A cor cinza está cada vez mais sendo utilizada em móveis, paredes e elementos decorativos nos ambientes de uma casa. Isso porque a cor proporciona aspectos de equilíbrio e ao mesmo tempo neutralidade entre tons e estilos decorativos. Pensando nesses aspectos, o sofá cinza é um item muito usual e ao mesmo tempo versátil para se ter em uma decoração na sala.

Apostar em tons neutros é sempre a melhor opção para quem ainda não quer correr o risco de errar na decoração de um ambiente. Seguindo esse conceito, ao incluir um sofá cinza na sala é possível utilizar diversos elementos decorativos para deixar o ambiente mais alegre, charmoso, confortável, aconchegante, sofisticado, entre outros aspectos.

Para você entender bem esse conceito de ter um sofá cinza na sala você deve imaginá-lo como se fosse uma tela em branco, onde a construção da decoração da sala se inicia pelos objetos decorativos, e não pelo sofá. Mas isso nem sempre se aplica, isso porque há modelos lindos de sofá cinza que agregam muita personalidade na decoração da sala.

Considerando todas as características que existem, modelos, tons de cinza, tecidos e texturas, criamos um guia completo para você escolher um lindo sofá cinza. Além disso, falaremos sobre as combinações mais interessante que você pode fazer com tons de cinza. Confira tudo isso a seguir e mais de 99 fotos para se inspirar:

 

Tons de cinza

A cor cinza é um intermediário entre o branco e o preto. O tom de cinza mais conhecido é aquele onde podemos observar uma escala de 50% de tons brancos e outros 50% de tons pretos, ou seja, um equilíbrio perfeito entre os dois extremos. Somente por essa característica, a cor cinza está associada ao equilíbrio tanto estético quanto de vários aspectos, inclusive emocional.

Em relação aos diferentes tons que existem, podemos numerar um total de 65 tons de cinza. Todos esses tons fazem parte da cartela de “cores acromáticas“, que é o mesmo que “sem cor“. A variação de tons está presente entre o preto, o branco e o cinza. Já os tons mais conhecidos de cinza são o prata e o eigengrau.

A cor prata, que na verdade é um tipo de tom de cinza, tem o aspecto de prata polida justamente por ser constituída por um material metálico. Um exemplo de cor prata são os materiais: platina, níquel e alumínio. Já o eigengrau, é o tipo de cinza mais escuro que existe. Sabe quando vemos um ambiente escuro e pensamos observar através de uma imagem toda preta? Na verdade essa é a cor eigengrau, que é um tipo de cinza muito escuro.

Mas há ainda outros tons de cinza conhecidos como o chumbo, por exemplo. Independente do tom, essa cor pode ser utilizada amplamente em qualquer tipo de decoração. Isso porque ela é extremamente neutra, não interferindo em nada nos diferentes tipos de decoração. Confira a seguir algumas opções para decorar a sala com diferentes tons de cinza:

 

Sala com sofá cinza chumbo

O tom de cinza chumbo está entre os tons de cinzas que apresentam mais de 50% da cor preta. Isso significa que o cinza chumbo está em uma escala de tons mais escuros. Mas nem por isso ele deixa de ser um tom neutro. A sua versatilidade em uma decoração é a mesma de qualquer outro tom de cinza. O sofá cinza chumbo confere neutralidade, versatilidade, sofisticação e muitos outros aspectos interessantes para a decoração de uma sala.

O restante da sala pode ser decorado de diferentes formas. Para combinar o sofá cinza chumbo com qualquer decoração é necessário apenas conferir o design deste sofá. Isso porque dependendo do design é interessante utilizar um determinado estilo decorativo. Por exemplo, os sofás do tipo colonial ou clássico, ficam mais adequados em uma decoração com mobília desse mesmo aspecto. Já os sofás mais modernos ficam melhor em decorações industriais, modernas, cleans, e até mesmo minimalistas.

Já os tons que você utilizará no ambiente dependerá do tipo de decoração escolhida. Se a decoração seguir aspectos cleans, é interessante utilizar outros tons de cinza, branco e preto para compor a decoração. Essa mesma dica pode ser utilizada para decorações do tipo minimalista. Mas se a ideia é inovar com aspectos modernos, então vale a pena apostar em tons coloridos para quebrar a seriedade e frieza dos tons de cinza.

 

Sala com sofá cinza escuro

Os diferentes tipos de cinza escuro, um deles é o cinza chumbo. No entanto, considerando a variação de tons que existem, há várias opções de cinza escuro que podem ser utilizados em um sofá para a sala. Para incluir um sofá cinza escuro na decoração não há nenhum mistério. Você pode seguir todas as dicas que já mencionamos para equilibrar o ambiente em uma decoração harmônica.

