Existem vários tipos de samambaia, cada um com visual e uma forma diferente de cultivo. Mas todos são indicados para o plantio dentro de casa, se o seu objetivo for decorar com algumas plantas.

Mas não apenas isso. As samambaias também podem ser plantadas em espaços externos. Só que algumas delas precisam de condições de meia sombra. Então, será necessário tomar um cuidado maior para evitar o evento e incidência solar exagerada.

Os tipos de samambaia variam de acordo com essas condições de cultivo, de acordo com o formato das suas folhas e até dos seus galhos. Porém, normalmente o visual da planta é delicado, com pequenas folhas e um verde intenso.

Essa espécie de planta é muito comum, inclusive, em jardins verticais. Isso já que suas folhas costumam crescer de forma pendente. O resultado é um jardim vertical em que as folhas crescem em uma espécie de cascata.

São cerca de 200 espécies de samambaias e mais de 10 mil variedades delas. De forma geral, porém, elas não demandam cuidados trabalhosos.

É preciso apenas manter a rega da planta de modo regular. Grande parte das espécies precisa de muita água, para que as folhas cresçam brilhantes e saudáveis.

Também é preciso garantir fertilizante à planta. O mais utilizado é o NPK 20-20-20, líquido e borrifado nas folhas.

Mas este texto pretende apresentar os tipos de samambaia! Então, caso você deseje conhecer melhor os cuidados necessários para se cultivar uma samambaia, sugerimos que você clique aqui.

No texto, você poderá acompanhar informações essenciais, como o passo a passo para cultivo e vantagens das samambaias.

Mas agora, vamos aos tipos de samambaia que selecionamos para você. Acompanhe abaixo!

1. Samambaia Americana

tipos de samambaia americana

A Samambaia Americana é um dos tipos mais exuberantes de samambaias. Isso porque, as folhas da planta formam grandes e finos pendentes, de uma cor verde clara. O visual é um pouco “selvagem”, com as folhas crescendo para diversos lados.

Ainda assim, essa samambaia não é de grande porte. Seu plantio deve ser feito em locais protegidos do sol, pois a planta não se dá tão bem com o calor.

Com esse cuidado tomado, você poderá cultivar a espécie dentro ou fora de casa, como preferir. É necessário regar a planta de modo constante.

Suas folhas não passam de meio metro de comprimento. Esse está entre os tipos de samambaia mais cultivados no Brasil.

2. Samambaia Argentina

tipos de samambaia argentina

Visualmente, a Samambaia Argentina é muito parecida com a Americana. Porém, ela tem folhas mais ralas e “crespas”. Por isso, seu visual é um pouco menos elegante.

Além disso, as folhas desse tipo de samambaia são mais longas que dá anterior. Um aspecto que favorece muito o plantio da espécie em locais altos, para que as folhas possam pender.

3. Samambaia Amazonas

tipos de samambaia amazonia

A Samambaia Amazonas tem folhas largas e de um verde mais intenso. Ela não possui o visual “clássico” das samambaias, de folhas finas, pendentes e com pequenas bolinhas em sua superfície.

Mas vale dizer que ela também é do tipo pendente. Então, pode ser uma boa opção plantá-la em locais altos, para que suas folhas criem um belo visual.

Para cultivar a planta, o ideal é mantê-la em um local que receba luz solar, mas não muito intensa. O sol exagerado pode prejudicar as folhas.

4. Chifre-de-veado

tipos de samambaia chifre de veado

Enquanto isso, a Samambaia Chifre-de-veado é bem diferente. Como seu nome sugere, suas folhas lembram os chifres desse animal.

Por isso, são mais largas e espaçadas. Também têm algumas “ramificações”, que criam o visual dos chifres.

Para plantar essa samambaia, é interessante colocá-la em um tronco de árvore ou xaxim. Ela se adapta muito bem a esses locais.

5. Samambaia Renda Francesa

samambaia renda francesa

As folhas da Renda Francesa são menores e mais delicadas que as demais citadas até aqui. Inclusive porque, elas são mais compactas e cheias. Então, têm um visual mais “fofo” e bonito para o centro de mesas e pequenos vasos.

Para cultivar a espécie, é preciso manter o solo úmido de forma constante. Mas sem exagerar, ou as raízes da planta podem apodrecer.

Também é preciso garantir que a samambaia fique protegida contra o vento. Ela vai precisar ainda de bastante luz solar.

6. Samambaia Renda Portuguesa

samambaia renda portuguesa

A Renda Portuguesa é outra samambaia delicada. Nela, porém, as folhas têm um visual ainda mais delicado, pois cada um de seus ramos são pequenos e leves. As folhas não passam de 20 cm.

O resultado dessas características é que a samambaia cria grandes e leves plumas de folhas. A planta também é pendente, e pode ser posicionada em locais mais altos.

Seu cultivo mais comum é feito em bacias e vasos. Mesmo com sua aparência frágil, a Samambaia Portuguesa pode viver por vários anos.

7. Samambaia Avenca

samambaia avenca

A Avenca é um tipo de samambaia que pode atingir até 70 cm de altura. Mas suas folhas são bem diferentes das demais. Em vez de finas e esticadas, as folhas dessa planta são quase que redondas.

Ou seja, o visual dessa planta é bem diferente das outras. Mas, como toda samambaia, a Avenca não produz flores.

Outra característica importante da planta é que suas folhas são da cor verde clara. Então, a espécie ganha um aspecto ainda mais delicado, leve.

Em todo o caso, essa samambaia é bastante sensível. Então, é preciso dar atenção especial à sua rega e à quantidade de luz solar que ela recebe.

8. Samambaia Asplênio

samambaia aspenio

Você, muito provavelmente, já viu uma Samambaia Asplênio mas não tinha ideia de que se tratava de uma samambaia. Isso é bastante compreensível, já que o visual da planta é completamente diferente de todas as demais espécies.

Começando pelo fato de que a samambaia não tem várias folhas que “formam” uma maior. Na verdade, suas folhas são grandes, largas e únicas.

Além disso, a planta possui um brilho verde bastante característico. Para seu cultivo, a melhor opção é utilizar de belos vasos.

9. Samambaia Paulistinha

samambaia paulistinha

O que você deseja são aquelas grandes samambaias pendentes, com folhas finas e separadas? Pois então, invista em uma Paulistinha!

A Samambaia Paulistinha tem um visual mais rústico e folhas que podem crescer muito centímetros. Especialmente se ela for posicionada em um lugar alto, deixando que as folhas cresçam livremente.

Para o seu cultivo, é importante garantir condições de meia sombra à planta. O sol intenso sobre a espécie pode queimá-la e prejudicar seu desenvolvimento.

Esse tipo de samambaia é, inclusive, interessante para instalação dentro de casa. Ela pode até mesmo auxiliar no equilíbrio da temperatura do ambiente.

10. Mini Samambaia

mini samambaia

Como seu próprio nome sugere, a Mini Samambaia é uma espécie pequena, ideal para vasos para dentro de casa. Sua folhagem cresce em diversas direções, em um aspecto considerado “repolhudo”.

O tamanho de suas folhas normalmente varia entre 30 cm e 60 cm. Seu verde é claro e seu aspecto é delicado. Inclusive porque suas folhas possuem pequeninos recortes.

11. Samambaia de Metro

samambaia metro

Esse é um dos maiores tipos de samambaia que existem. Suas folhas podem chega a até 2 metros de comprimento, e são bastante espaçadas em sua superfície.

Ainda assim, o amontoado de folhas cria um visual frondoso à planta. O ideal é cultivar a espécie em vasos pendurados no teto e até na parte de cima de escadas e jardins verticais. Assim, a espécie vai crescer pendendo para baixo e criando uma cachoeira de folhas.

12. Samambaia Centopeia

samambaia centopeia

A Samambaia Centopeia é uma das que requerem cuidados especiais para o seu cultivo. Para manter a planta saudável e se desenvolvendo é preciso, por exemplo, fertilizá-la a cada duas semanas. É necessário utilizar fertilizantes líquidos.

Ao mesmo tempo, a planta deve ser sempre molhada. Se ela não receber bastante água, não vai sobreviver. Esse cuidado precisa ser ainda mais intenso em períodos mais secos.

Sem contar que a água que você vai utilizar deverá ser morna e aplicada por meio de um borrifador. Se você não tiver muito tempo ou aptidão para jardinagem, essa samambaia pode não ser uma boa ideia.

13. Samambaia Havaiana

tipos samambaia havaiana

As folhas da Samambaia Havaiana são as com o visual mais delicado entre as espécies. Mais delicadas até do que aquelas que destacamos essa característica.

