Você achou esse texto por estar pesquisando sobre locação de obras?

Caro leitor, você está no lugar certo, pois trataremos desse exato assunto, detalhadamente, nesse texto!

Primeiramente, é importante notar que a locação de obras é uma técnica muito importante na construção civil, qualquer erro nesse procedimento poder causar consequências horrorosas. Por isso, ter pelo menos um conhecimento básico desse tipo de assunto é de extrema importância para uma construção bem feita.

Estamos todos prontos para leitura?

Continue sem precaução.

O que é locação de obras?

O que é locação de obras

Aquilo que chamamos de locação de obras é um processo de transferência de elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno aonde será realizada a construção. Em outras palavras, é a demarcação no terreno da posição dos elementos principais da construção, geralmente, começando pela fundação e outros elementos estruturais intermediários, sempre seguindo orientações presentes no projeto.

A transferência é feita por uso de marcações no terreno com a ajuda de ferramentas como pontaletes e linhas de nylon.

A locação de obras é inegavelmente uma das etapas mais importantes de um projeto.  Para que a funcionalidade e qualidade de toda a obra sejam os mais impecáveis o possível, é devidamente necessária uma boa locação de obras. A escolha de equipamentos, materiais a serem utilizadas, da equipe, tudo isso influenciará diretamente no resultado final.

Em obras de grande complexidade, é até recomendável o uso de equipamentos eletrônicos para realizar uma locação apropriada na obra.

Quaisquer erros durante esse procedimento pode causar vários prejuízos para a construção. Só para ilustrar as consequências; uma péssima locação de obras causará trincas, fissuras, retrabalho de mão de obra, desperdício de materiais (causando custos extras) e até mesmo podendo ocorrer o colapso do edifício.

Portanto meu caro leitor, é recomendado que o serviço seja acompanhado por profissionais capacitados, como engenheiros civis, geólogos ou topógrafos, e de preferência, com bastante experiência na área da construção civil.

Quais são as etapas da locação de obras?

Existem várias etapas para a realização de uma locação de obras com eficiência, pelo qual falaremos de cada uma delas a seguir:

Etapa #1 – Limpeza é essencial

O terreno deve estar completamente limpo, sem entulhos, materiais de construção ou vegetações. Além disso, o terreno precisa está escavado apropriadamente, até a proximidade das cotas já previamente definidas no projeto de implantação de obra.

Etapa #2 – Topográficos

Como já se foi dito anteriormente, é recomendado o acompanhamento de profissionais experientes com formação em topografia para o acompanhamento da locação.

Etapa #3 – Define as referências

É de extrema importância definir a referência de nível (também chamado de RN) e da referência pelo qual será realizada a locação de obra. A verificação dos eixos, divisas do terreno e alinhamento da rua, verificando estas distâncias.

Etapa #4 – Marcando o gabarito

Utilizando a referência escolhida do terreno, marca-se uma das faces do gabarito usando uma trena metálica e uma linha de nylon, não se esqueça de sempre obedecer a uma distância de, no mínimo, 1 metro da face da edificação.

As outras demais faces presentes no gabarito podem ser marcadas a partir da primeira face e do projeto de locação, verificando o esquadro de todos os cantos por meio do processo do triangulo retângulo.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Etapa #5 – Executando o gabarito

A execução do gabarito deve ser executado a partir da cravação dos pontaletes ou peças roliças, que precisam estar aprumados e alinhados, faceando sempre o mesmo lado da linha de nylon, sempre buscando manter uma distância de cerca de 1,5 m de um do outro.

Etapa #6 – Executando tabeiras

Assim que a cravação dos pontaletes estiver terminada, seus topos necessitam ser arrematados, de tal maneira que formem uma linha horizontal perfeitamente nivelada, de uma altura média do solo de aproximadamente 1,5 m.

Na face interna é necessário pregar tábuas (também niveladas), para formar as conhecidas “tabeiras”.

