada ventilada em cerâmica é certeza de um ótimo investimento, além de ser utilizada há um bom tempo no meio das fachadas empresariais.

Apesar de opção dos primitivos, nos dias de hoje é possível encontrar diversos estilos de placas em cerâmica, com espessuras, cores e texturas distintas. Embora os modelos de porcelanato sejam um pouco mais recentes, eles também já conquistaram seu lugar ao sol (literalmente).

Muito em voga atualmente entre arquitetos e engenheiros, a fachada ventilada em porcelanato também apresenta muita versatilidade e resistência. Sua utilização varia tanto de áreas externas e internas quanto na aplicação de pisos e paredes. Com diversas características, a opção fica por sua conta e pela recomendação presente no projeto.

Anúncios

Para um estabelecimento comercial, o porcelanato fica tão belo quanto nas finalidades residenciais.

Com propriedades marcantes em elegância e durabilidade, a fachada ventilada em porcelanato cumpre o que promete. Além de muito conforto, ainda ajuda a proteger o imóvel da umidade.

3 – A fachada ventilada de alumínio

Com ares quase futuristas, os sistemas de fachada ventilada em alumínio ainda apresentam ótima performance. Composto por um material durável, leve e versátil, essa opção ainda é reciclável e altamente resistente à corrosão.

Apresentando grande apelo estético, os sistemas de fachada ventilada em alumínio oferecem:

  • Altos níveis de conforto térmico;
  • Muita economia de energia;
  • Segurança;
  • Durabilidade.

Para você entender como é uma fachada ventilada em alumínio, saiba que ela é um sistema de revestimento externo onde são combinados placas e painéis modulares que, por sua vez, são fixados à frente de imóveis.

Entre essas duas estruturas, existe um afastamento de poucos centímetros para a criação de um bolsão de ar. Essa técnica provoca uma ventilação natural e contínua, de cima para baixo.

Fachada ventilada de alumínio

4 – A fachada ventilada de vidro

Este tipo de fachada é comumente encontrada em edifícios comerciais.

O principal cuidado que deve ser tomado mediante ao uso desta fachada é com relação ao material que for utilizado, ou seja, o tipo de vidro escolhido. É importante que o vidro esteja de acordo com a NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, e para tal a mão de obra especializada é indispensável.

Uma das principais dúvidas é com relação a resistência do vidro e, mesmo que apresente sim riscos, desde que esteja dentro da Norma e obedeça aos seus requisitos, este não será um problema a ser enfrentado.

Com certeza este tipo de fachada traz modernidade a toda a obra, além de possuir uma estética maravilhosa!

5 – A fachada ventilada de madeira

A madeira é um material cuja utilização na construção civil vem crescendo cada vez mais, o que a faz ideal para este tipo de fachada. Os painéis que são utilizados neste tipo de emprego são bastante resistentes, além de permitirem que a luz solar adentre perfeitamente o interior da edificação.

A madeira é também um material que combina muito bom com os diversos revestimentos, texturas e cores existentes, além de ser bastante versátil.

Vantagens da fachada ventilada

Em dúvida se deve ou não investir em uma fachada ventilada? Confira porque as vantagens conferem um excelente custo-benefício ao produto.

Pode ficar certo de que, de saída, investir numa fachada ventilada garante vários benefícios específicos para as soluções de arquitetura e construção civil, tais como:

  • Modernidade;
  • Beleza;
  • Conforto acústico e térmico;
  • Sustentabilidade do projeto.

Mas ela ainda vai além!

Por isso, listamos abaixo outra série de vantagens para você ter a certeza de que o investimento é mais do que interessante. Confira e comece a considerar a opção da fachada ventilada como seu próximo investimento em estruturas.

1 – Ela melhora a circulação e a ventilação do ar

A ventilação dentro desse sistema proporciona uma melhora na eliminação do vapor de ar quente acumulado nas paredes. Isso garante que o ar seja dispersado com facilidade, reduzindo a umidade e oferecendo uma ventilação mais fresca e suave em todo o lado interno da construção.

Além desse refresco estrutural e combate à umidade, essa corrente de ar criada ajuda a remover com eficiência e rapidez todo o vapor acumulado. Isso reforça e garante mais segurança para a conservação do imóvel.

2 – Evita a retenção de água

Pelo seu desenho específico, o desenho de uma fachada ventilada pode requerer um planejamento adequado, mas esses resultados são vitais para manter sua sustentabilidade.

Anúncios

Com a vantagem de inibir a presença de águas da chuva, os problemas com infiltrações são evidentemente diminuídos. Isso resulta em pouca manutenção preventiva e ajuda a detectar possíveis fissuras decorrentes da umidade.

Além do mais, a fachada ventilada pode ter sua adequação idealizada a soluções de reaproveitamento de águas pluviais para reuso. Isso garante mais sustentabilidade ao seu projeto.

3 – Limpeza fácil

Com a vantagem da fachada ventilada em manter a água pluvial longe da estrutura do imóvel, a limpeza acaba se tornando bem mais fácil. Além de não acumular umidade dentro da estrutura, a própria água das chuvas é capaz de lavar todas as placas do sistema.

Como extra, as paredes da estrutura do imóvel ainda ficam livres de vandalismos, como pichações nas placas, pois a limpeza e beleza da estrutura são fáceis de serem conservadas.

Fachadas ventiladas

4 – Manutenção fácil

A forma de instalação de um sistema de fachada ventilada é independente. Assim, a remoção de cada placa é fácil para prováveis manutenções.

Com uma identificação rápida das áreas e espaços que apresentam problemas, a garantia de uma troca de placas fácil e rápida é garantida.

5 – Ruídos amenizados

Além de todas essas facilidades em manutenção e limpeza, uma fachada ventilada ainda pode garantir um nível menor de ruído.

Para isso, durante sua instalação, as placas e mesmo a parede do imóvel podem ser direcionados para que os sons não incomodem os moradores.

Anúncios

Sem falar que instalações hidráulicas e elétricas vão ajudar no acoplamento de materiais mais favoráveis ao conforto acústico e térmico.

Desvantagens da fachada ventilada

Mesmo com tantas vantagens, a fachada ventilada ainda assim possui suas desvantagens, porém não tantas que possam inviabilizar sua utilização. Confira abaixo as suas principais desvantagens:

  • Pouco material humano para instalação do sistema;
  • Falta de mão-de-obra experiente e qualificada;
  • Falta de requisitos e normas para agregar o devido valor comercial;
  • Pouca segurança contra incêndios;
  • Custo relativamente elevado;
  • Maior controle executivo;
  • Demanda substituição onerosa de peças, dependendo da fixação utilizada.

Apenas informe-se melhor sobre seu caso. Pois, ao investir numa fachada ventilada, cada projeto se torna uma iniciativa única.

Modelos de fachada ventilada para te inspirar!

1 – Aqui as fachadas, além de serem ventiladas, também possuem um design único e incrível

Fachadas ventiladas

2 – A fachada desta imagem abaixo é toda de madeira, apesar de não parecer muito a primeira vista

Fachada ventilada

3 – Aqui temos uma fachada metálica, onde você de cara já pode perceber que ela é bem ventilada

Edifício metálico

4 – Utilizar este tipo de fachada em edifícios realmente ajuda bastante a todos os moradores locais

Fachadas ventiladas

5 – Aqui temos uma fachada ventilada de madeira que abusa da criatividade em seu design

Fachada ventilada de madeira

6 – E aqui vai outra fachada de madeira, com um design diferente da anterior porém não menos incrível

Fachada ventilada de madeira

7 – Aqui nós podemos ver como é a instalação do vidro em uma fachada

Vidro sendo instalado

8 – E aqui nós acompanhamos a fachada já pronta, bem incrível, não é mesmo?

Fachada ventilada de vidro

9 – Sim, esta imagem abaixo é de uma farmácia! Repare bem em como ela usa a fachada e a iluminação com maestria, para realmente atrair olhares de quem passa!

Farmácia iluminada

E então, qual dos modelos de fachada acima você mais gostou? Qual deles você já planeja construir igual? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Ainda sobram dúvidas sobre estas fachadas? Pois então não deixe de nos perguntar nos comentários abaixo, nós estaremos prontos para lhe responder!


Veja também:

Fachada Comercial: Baratas e Modernas!

Fachadas de Casas Pequenas: veja dicas de como decorar!

Fachadas de Casas Térreas – Modernas, Varanda, Telhado, etc