Lavabo (Banheiro) Embaixo da Escada: +132 Fotos e Ideias!

Às vezes, quando instalamos uma escada no espaço interno de casa, um espaço “extra” é criado: exatamente o debaixo da escada. Nele, é comum a instalação de um armário, o posicionamento do sofá, ou, quem bate, uma estante para livros. Uma ótima opção, mas poucas vezes consideradas, é o lavabo embaixo da escada.

Um lavabo é algo diferente de um banheiro. Ao invés de contar com vaso ou chuveiro, ele normalmente possui apenas uma cuba de pia. Ou seja, serve apenas para os visitantes lavarem as mãos. Em alguns casos, quando é maior, pode também possuir um vaso sanitário.

Ter um lavabo é ideal, então, para manter a higiene antes das refeições. Assim, os moradores e visitantes não precisam ocupar o banheiro antes do jantar, por exemplo. Inclusive porque, muitas vezes, isso requer subir as escadas. Afinal, muitas das casas têm seus banheiros no segundo andar.

O lavabo, especialmente o feito embaixo da escada, é um espaço pequeno. De qualquer forma, porém, tem que ser confortável, de modo que seja possível que uma pessoa alta fique em pé dentro dele. Ou, no máximo, com a cabeça levemente abaixada. Deve ser confortável também para que se possa fazer um giro completo do corpo.

Arquitetura e porta do banheiro

Para criar um lavabo bonito, confortável é ideal, a melhor saída é investir em sua decoração. É a escolha dos objetos que vai criar um espaço aconchegante e bonito, que ainda combine com o resto da sala. Lembre-se: não é porque o espaço é diminuto, que ele deverá ser sem graça.

O primeiro passo para criar um lavabo é definir sua configuração interna. Isso significa pensar onde posicionar a cuba da pia, e no que mais será inserido no espaço.

É igualmente importante definir onde será instalada a porta de entrada do local. Ao entrar, o indivíduo verá logo a pia? Ou terá que “fazer a curva” para utilizá-la? Essa definição ajuda a pensar no tipo de porta que será inserida ali: de madeira, de vidro, de metal, decorada?

Utilizar uma “porta falsa” também é uma opção atraente. Basta apenas manter a cor ou o papel de parede também na porta do lavabo. Nesse caso, cria-se uma espécie de “passagem secreta”.

O efeito é bonito porque disfarça o espaço e, ao mesmo tempo, cria um curioso efeito no ambiente. Suas visitas, com certeza, ficaram intrigadas e interessadas pelo espaço.

Inserir um porta-casacos nessa porta pode também criar um novo acessório, otimizando esse local.

É importante, de qualquer modo, que a porta nunca dê diretamente à sala de jantar ou entrada da casa. Sua melhor localização é de frente para um corredor.

O cuidado deve ser ainda maior se o lavado possuir vaso sanitário, pois ele pode exalar odores desagradáveis. Nesse caso, é importante ter cuidado redobrado com a limpeza do espaço. Colocá-lo de frente a um corredor, e longe principalmente da cozinha será a melhor alternativa.

Móveis para o lavabo e banheiro: quais utilizar?

Para otimizar o espaço interno, a alternativa é instalar algumas prateleiras ou pequenos armários. Isso permite posicionar pequenos produtos de higiene, como o fio dental ou um enxaguante bucal. Para seus visitantes, isso será bastante útil após o almoço ou jantar.

É fundamental ainda instalar um toalheiro no espaço, para que a toalha de mãos tenha um espaço específico.

Para não prejudicar a movimentação nesse pequeno espaço, é preciso escolher também pequenos móveis. Eles não devem ser largos, ou muito altos, ou podem causar acidentes. Imagine só bater a cabeça numa prateleira, que desagradável! Melhor evitar….

Para que a escolha não seja incorreta, é interessante solicitar o planejamento dos móveis. Assim, é possível até mesmo escolher as cores ou estilo mais facilmente.

Como decorar o lavabo embaixo da escada?

Para decorar o novo ambiente embaixo da escada, é importante harmonizar essa decoração com o resto da casa. Isso significa, por exemplo, escolher objetos mais rústicos se sua casa tem essa vibe. Se todo seu imóvel é mais clean, por outro lado, móveis mais claros serão mais adequados.

Seja qual for seu estilo de decoração, uma alternativa incrível é utilizar até dois pequenos vasos de planta. Esses vasinhos trazem a natureza para dentro de casa, criando um ambiente mais aconchegante no lavabo.

Quadros para decoração são igualmente interessantes. Pequenos, eles podem ser posicionados nas paredes do espaço. Dá pra inserir tanto obras abstratas, quanto algo da cultura nerd. Desenhos enquadrados dos seus filhos ou netos são uma opção fofa, o cria um local mais divertido. Com certeza, o ato de lavar as mãos vai colocar um sorriso no rosto do seu visitante.

Já um espelho é um objeto indispensável. Ele pode ser instalado por toda a parede, ou então apenas como um acessório. No formato mais clássico, seu efeito e mais tradicional. O redondo pode criar um aspecto ou retrô, ou moderno, de acordo com seu tamanho. O espelho com bordas irregulares é moderno e jovem. Seja qual for sua escolha, é importante que o espelho reflita da cabeça do indivíduo até pouco abaixo dos seus ombros.

Cores e cuba

Para não errar na decoração do espaço, nem torná-lo “pesado’, uma saída é sempre investir em cores claras. O branco, cinza claro, o nude, e até os chamados tons “bebê”, coloridos, mas claros. Cores escuras, como o preto, podem causar a sensação de que o espaço é ainda menor do que o é.

A mistura de tonalidades também deve ser feita com cuidado. Se houverem muitas cores no ambiente, ele será bem pouco atrativo. Utilizar de papel de parede também é interessante, desde que ele não possua tantas “informações”.

Ademais, é importante escolher bem o formato da cuba da pia. Uma cuba grande, com espaço que va de uma parede a outra, cria um resultado bastante bonito e moderno. Principalmente se ela for retangular. Uma cuba redonda, por outro lado, é mais clássica.

O lavabo embaixo da escada ainda pode possuir uma pia com detalhes em madeira, ou em metal. Os estilos criados são atraentes, e podem agregar muito à decoração do local.

Veja também outros textos de escada:

 

Portable Toilet Sink Combo – Bathroom Design

 

HO-22AUGSANDERSON Images of Robin Siegerman, and powder room she designed, for Vicky Sanderson col, Small Space / Smart Space, Properties, homes & condos, jane vdv
Uploaded by: jane vdv

 

Lovelycompact bathroom sink @ small bathroom sink basin Archives Home ImprovementHome Improvement

 

Senoia, Ga Idea House powder bath

 

 

 

designer best bathroom sinks designs sink design ideas stylish designer is partially under the stairs a small for is bathroom sinks designs

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais