Manta para Telhado

Manta Para Telhado – Aplicação, Vantagens E Mais!

Os telhados recebem as chuvas de modo direto e, portanto, são extremamente sujeitos à umidade. Fora que a exposição ao sol, ventos, poluição e mudanças de temperatura, também colaboram de maneira direta para o aparecimento de falhas no telhado, que sem a manutenção apropriada estará suscetível à problemas com infiltração. Para evitar esse tipo de patologia usa-se manta para telhado, que serve como um ótimo isolante térmico e impermeabilizante.

Além de um ótimo conforto térmico, a manta para telhado também é considerada um produto impermeável, pois, impede futuras goteiras na cobertura da edificação, poluição e outras. Mesmo em telhados já edificados, se o objetivo é evitar goteiras precisa-se considerar as recomendações de instalação, lembrando que a manta deve ser usada abaixo das telhas.

Olhando essa situação, a impermeabilização dos telhados aparece como uma ótima solução, certo? E para ajudar, existem no mercado atualmente diversos meios de proteger um telhado contra a umidade, calor e frio, mas nesse artigo vamos retratar somente as opções de mantas para telhados.

Tipos de manta para telhado

Manta impermeabilizante

O papel da manta impermeabilizante é certificar a proteção do imóvel contra problemas como goteiras e infiltrações, visto que o telhado está exposto de forma constante a intempéries e mudanças de temperatura como já vimos anteriormente, que podem contribuir de maneira decisiva para o aparecimento de imperfeições na edificação.

Esse tipo de manta é um recurso muito útil, uma vez que o aparecimento de goteiras e infiltrações pode causar sérios danos no edifício, prejudicando não só os forros e lajes, mas causando estragos à rede elétrica e também à segurança estrutural da construção.

Manta asfáltica

manta asfáltica é um impermeabilizante produzido com base de asfalto ao qual são acrescentados materiais tais como polímeros elásticos, poliéster ou alumínio.

Seu uso é recomendado para locais onde a exposição às altas temperaturas são contínuas, a manta asfáltica assegura proteção e impermeabilização do telhado tanto contra umidade quanto contra os raios UV e também é utilizada até mesmo em piscinas para impedir que ocorra infiltrações.

A flexibilidade é considera uma de suas grandes vantagens, o que certifica que o material possa acompanhar o movimento da estrutura e suas expansões, sem deixar sua eficiência de impermeabilização ou provocar rachaduras por onde a água consiga infiltrar.

Encontra-se no mercado atualmente muitos modelos de manta asfáltica, que variam entre si devido o aditivo usado no asfalto como, estruturante interno escolhido, espessura, resistência e acabamento superficial.

Manta asfáltica aluminizada

Anúncios

A manta asfáltica aluminizada é uma manta para telhado que age como isolante térmico e é usada em lajes não transitáveis ou inclinadas. Também é usada em telhados em geral, como de fibrocimento, barro, zinco e telhas ecológicas.

Fora essas aplicações, ela também é usada em calhas, canaletas, marquises e juntas de dilatação. Outras opções do produto são coladas com asfalto ou maçarico, enquanto outras são autocolantes. Elas precisam imitar o formato das telhas e ajustar-se a elas.

Manta asfáltica de poliéster

Produzida à base de asfalto e assentada com poliéster, a manta asfáltica de poliéster é uma manta para telhado perfeita para impermeabilização de grandes lugares. Ela também é utilizada em lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral e precisa obter proteção mecânica com base intermediária de papel Kraft.

Manta asfáltica de polietileno

Esse tipo de manta também é impermeabilizante e é recomendada para lajes transitáveis planas ou inclinadas de modo geral. Ao utilizar a manta asfáltica de polietileno em lugares com área maior que 100 m², é indispensável que a espessura utilizada seja maior que 4 mm.

Manta líquida

Anúncios

Refere-se a um tipo de manta para telhado impermeabilizante realizada à base de resina acrílica e com grande teor de sólidos, que compõe uma espécie de membrana elástica e flexível na área utilizada. Esse revestimento é resistente tanto à luz do Sul, quanto à chuva.

Normalmente, a manta líquida é usada sobre telhados e lajes de cobertura para asseguras a estanqueidade da vedação superior, impossibilitando futuras infiltrações. A praticidade é uma das suas grandes vantagens, pois, é vendida a pronta entrega, sua aplicação é feita a frio, de modo parecido à de uma tinta comum.