O ideal é buscar aquilo que você deseja para a sala. Por exemplo, se você quer um ambiente alegre, aconchegante e convidativo, invista em algumas cores e itens decorativos que remetem a esses aspectos. Mas se a sua intenção é seguir a linha clean e minimalista, você deve se manter em uma linha de cores frias e neutras. Nesse caso, é importante ter cuidado para não proporcionar uma quebra dramática na cor do ambiente, pois isso pode gerar tristeza e solidão ao estar no ambiente.

Em relação as cores, qualquer cor pode ser combinada tanto com o sofá cinza escuro quanto com qualquer outra tonalidade de cinza. Isso porque o cinza é uma cor neutra e pode ser combinada com diversas cores diferentes. Uma dica para combinar cores diferentes com o sofá cinza escuro é apostar em tons fortes, como o amarelo, vermelho, azul escuro, laranja, entre outras cores.

 

Tapetes que combinam com sofá cinza

Não tem nada mais confortável do que tapetes felpudos em uma sala. Por isso, você não deve deixar de apostar em um lindo tapete para combinar com o seu sofá cinza. Não há segredo em combinar esses dois elementos. Eles podem ter o mesmo tom de cinza ou terem diferentes tons dessa mesma cor.

Outra dica interessante é optar por outras cores de tapete para combinar com o cinza do sofá. Se você é um pouco conservador e não deseja ousar tanto na decoração, opte por tons neutros como o branco, o bege e o preto. Eles combinam com o cinza e não geram nenhum conflito com a decoração. No entanto, você ainda pode apostar em tons como azul, tons pastéis, estampas étnicas ou geométricas e diferentes texturas.

 

Almofadas que combinam com sofá cinza

As almofadas são pontos itens decorativos importantes para uma sala. Isso porque esses objetos conferem beleza e muito conforto para a sala. Já a escolha das almofadas deverá estar de acordo com a decoração. Se a sala possui um aspecto clean e minimalista, é interessante apostar em tons da mesma cartela do cinza, como o azul cinzento, branco, bege claro, entre outras cores.

Mas se a ideia é ter um ambiente alegre, aposte em almofadas coloridas como o azul claro, amarelo, vermelho, rosa, verde, entre outras cores. Outra ótima ideia é utilizar estampas divertidas, coloridas ou monocromáticas. Estampas do tipo étnica ou geométrica ficam lindas em decorações com sofá cinza.

Se você está em dúvida sobre a escolha das almofadas para o sofá cinza, confira a seguir algumas opções lindas de almofadas para combinar com sofá cinza chumbo e cinza escuro:

 

Almofadas vermelhas

Quem gosta de vermelho não pode perder a oportunidade de utilizar essa cor intensa juntamente com a sobriedade do cinza. Uma ótima forma de manter o ambiente equilibrado é utilizando almofadas vermelhas com o sofá cinza. A cor vermelha garante calor e vitalidade para o ambiente, enquanto o cinza proporciona tranquilidade e equilíbrio.

 

Almofadas amarelas

Assim como o vermelho, a cor amarelo é excelente para combinações com os diferentes tons de cinza. Isso porque o amarelo é extremamente vibrante e proporciona aspectos interessantes como alegria, vitalidade, força, energia e criatividade. Tudo isso equilibra perfeitamente com a sobriedade do cinza e seus diferentes tons. Na decoração, aposte em almofadas amarelas para compor o sofá cinza.

 

Almofadas estampadas

Outra ótima opção para decorar a sala com sofá cinza é apostar em estampas diferentes. Esta dica ainda pode ser combinada de duas formas diferentes. Você pode utilizar essas duas opções de estampas: coloridas e neutras.

As almofadas com estampas coloridas quebram a seriedade do cinza observado no sofá e ao mesmo tempo mantém aspectos sofisticados e estilosos para o ambiente. Já as estampas mais neutras remetem a um estilo industrial que fica lindo nas decorações modernas.

 

Estampas e cores

Mas se você gosta de ousar na decoração, então opte por combinações interessantes como almofadas estampadas e coloridas. Você pode combinar estampas neutras com tons cinzas juntamente com outras almofadas coloridas. Por exemplo, você pode colocar algumas almofadas com estampa geométrica na cor cinza e outras do tipo lisa em cor vibrante como o amarelo.

Essa é apenas uma ideia de como você pode combinar a decoração da sua casa com o sofá cinza. Mas há infinitas possibilidades de decoração utilizando os tons de cinza. No geral, o ideal é sempre manter um equilíbrio entre a decoração. O ambiente deve proporcionar aquilo que você quer, sendo assim, abuse dos elementos que proporcionem esses aspectos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Write A Comment