Se você mora ou pensa em morar na região de serras carioca, em especial cidades reconhecidamente “geladas”, como Itatiaia, Penedo, Petrópolis, Teresópolis, entre outras, sabe que nem sempre é fácil manter um jardim bonito e bem cuidado.  Ao comprar uma casa nessa região, aposto, que um dos seus sonhos será utilizar boa parte do seu tempo diário cuidando do seu jardim e deixá-lo do seu jeito.

Porém, se continuar a leitura, seu trabalho será facilitado, visto que você saberá quais plantas se adaptam melhor ao clima frio. É a solução do seu problema!

Veja também: Como cuidar de violetas

Amor-perfeito

Seu jardim ficará belíssimo com exemplares de amor-perfeito. A flor resiste a baixas temperaturas, inclusive à geada. É uma das espécies que mais gostam do frio, portanto é excelente para moradores da serra.

Azaleia

A floração da azaleia acontece no inverno e no início da primavera, então você terá um jardim bonito e florido quando o frio aumentar. Elas não necessitam de sol direto, ou seja, ficam bem à meia sombra

Carmélias

Ao contrário das azaleias, as carmélias necessitam de bastante sol. As flores vermelhas, rosadas ou brancas estão em seu ponto alto durante o outono e inverno.

Veja também: Tipos de Orquídeas

Glicínias

Ideais para pergolados ou cercas vivas, as glicínias possuem cores vibrantes e são muito belas e elegantes. Excelente para seu jardim de inverno!

Madressilva

Semelhantes às glicínias, que são trepadeiras, as madressilvas possuem crescimento vigoroso e suas florações nos trazem um aroma doce. Elas costumam se enrolar em árvores e arbustos, e podem ser colocadas próximas a muros, junto com terra fértil.

Azevinho

As folhas permanentes do arbusto são variadas, sendo mais comuns as verde-escuras, algumas vezes com matizes de creme ou amarelo. No inverno podem apresentar frutos esféricos e flores, e o azevinho prefere sombra total ou parcial.

Cacto

Suportam muito bem o frio, resistindo com excelência a temperaturas negativas. Contudo, sua rega deve ser feita com extremo cuidado, já que sobrevivem muito bem à falta d’água. O excesso de irrigação pode murchar os exemplares.

Calêndula

Conhecida como maravilha do jardim, a calêndula possui coloração amarelada ou alaranjada e se assemelha bastante à margarida. Contudo, a calêndula possui mais pétalas. Pode compor jardins e também vasos para decoração interna, mas precisa de sol e terra fertilizada, com bastante rega

Ciclame

É uma das plantas mais comercializadas para ornamentação, tanto de jardins quanto de vasos decorativos. Suas flores são bem decorativas e trazem sofisticação, e ela necessita de boa irrigação e terra rica em matéria orgânica.

Prímula

A prímula, nossa última indicação de plantas para decorar seu jardim, é outro exemplar para decorar pergolados, alpendres ou varandas. Elas gostam de sombra parcial e terra fértil e bem drenada. Portanto, atenção na irrigação! Elas são bem perfumadas e apresentam diversas tonalidades, servindo também para ornamentação de interiores

Manutenção necessária o ano todo

Apesar de serem resistentes ao frio, essas plantas necessitam de cuidados durante o ano todo, para que se mantenham bonitas. O solo deve ser corrigido com adubação a cada seis meses, de preferência antes do inverno, para que sua floração seja fortalecida e que elas possam mostrar sua beleza no auge.

As plantas podem ser regadas duas vezes ao dia, sendo indicada a rega no começo da manhã e no final da tarde, por conta da variação de temperatura. Contudo, deve-se verificar a umidade do solo antes de fazer a irrigação, já que no inverno os dias podem ser mais úmidos. Se for o caso, uma rega diária é suficiente.

Já citada por aqui, a geada pode ser a vilã do seu jardim nos meses de inverno. Evite, se possível, o contato direto entre as plantas e o gelo, e faça adubação constante, para que as flores se mantenham bonita pelo máximo de tempo possível, durando até a primavera, dependendo da espécie.

De quais exemplares você gosta mais? É hora de começar a planejar o seu jardim!

 

Escreva um Comentário