Etapa #7 – Ajustando locação de obra

Se houver necessidade, talvez seja preciso pregar sarrafos no topo dos pontaletes, travando o gabarito com mãos francesas e pintando-o com a cor branca.

Etapa #8 – Marcando elementos no gabarito

Marque todos os pilares, estacas e outros elementos tudo de acordo com as definições do projeto utilizando uma trena metálica, esquadro, lápis de carpinteiro e pregos.

Etapa #9 – Identificação de elementos

Marque os nomes dos elementos na tabeira com tinta, de preferência usando cores chamativas como o vermelho, para assim dar maior destaque e visibilidade para as marcações.

Etapa #10 – Defina os eixos

Utiliza um arame, esticando ele pelos dois eixos do elemento estrutural a ser locado (como pilar, sapata, tubulão, estaca e entre outros).

Esses cruzamentos de arames de cada eixo irá definir a posição do elemento estrutural no terreno, por meio do uso de prumo de centro. Já para elementos de seção circular, descer um prumo pelo centro do elemento.

Etapa #11 – Locando as formas

Em elementos de seção triangulares, retangulares e poligonais, ou seja, aqueles que não sejam circulares, descer um prumo em cada lateral para poder definir a posição das faces. Além de cravar um piquete nos pontos definidos pelo prumo e locar as formas.

Tipos de locação de obras

Existem diversos tipos de locações de obras, porém, é possível se destacar os três mais comuns utilizados no mercado nacional. Falaremos delas logo a seguir:

#1- Locação tábua corrida

Esse método é recomendado para obras maiores ou que contenham muitos elementos, a futura construção é contornada com cavaletes contínuos compostos de estacas e tábuas niveladas. Ademais, para definir o gabarito e conferir uma estabilidade maior ao contorno, são cravados pontaletes. Tais pontaletes devem ser já colocados nivelados e alinhados.

#2 – Locação por cavaletes

Recomendada para obras simples de pequeno porte, a locação de obras por cavalete apresenta a vantagem de menor utilização de quantidade de recursos em comparação a outros métodos.

Esses cavaletes são formados por duas estacas e uma travessa de onde se sai os alinhamentos. A travessa se deve estar nivelada e anda confere maios estabilidade a obra.

Embora esse método tenha suas vantagens, a sua maior desvantagem é a dificuldade se manter os cavaletes ajustados, devido ao fluxo de máquinas e pessoas em seu entorno.

#3 – Locação topográfica

Essa locação de obras é recomendada para obras de grande porte ou com muitos elementos. A vantagem desse método é sua surpreendente precisão das medidas. Além disso, como você já pode ter muito bem percebido, essa técnica exige a contração de uma equipe de topografia para a realização do serviço. Em consequência desses fatores, acaba gerando uma execução mais organizada da obra, proporcionando o cumprimento de cronogramas.

A iniciação da locação de obras topográfica está diretamente entrelaçada com os serviços de topografia feito anteriormente.

  1. A planta topográfica do terreno é criada com a base em pontos de referência;
  2. Os projetos da edificação são realizados em cima da planta topográfica;
  3. A locação necessita de pontos de referência para passar as coordenadas do projeto para o terreno com eficácia.

O método mais comuns para locação de pontos é utilizando coordenadas polares (medindo distâncias e ângulos), tendo como referência 2 pontos de coordenas conhecidas e organizando os dados obtidos em uma Caderneta de locação.

Encerrando

Eaí? Dúvida saciada? Sim? Ótimo, mas saiba que você não era o único a não conhecer a locação de obras.

Afinal, a internet é praticamente um mar de informações, e muitas vezes, ficamos perdidos mergulhados nessas águas escuras.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Portanto, compartilhe esse texto para as pessoas que queiram saber mais sobre a locação de obras. Saiba que compartilhar sabedoria para outras pessoas já é um grande ato de caridade para o mundo.

Write A Comment