32 Fachadas de Casas Térreas – Modelos e Fotos

Muita gente acha que fachadas de casas térreas precisam ser simples. Afinal, a existência de apenas um andar já predisporia essa simplicidade. No entanto, isso não é motivo para ter uma fachada “sem graça”.

São diversas as opções de decoração de uma fachada. Materiais como pedras, madeira e cimento podem ser utilizados, juntos ou separados, e conseguem criar um belo visual. O aço, e até mesmo o vidro, são opções igualmente interessantes.

Além disso, a presença de uma varanda, uma garagem, ou telhado aparente fazem total diferença no ambiente. Por isso, é fundamental planejar bem a decoração do espaço. Assim, a combinação de elementos, estruturas e materiais será mais acertada.

Fachadas de casas térreas com varanda

Ter uma varanda em casa é uma das opções mais interessantes para o descanso. Isso porque, uma varanda pode funcionar bastante bem para o posicionamento de uma rede de dormir, ou de sofás e cadeiras confortáveis.

O ambiente externo ainda pode abrigar uma mesa de jogos, ou qualquer outra que promova a reunião dos indivíduos.

1. Fachada com varanda e jardim

O conforto se torna ainda maior se for possível investir em um jardim próximo, ou em vasos de plantas. Isso aproxima o imóvel da natureza, criando um ambiente mais agradável.

Resultado de imagem para casa terrea fachada com varanda e jardim

2. Fachada com varanda e detalhes em pedra canjiquinha

A pedra canjiquinha é um material bastante atraente para a decoração da varanda. Ela cria um ar minimalista, mas, ao mesmo tempo, rústico.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com varanda e detalhes em pedra canjiquinha

3. Fachada com varanda e detalhes em madeira

Independentemente do tipo de madeira ou da sua cor, o material sempre oferece a sensação de aconchego. Por isso, é interessante aplicá-lo tanto no piso, quanto na parede da varanda. No entanto, lembre-se de verificar a incidência do sol e da chuva no espaço, pois a madeira se desgasta facilmente quando há intensidade desses fatores.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com varanda e detalhes em madeira

4. Fachada com varanda e “lareira”

Se o espaço de sua varanda for pouco mais extenso, pode ser interessante posicionar uma “lareira” no ambiente. Colocando alguns assentos em volta da formação, o local se torna um aconchegante espaço de reunião da família e amigos.

Resultado de imagem para casa terrea fogueira

5. Fachada com varanda e garagem

Caso a fachada do imóvel também possua uma garagem, é importante balancear os dois espaços. Uma garagem deve possuir piso antiderrapante e que não arranhe facilmente. A varanda, por outro lado, pode contar com outro tipo de pavimento. Nesse caso, porém, é fundamental garantir que as peças tenham cores semelhantes. Do contrário, o destoamento será grande, e poderá gerar um incômodo visual ao longo do tempo.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com varanda e garagem

Fachadas de casas térreas simples

Ter uma casa térrea é algo cheio de vantagens. Para começar, o imóvel é mais simples de se transitar, pois não requer escadas. Isso é interessante principalmente para idosos e crianças, que possuem maior dificuldade de equilíbrio em degraus.

Construir uma cada desse tipo também é mais econômico. Afinal de contas, a estrutura não requer tanto reforço na fundação ou em seu alicerce. Logo, tanto materiais de construção, tanto a mão de obra, saem mais baratos ao fim da obra. Para economizar ainda mais, você pode investir numa fachada simples.

6. Fachada com pintura

O modo mais prático de decorar a fachada é utilizar da pintura. São diversas as cores disponíveis no mercado, e você pode escolher a que mais combina com sua personalidade. Lembre-se apenas que combinar os tons com o resto da decoração do imóvel, inclusive na parte interna da casa. Assim, não haverá grande contraste visual.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com pintura

7. Fachada com textura

Algumas texturas também podem fazer grande diferença na decoração da fachada. Para realizá-la, o responsável pela obra utiliza a argamassa. Em vez de deixá-la lisa, como o normal, é necessário criar padrões, desenhos, irregularidades. O chapisco é um dos tipos de textura possível. Com a posterior aplicação da tinta na superfície, o aspecto se torna único e diferente.