Além de pequeninas, as folhas têm diferentes recortes. O tamanho da planta é médio, e ele pode ser cultivado em um vaso dentro de casa. Inclusive sobre a mesa ou outro móvel, se você desejar.

Uma curiosidade é que esse tipo de samambaia é primitivo, quase tão antigo quanto os dinossauros. Eles foram, mas a planta permaneceu.

14. Samambaia Azul

samambaia azul

Apesar do seu nome, a Samambaia Azul não é exatamente uma samambaia. As samambaias são da família Pteridaceae, enquanto a Azul é da família Selaginella.

De qualquer forma, a planta se assemelha muito a uma samambaia e chama a atenção. Por isso vale a pena citá-la.

Mesmo com o nome de Samambaia Azul, a espécie não é exatamente azul. Ela ainda é verde, como a maioria das plantas.

Dependendo da luz em que ela é visualizada, porém, a samambaia assume uma cor mais azul, reflexos azuis. Por isso ela é conhecida dessa forma.

Para o cultivo da planta, é preciso mantê-la à meia sombra, nunca sob luz direta do sol. Também é fundamental cuidar para que o vaso dela fique sempre úmido e rico em matéria orgânica.

Na hora de fertilizar a planta, é necessário utilizar o NPK, fórmula 10-10-10. Ela pode ser cultivada dentro ou fora de casa, em vasos, desde que protegidas do vento..

15. Samambaia Jamaica

samambaia jamaica

Por fim, vamos falar da Samambaia Jamaica. Ela tem folhas bastante separadas e com textura de arame. Seus rizomas também têm aspecto de cera e possuem pelos escuros e rijos. Rizomas é um tipo de caule que cresce horizontalmente.

Outro destaque desse tipo de samambaia é que ele tem uma cor verde esmeralda, que chama bastante atenção na decoração de casa.

Com que plantas decorar dentro de casa?

Agora que você já conhece vários tipos de samambaia, deve ter percebido que essas são plantas muito comuns dentro de casa.

Inclusive porque, é comum que suas folhas cresçam pendentes. Essa característica dá um belo visual aos espaços, enchendo os olhos e dando um enorme diferencial à decoração.

Mas até mesmo as versões menores de samambaia podem ser uma boa opção para dentro de casa. Em pequenos vasos, elas podem decorar o cento da mesa, ficar sobre outros móveis etc.

Claro, as plantas também podem ser cultivadas em espaços externos. Mas vários dos tipos de samambaia preferem a meia sombra, o que pode ser difícil de obter fora de casa.

Cultivando a planta no interior do imóvel, costuma ser mais simples “dosar” a quantidade de sol que ela vai receber. Sem contar que é bem mais simples protegê-la contra o vento, para que as folhas são sofram danos. Afinal, as folhas da maioria das samambaias é bastante sensível.

Mas você sabia que essas plantas não são as únicas para dentro de casa? Na verdade, várias espécies podem ser atraentes para o cultivo interno.

Por que ter plantas dentro de casa?

Além de deixarem os espaços mais atrativos, as plantas podem melhorar a qualidade do ar. Isso já que todas elas vão realizar sua fotossíntese para obter energia.

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas consumem o gás carbônico, liberam oxigênio e obtém energia. Com a nova carga de oxigênio dentro de casa, o ambiente tende a se tornar muito mais agradável.

Além das samambaias, são boas opções para o cultivo dentro de casa:

  • Aglaonema

  • Árvore-da-felicidade

  • Asplênio

  • Babosa

  • Bambu Areca

  • Bambu da sorte

  • Bambu Mosso

  • Begônia

  • Cactos

  • Chamaedorea

  • Cheflera

  • Ciclanto

  • Columeia

  • Comigo Ninguém Pode

  • Costela de Adão

  • Crotons

  • Espada de São Jorge

  • Ficus Lyrata

  • Filodendro

  • Hera Inglesa

  • Jiboia

  • Lança-de-São-Jorge

  • Marantas

  • Orquídea

  • Pacová

  • Palmeira-leque

  • Pata de Elefante

  • Peperômia

  • Suculentas

  • Yucca

  • Zamioculca

Quer saber mais sobre essas plantas e a melhor forma de utilizá-las na decoração? Acompanhe nosso texto sobre o assunto! Acesse: Plantas para Dentro de Casa: Dicas de Cultivo e Diversas Espécies.

E então, quais dessas plantas e tipos de samambaia são seus favoritos? Conte para a gente nos comentários deste post!

Escreva um Comentário