Versátil, a manta líquida é achada em inúmeras cores, como bege, branco, marrom e cinza, o que assegura maior harmonização à estética do seu projeto. O produto disponibiliza boa aderência às superfícies, como concreto e argamassa, e não apresenta em sua composição solventes inflamáveis.

Manta térmica

Usada para preservar o local das temperaturas externas e assegurar o conforto térmico, esse modelo de manta para telhado é constituído por uma membrana de alumínio reforçado, muito válido em países tropicais como o Brasil, já que impede que o calor absorvido durante o dia seja transferido para o interior do edifício, reduzindo o aquecimento e diminuindo os valores de energia com o uso de ar condicionado e ventilador.

A facilidade e a versatilidade de instalação são duas das grandes vantagens da manta térmica, já que a manta térmica é utilizada com qualquer modelo de telha. Mais que isso, o produto apresenta uma ótima relação custo x benefício e também é eficiente nos dias de inverno, visto que ele impossibilita que o calor concebido no interior do imóvel seja dissipado com facilidade.

A manta térmica ressalta-se ainda devido a sua segurança, visto que não deixa ocorrer a propagação do fogo. Mais uma vantagem é que, em dias de chuva, o material contribui para diminuir o barulho provocado pela água nas telhas metálicas, além de ser à prova de bactérias e fungos, impossibilita a entrada de insetos e sedimentos pelo telhado e não ser invadida por animais, como roedores.

Alguns fornecedores disponibilizam mantas para telhado que, além de assegurar o conforto térmico, também constroem uma barreira impermeabilizante, guardando o edifício tanto das temperaturas internas quanto de goteiras e infiltrações.

Esse modelo de solução exibe uma grande vantagem competitiva em relação às demais, já que resolve dois problemas com o uso de um só produto, expandindo a durabilidade da construção e reduzindo os custos da obra.

Como aplicar a manta para telhado

Quer saber como aplicar a manta para telhado? Então confere só nossas dicas:

1 – É importante que o telhado esteja sem problemas

O primeiro passo para colocar a manta é verificar se o telhado não tenha nenhum problema. Isso quer dizer que a estrutura do telhado não pode exibir falhas, como vazamentos. Se não, em breve a manta será arruinada pelo acúmulo de água.

Então, antes mesmo de optar por soluções para melhorar a temperatura do espaço, coloque todo o telhado em ordem. Desse modo, você irá otimizar seu o dinheiro, permitindo um excelente resultado para a aplicação da manta.

Anúncios

Se não houver esse cuidado antes, o prejuízo financeiro poderá ser maior, porque os problemas só vão crescendo. Um exemplo seria, você além de reformar o telhado, a manta térmica que foi instalada a um curto período de tempo será danificada. Portanto, cuidar do telhado precisa ser o primeiro passo.

2 – A aplicação da manta

O serviço de aplicação da manta térmica é realizado debaixo da cobertura, entre o telhado e o forro. Isso pois, caso ela for aplicada por cima, será danificada por causa da exposição ao sol. Por essa razão, a manta é uma subcobertura.

É importante ressaltar a instalação de andaimes ou plataformas de elevação, para que os procedimentos sejam feitos com segurança.

3 – Contrate profissionais competentes

Como foi falado anteriormente, contanto que o telhado esteja sem problemas, a aplicação da manta não é uma coisa muito difícil, porém, para se ter um bom resultado é necessário contratar profissionais especializados.

O serviço de aplicação de manta para telhado não é qualquer profissional que consegue realizar, ela precisa ser realizada por quem tem conhecimento dessas técnicas nos telhados e coberturas.

As vantagens de obter a manta para telhado

A manta para telhado é uma solução acessível e cheia de vantagens. Porém, para que o processo ocorra perfeitamente em todos os tipos, é indispensável realizar uma boa escolha da manta para cada tipo de telhado e situação. Por fim, o investimento valerá a pena por muitos motivos, como:

  • Os ambientes ficam com temperaturas adequadas;
  • Aumenta a eficiência energética;
  • Impede infiltrações e goteiras no espaço;
  • Baixo custo com manutenção;
  • Máxima acessibilidade;
  • Produto sustentável;
  • Colabora para a segurança do local.

Ao ler o artigo você aprendeu como escolher a manta para telhado mais apropriada às necessidades do seu projeto, e como são essenciais para assegurar o conforto térmico e impedir futuras despesas na correção dos prejuízos causados por goteiras e infiltrações.

Restaram dúvidas sobre manta para telhado? Se sim, é só deixá-la nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudado no percurso!