Resultado de imagem para Fachada com chapisco

8. Fachada com cerâmica

A cerâmica é um material relativamente barato, e fica ótimo na fachada. Com seus vários padrões e cores, as peças podem dar um ar mais minimalista e atraente à frente da casa.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com cerâmica

9. Fachada com janelas

Claro que normalmente as fachadas possuem janelas. Investir um pouco mais na estrutura, porém, pode ser muito benéfico. Em vez de uma peça mais básica, escolha janela de madeira, ou com vidro diferente ou espelhado, quadrado ou retangular. O custo não costuma ser muito grande.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com janelas

10. Fachada com tijolo

Há tempos que deixar os tijolos à mostra na fachada é uma ótima opção de decoração. Para isso, porém, escolha tijolos decorativos. Eles tem característica visual mais interessante do que os tijolos comuns de cerâmica.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com tijolo

Fachadas de casas térreas com telhado embutido

Ter uma fachada com telhado embutido significa que não é possível ver as telhas da laje pela frente da casa. Em vez disso, o visitante visualiza uma parede inteira, que pode ou não ter uma parte de concreto destacada.

11. Fachada com pedras

Se você deseja um projeto contemporâneo, pode utilizar pedras. São várias as opções disponíveis no mercado, e cada uma pode criar um aspecto aconchegante e bonito na fachada.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com pedras

12. Fachada com deck de madeira

Um deck de madeira, ou qualquer outra estrutura “quadrada”, é ótimo para destacar a sensação de simetria do imóvel. Assim, é possível aproveitar do aspecto mais reto que o telhado embutido proporciona.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com deck de madeira

13. Fachada com pé direito duplo

O pé direito de um imóvel é a distância existente entre o chão e o seu telhado. Fazê-lo duplo é deixá-lo maior, e pode dar aos cômodos uma altura mais extensa. Isso cria a sensação de amplitude no interior do imóvel, assim como para o lado de fora.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com pé direito duplo

14. Fachada com vidro

Inserir vidro nas paredes do imóvel, ou em uma janela grande, pode criar incrível visual. Primeiro porque o vidro promove a sensação de amplitude e continuidade dos espaços. Depois, porque o material permite a entrada de luz solar no imóvel, economizando energia elétrica. A visualização interna direta da casa pode ainda ser mais convidativa a visitantes.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com vidro

Fachadas com garagem na frente

Sem dúvida, ter uma garagem em casa já é quase uma obrigação. Afinal, as grandes cidades mal possuem espaço para estacionamento, e é preciso proteger o automóvel da chuva, do sol e contra furtos e roubos.

15. Fachada com entrada de garagem lateral

Quando a garagem fica na lateral do imóvel, o condutor costuma ter maior facilidade em estacionar.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com entrada de garagem lateral

16. Fachada com entrada de garagem frontal

Uma garagem frontal, por outro lado, geralmente proporciona maior espaço para o estacionamento.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com entrada de garagem frontal

17. Fachada com garagem e telhado aparente

Uma garagem com telhado aparente pode combinar com uma varanda, com a frontal da casa colorida ou qualquer outra estrutura.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com garagem e telhado aparente

18. Fachada com área vazada

Ter uma área vazada significa que um espaço da fachada começa na frontal da casa e vai até o fundo do lote. Nesse caso, uma garagem com área vazada permite que os indivíduos cheguem até o fim do espaço, criando inclusive a possibilidade de estacionamento de vários carros.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com área vazada

19. Fachada com portão

A fachada da casa não é composta apenas pelas paredes do imóvel em si. Também tratamos como fachada o muro e portão da edificação. Por isso, investir num belo portão, de madeira ou aço, é uma opção incrível, e que pode acrescentar muito na decoração.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com portão

20. Fachada com muro

No muro, é possível aplicar tintura, pedras, madeira, cerâmica e diversos outros tipos de materiais. É importante apenas combinar esse exterior com as paredes do imóvel e com sua decoração interna. A semelhança entre os espaços cria maior apreciação visual.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com muro

Fachadas de casas térreas com telhado aparente

21. Fachada com telhado aparente de cerâmica

O tipo de telha escolhido para o telhado faz enorme diferença no visual da fachada. A telha de cerâmica é a mais comum, e proporciona um aspecto clássico à casa.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada com telhado de cerâmica

22. Fachada com telhado aparente de vidro

Telhas de vidro permitem a passagem da luz solar para o interior do imóvel. Por isso, só é indicado que elas sejam utilizadas na varanda, ou em pequenos espaços da casa. Do contrário, a iluminação obtida será exagerada.

Resultado de imagem para varanda telhado de vidro

23. Fachada com telhado aparente de telha portuguesa

A telha portuguesa tem uma cor mais clara, quase bege, e por isso garante um design mais clean.

Resultado de imagem para varanda Fachada com telhado aparente de telha portuguesa

24. Fachada com telhado aparente de telha uruguaia

Telhas uruguaias são mais “quadradas”, e por isso criam um aspecto mais sóbrio ao imóvel.

Resultado de imagem para casa terrea telha uruguaia

25. Fachada com telhado aparente de ardósia irregular

Resultado de imagem para telhado de ardósia

26. Fachada com telhado ecológico

Fazer um telhado ecológico significa colocar um pouco de verde na parte de cima da casa. Além de bonita, a opção aproxima o imóvel da natureza. A água da chuva é também melhor absorvida, diminuindo as chances de acúmulo e infiltração.

Resultado de imagem para casa terrea telhado ecológico

Fachadas em condomínio fechado

27. Fachada moderna de concreto

Utilizar o concreto em sua forma “natural”, ou seja, deixando cinza, é uma opção moderna e elegante.

Resultado de imagem para casa terrea Fachada moderna de concreto

28. Fachada com porta de madeira pivotante

Uma porta pivotante é aquela que gira sobre o próprio eixo vertical. Ela proporciona enorme elegância ao imóvel, e é bem mais imponente do que uma porta comum de abrir. Em madeira, a peça ainda indica a sensação de aconchego no interior da casa.

Resultado de imagem para casa terrea porta de madeira pivotante

29. Fachada com porta de vidro

Utilizar o vidro em qualquer local da fachada é interessante quando o objetivo é permitir a passagem de luz para o interior do imóvel. A porta em vidro tende a tornar o espaço interno mais convidativo para visitantes.

Resultado de imagem para casa terrea porta de vidro

30. Fachada de casa térrea com piscina

Uma casa térrea pode ter piscina tanto na frontal da casa, quanto na parte de trás do imóvel. Quando está na parte da frente do terreno, uma piscina bem cuidada pode tornar o visual do local ainda mais bonito. Invista em estruturas que não “poluam” a fachada, mais básicas externamente – mesmo que seus azulejos sejam coloridos ou cheios de desenhos.

Resultado de imagem para Fachada Com piscina

31. Fachada com iluminação especial

Inserir algumas lâmpadas na fachada do imóvel cria enorme destaque. A iluminação branca é mais básica, e combina com qualquer cor ou textura das paredes. Já a iluminação colorida deve ser usada com cuidado, e combinada com a cor que predomina no fronte.

Resultado de imagem para casa terrea iluminação especial

32. Fachada com jardim vertical

Um jardim vertical aproxima o imóvel da natureza, além de garantir um aspecto muito belo. As plantas vão requerer cuidados periódicos, mas não serão problema para quem estiver disposto a gastar alguns minutos do dia. Aplique o jardim nas paredes do imóvel ou então no muro exterior.

Resultado de imagem para Fachada com jardim vertical

Viu como são diversas as opções de decoração das fachadas de casas térreas? Escolha a que mais combina com sua personalidade e objetivo!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais