Sala com Escada: 60+ Ideias e Referências Incríveis!

Advertisements

A escada de uma casa é um objeto importante e funcional. Afinal, é ela que permite aos moradores o acesso aos andares inferiores ou superiores de um imóvel. No entanto, para a decoração do espaço, nem sempre ela é a queridinha. Principalmente se o cômodo em questão for uma sala com escada! Parece ficar mais difícil combinar móveis, posicionar objetos, definir cores…

Mas a escada não precisa ser a vilã: ela pode ajudar, e muito, a criar uma bela decoração! Para isso, é preciso definir dois pontos principais: o material de fabricação da peça, e seu modelo. Para cada um deles, há um modo mais indicado para organização do espaço.

De que é feita a escada?

O material com o qual a escada da sala é produzida é um dos pontos chave para se encontrar a melhor decoração. Isso porque cada material passa uma ideia diferente: vidro, madeira, cabos de aço, todos com um efeito diverso no cômodo.

Considere, por exemplo, instalar ou modificar sua escada para degraus em madeira. Se o material tiver aspecto mais rústico e acabamento cru, o aspecto geral da sala será igualmente rústico. E então, o ideal é inserir no cômodo móveis também nesta linha, harmonizando todas as peças.

Por outro lado, se a madeira dos degraus for em madeira polida ou brilhante, o estilo adotado é mais cuidadoso e elegante. Logo, os móveis da sala combinarão com estilos mais modernos, curvilíneos e também em madeira.

Já utilizar na escada madeira e vidro combinados pode trazer grande elegância. O vidro, neste caso, costuma ser aplicado nas laterais da escada, como proteção. O uso de materiais tão diferentes cria precedente também para essa “mistura” no restante do adornamento da casa.

Degraus em vidro, por sua vez, criam um aspecto clean e supermoderno. Na sala com escada deste tipo, é interessante inserir bastante iluminação, principalmente natural. O efeito dos feixes de luz sobre o vidro e reflexos nos móveis dá a sensação de paz e boa acolhida a qualquer visitante.

Degraus: cores e detalhes

Também é possível inserir cor na sala com escada. Neste caso, nos degraus. Feitos em gesso, os degraus coloridos tomam para si grande parte da atenção do cômodo, e tornam o espaço mais moderno. A descontração e jovialidade são da mesma forma transmitidas por este recurso, o que é intensificado ainda se os degraus ou as laterais da escada ganharem a cobertura em vidro.

Claro que detalhes em outros materiais podem valorizar ainda mais a escada. Porcelanato, acrílico, coloridos ou em preto e branco. Se os degraus são suspensos em cabos de aço, é criada ainda leveza e beleza extra. Os chamados “degraus flutuantes”, fixados na parede, também oferecem essa percepção.

Modelos de escada

Outra característica que pode modificar completamente uma sala com escada é o modelo, o formato da escada em si. Você pode, por exemplo, aderir a uma escada em “L”, que permite que os degraus sejam posicionados junto à parede. Essa possibilidade garante um espaço pouco maior na sala, já que a escada terá um canto específico.

O mesmo faz uma escada reta. Neste caso, porém, faz total diferença se a escada se encontra no canto do cômodo ou no meio dele. Caso haja espaço disponível nas duas laterais da escada, é importante pensar na decoração em separado, pois são criados quase dois ambientes diferentes na sala. Utilizar a parte debaixo da escada para posicionar sofás ou outras peças, criando um local de aconchego, é também ótima alternativa.

Uma escada em “U”, ou seja, que tem dois “níveis”, é um pouco mais complicada na hora de decorar. Afinal, a primeira leva de degraus costuma ter espaço menor debaixo dela, o que não deixa muitas opções para posicionamento de móveis. No entanto, não significa que o espaço preciso ficar vazio: criar um minijardim, ou posicionar prateleiras sob os degrau.s são algumas opções. Isso, claro, se houver um vácuo sob os degraus. Se a escada for “inteira”, com concreto sob si, você pode investir na decoração da nova “parede”, com quadros e com o posicionamento de móveis encostados nela.

Dentre todos os modelos, porém, o que costuma trazer bastante modernidade à sala é o caracol. Como é construída no formato circular, a escada promove sozinha um “Q” de movimento. Desta forma, na hora de decorar o resto do cômodo é melhor acompanhar essa ideia pré-definida.

Invista nos corrimões!

Finalmente, algo que pode acrescentar muito à decoração é o corrimão. Para modernidade, invista nos de metal. Para um ar mais rústico ou clássico, prefira os de madeira.

É importante destacar que, além de à decoração, os corrimões agregam muito à segurança. Principalmente quando existem crianças em casa, é parte importante do dia a dia garantir que os processos de subida e descida da escada não causem quedas.

Neste quesito, entra também a manutenção da escada. Não é indicado que nenhum tipo de produto escorregadio seja aplicado nos degraus, assim como não é ideal posicionar tapetes no início, fim ou ao longo das escadas.

Como decorar a sala?

O melhor na hora de decorar uma sala com escada é incorporar por completo os degraus na decoração. Não os tome como problema, mas sim como uma possibilidade à mais em criar uma bela composição.

Se sua casa possui espaço sob a escada, procure sempre inserir sob ela alguns móveis. Normalmente, o mais indicado é posicionar ali algum eletroeletrônico, como a televisão ou o home theater. Colocar um sofá ou poltrona sob a escada pode causar acidentes se os degraus forem muito baixos, pois a chance de você se levantar rapidamente e bater a cabeça é grande.

Caso o espaço seja menor, ou apenas por sua preferência, uma alternativa muito interessante é fazer da área sob a escada uma estante. Uma estante de livros, ou de lembranças ou exposição de objetos importantes para você. Neste caso, o ideal é solicitar a fabricação do móvel sob medida, para que ele se encaixe perfeitamente no espaço e combine com o restante da decoração da sala.

Com planejamento, você pode tornar sua sala com escada um espaço elegante, moderno e aconchegante! Veja algumas fotos e se inspire:

 

Corrimão de vidro

Corrimão branco

Veja também

3D render of an interior view of a lounge and stairs

Escada de luxo

 

Escada em curva

 

 

View of hardwood hallway with staircase and living room with leather armchairs and table

 

High vaulted ceiling living room with hallway and stairs. Open to dining room and kitchen

Escada minimalista

beautiful stairway decorating staircase Interior Design For Small Living Room With Stairs design ideas beautiful stairway decorating interior living room best

 

Interior Design Of Living Room With Stairs Home Interior Design Living Room With Stairs Andifurniture – Home Decor Interior and Exterior

Detalhe para o corrimão trabalhado

Escada com corrimão de madeira

Escada branca de luxo

Escada em L com tapete

Escada com corrimão preto

Escada em L com tapete

Sala com escada de madeira

 

Escada com adesivos colados

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.