Decoração Minimalista: Veja mais de 80 fotos!

0 324
Advertisements

Atualmente o minimalismo tem se destacado bastante no mercado, principalmente a decoração minimalista. Isso acontece porque esse modelo de decoração apresenta inúmeras vantagens. Tais como praticidade e um custo extremamente baixo.

Entretanto, quando falamos desse tipo de decoração, é comum as pessoas terem algumas dúvidas sobre isso. Afinal, mesmo sendo um estilo bem básico, é importante que você saiba suas principais características para aderir esse modelo de decoração.

Além disso, o legal da decoração minimalista é que diferente dos outros estilos, essa trás vantagens não só para a decoração da sua casa, mas para sua vida pessoal também. Já que a organização, limpeza e a praticidade é algo que não pode faltar. Sendo assim, você evita estresse no cotidiano e tem uma vida muito mais tranquila.

Portanto, para quem está pensando em seguir esse estilo de decoração, trouxe algumas informações essenciais para você entender como fazer. E é claro, no final desse artigo, separei alguns modelos de decoração minimalista para você se inspirar. Então, veja o artigo abaixo completo:

 

O que é minimalismo?

Mas afinal, o que é minimalismo? Antes de te contar as principais características desse estilo e te mostrar como fazer é importante que você saiba o que é. Então para começar é importante que você entenda que o minimalismo não é apenas um estilo de decoração.

Ele é um movimento, cultural, artístico e científico que se iniciou na década de 60 no Eua. Dessa forma, o minimalismo está em todos os lugares, inclusive na própria decoração.

A ideia principal desse movimento é viver tranquilamente, excluindo excesso e tudo aquilo que nos fazem mal. Tanto é que se você for observar esse tipo de decoração, vai perceber que as casas são muito simples. Ou seja, nada de móveis, objetos, itens no geral e muita organização e limpeza.

Então a partir do momento que você agrega essa decoração na sua casa, você passa a ter um espaço muito mais tranquilo.

Além disso, para quem deseja investir nesse estilo decorativo é interessante também agregar o próprio estilo de vida. Afinal, não adianta você criar uma linda decoração se não educar a sua mente a manter tudo aquilo organizado. Aliás, o minimalismo não é só uma questão de estética e sim de funcionalidade e praticidade.

 

Principais características

Agora focando mais na decoração minimalista vou te mostrar quais são as suas principais características. Desse modo, você vai conseguir facilmente criar esse tipo de decoração na sua casa, sem nenhuma dificuldade.

Portanto, veja abaixo quais são as suas principais características que devem estar no ambiente:

 

Quantidade de coisas

Como havia citado acima, o minimalismo prega muito essa ideia de eliminar o excesso. Isso acontece porque geralmente as pessoas tem o costume de comprar coisas que nem se quer utilizam. Então tanto na decoração quanto no estilo de vida o minimalismo prega isso.

Dessa forma, caso você opte por colocar essa decoração na sua casa, é necessário destacarmos que quando menos é mais. Então você precisar criar um amplo espaço de circulação, utilizar poucos objetos e móveis, sendo apenas o necessário.

 

Plantas

A próxima característica da decoração minimalista é a presença das plantas na casa. Porém, nem todo mundo costuma colocar as plantas. Mas a ideia é você usar esses estilo como base e adaptar ele com os seus gostos.

Entretanto, se você observar a maioria das casas minimalistas, irá perceber que sempre tem uma planta. Isso acontece porque as plantas trazem muita tranquilidade e bem estar para o ambiente. Sendo exatamente o que o minimalismo prega. Então, uma vez que você coloca algumas plantas na sua casa, você cria um espaço muito mais tranquilo e aconchegante.

 

Cores claras

Nem todo mundo sabe, mas a utilização de cores claras trazem amplitude para a casa. Inclusive, você pode verificar nos modelos abaixo que as casas minimalistas são brancas. E consequentemente elas parecem enormes.

Mas a verdade é que o branco trás essa sensação de amplitude no local. Além disso, o branco trás uma paz incrível para o local. Tanto é que o branco é muito associado a paz e tranquilidade.

Além do branco, outras cores que são presentes na decoração minimalista é o preto e o cinza. Afinal, mesmo o preto sendo um tom escuro, ele é simples e neutro. Assim o ambiente não fica pesado quando utilizado em alguns detalhes.

 

Móveis e objetos

Utilizar poucos móveis e objetos na decoração minimalista é algo essencial. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o tipo de móvel e objeto também faz parte. Por exemplo, o sofá mais simples com o pé de ferro é essencial para esse tipo de decoração. Justamente por ser bem simples. Desse modo é essencial que você esteja atento a isso.

Além disso, é importante destacarmos que não é porque um determinado objeto ou móvel é simples que ele deixa de ser bonito ou moderno. Inclusive a maioria desses móveis minimalistas tem um design bastante diferenciado e muito agradável. Dessa forma, sugiro que você comece a pesquisar mais sobre esses tipos de móveis para conhecer e agregar.

 

Modelo de decoração minimalista na sala pequena

A decoração minimalista é algo que pode está presente em todos os cômodos. Por isso, é legal você conferir alguns modelos de cada cômodo para conhecer.

Começando pela sala de estar é importante termos uma certa atenção com esse espaço. Isso acontece porque a sala de estar muita das vezes é o principal ambiente de uma casa. Afinal, é justamente nesse cômodo que você vai receber amigos e familiares.

À vista disso, no caso da decoração minimalista na sala de estar o espaço amplo é algo essencial! Mas se tratando de uma sala pequena, a minha sugestão é que você coloque um sofá bem simples em alguns metros a frente da parede. Para que assim você tenha um espaço de circulação atrás e na frente do sofá.

A presença do tapete é algo viável, mas não essencial. Entretanto, caso você opte por colocar um tapete, sugiro que seja um muito simples, sendo bege, cinza claro ou branco. Já a mesa de centro, também é algo muito bem vindo nesse tipo de decoração. Mas é claro que ela tem que ser muito básica. De preferência as de ferro sem tantos detalhes.

E em relação a estante e televisão, sugiro que você coloque apenas um painel na parede com a televisão.  Afinal, você não precisa de muitos móveis e objetos na sala.

 

Decoração minimalista no quarto

Na decoração minimalista no quarto é importante destacarmos que temos que levar duas coisas em consideração. Sendo a primeira a praticidade e a segunda o conforto. Então tratando-se de um ambiente mais pessoal, sua atenção deve ser redobrada. Principalmente por ser um espaço no qual você tem que se sentir aconchegado.

Desse modo, a minha primeira sugestão é que você crie uma parede cinza, para dar um pequeno destaque nesse ambiente. Nessa mesma parede, você coloca uma cama com todas as roupa de cama branca.

Se você não tiver um closet em casa, trago duas sugestões. Mas antes de te mostrar é importante você entender que o minimalismo também está no guarda roupa. Utilizando poucos acessórios, sapatos e roupas.

Então a minha primeira sugestão é você colocar um guarda roupa pequeno e a segundo e fazer um espaço aberto no quarto. Assim vai ficar visível te induzindo a deixar tudo sempre organizado e tendo poucas roupas.

 

Modelo de decoração minimalista na cozinha

O próximo ambiente que separei para a decoração minimalista é a cozinha. Neste ambiente é importante destacarmos que a limpeza é algo essencial. Justamente por ser um ambiente que suja facilmente e termos o branco como cor principal.

Desse modo, você apostar nos móveis brancos e os eletrodomésticos prateados. Para que essas duas cores crie um contraste entre si deixando bem agradável. Além disso, nas bancadas, a minha sugestão é que você utilize o granito preto. Já que é uma cor bastante presente nesse tipo de decoração, então fica algo bem agradável.

 

Home office com decoração minimalista

Para quem trabalha em casa é muito provável que tenha um home office. Então para essas pessoas, também separei algumas dicas e informações sobre a decoração minimalista neste ambiente.

Dessa forma, para começar é necessário destacarmos a organização. Já que muita das vezes as pessoas colocam muitos papeis, livros e documentos, assim enchendo o espaço. Logo, a primeira coisa que você tem que fazer é organizar tudo. Uma sugestão é comprar caixas, pastas organizadoras e colocar etiqueta em tudo.

A próxima coisa no qual precisamos destacar é os objetos é móveis. Neste caso, uma mesa ampla branca junto com a cadeira branca é mais que o suficiente. É claro que você pode utilizar alguns pequenos objetos de decoração, mas nada muito exagerado.

Além disso, uma sugestão é você ao invés de utilizar estante fazer apenas algumas prateleiras. Assim você vai aumentar o espaço de circulação e deixar menos coisas no ambiente.

 

Banheiro com decoração clean

O próximo ambiente é o banheiro no qual a decoração minimalista fica simplesmente linda nesse espaço. Assim como na cozinha a limpeza é algo essencial neste cômodo também. Aliás, é um outro espaço que suja com muita facilidade.

Entretanto, para quem tem a oportunidade de ter uma banheira é algo muito interessante neste tipo de decoração. Mas para quem não tem, pode fazer uma decoração minimalista facilmente.

Então, neste caso a minha sugestão é você apostar no branco no piso, parede e vaso. E no preto você pode colocar na pia e em um armário. Assim você também irá criar um contraste e deixar o ambiente muito agradável.

Além disso, é importante destacarmos que muita das vezes as pessoas utilizam shampoo e creme expostos. Mas nesta decoração tudo tem que está guardado em seu devido lugar. Então, procure está sempre atencioso quanto a isso.

 

Sala de jantar

E por fim o último lugar para destacarmos a decoração minimalista é a sala de jantar. Nesse espaço basicamente você só vai precisar de uma mesa de jantar.

Mas para não ficar algo muito vazio você pode colocar um quadro grande e um pendente lindo sobre a mesa. Dessa forma, você vai completar o espaço, mas ainda deixando tranquilo e simples.

 

Como fazer essa decoração?

Antes de finalizar esse artigo, trouxe 4 dias incríveis para você fazer essa decoração em sua casa. Dessa forma, se você está pensando em investir nesse estilo, sugiro que sente agora, pegue um papel e uma caneta e preste bastante atenção anotando as principais dicas. Veja as dicas completas abaixo:

 

Menos é mais!

A primeira dica para fazer uma decoração minimalista é que menos é mais. Isso não é uma novidade, inclusive citei nas características desse estilo, mas ainda assim é importante destacarmos.

Então, se você está montando a decoração da sua casa agora, procure comprar poucas coisas. Por exemplo, na sala, compre apenas o essencial, sendo o sofá e um painel para Tv. Assim você vai fazer um ambiente bem minimalista.

 

Desapegue

A próxima dica é para quem já tem uma decoração pronta e quer mudar. Dessa forma, a primeira coisa que você tem que fazer é desapegar. Aliás, já contei que o excesso é algo imperdoável nesse movimento.

Portanto, comece jogando fora, doando ou vendendo tudo aquilo que você não utilize. Pois quanto mais espaço disponível no ambiente e menos coisas, melhor.

 

Crie um grande espaço de circulação

Como acabei de citar acima, o espaço de circulação é algo essencial. Afinal, não seria nada agradável ficar esbarrando em tudo. Desse modo, procure sempre deixar um espaço amplo na sua casa, para ficar bem legal esse tipo de decoração.

Uma sugestão é basicamente o que citei acima, ou seja, não utilize muitos móveis. Assim você terá mais espaço disponível e consequentemente será mais agradável.

 

Crie uma frequência de limpeza

E para terminar, a última dica para fazer uma decoração minimalista é tenha uma frequência de limpeza. É importante destacarmos que a limpeza é algo essencial. Desse modo, você precisa manter tudo sempre limpo e organizado na sua casa.

Além disso, uma excelente sugestão é que você crie regras e um cronograma de limpeza. Dessa forma, você vai conseguir manter a sua casa sempre limpa com muita mais facilidade.

 

Imagens para se inspirar!

Quarto minimalista com parede de madeira

 

Ambiente minimalista com detalhe preto

 

Bicicleta na parede decorando

 

Tapete listrado em sala minimalista

 

Sala com prateleira com livros

 

Plantas decorando a sala

 

Quadro com arte abstrata

 

Composição de quadros minimalistas

 

Veja também

Estante vazada com partes preta

 

Objetos geométricos na decoração

 

Quarto minimalista com cama ampla

 

Trilho preto no teto

 

Composição de quadros em quartos de bebê

 

Quarto amplo com detalhes cinzas

Ambiente neutro com tons de marrom

Quadros preto e branco espalhados no ambiente

 

Parede transparente em quarto

Sala ampla com plantas

 

Pendentes preto e cabeceira com led

 

Detalhes de azul na decoração

 

Parede de madeira no quarto

Sala ampla com poltrona vermelha

 

Quarto minimalista com plantas na decoração

 

Mesa de centro de pallet

 

 

Espelho redondo e planta na decoração

Sofá cinza com almofadas estampadas

Prateleira com detalhes decorativos

Parece de cimento queimado no quarto

 

Detalhes de dourada no ambiente

 

Sala ampla minimalista

 

Lareira com detalhes cinza em volta

 

Estante preta e composição de quadros preto e branco

Home office minimalista com pendente

Quadro minimalista na decoração

 

Poltrona amarela iluminando o ambiente

 

Planta na decoração do quarto

 

Quarto preto e branco com plantas

 

Home office com detalhes pretos

 

Escada de ferro preta na decoração

 

Composição de quadros preto e branco

 

Ventilador preto com teto de madeira

 

Decoração da sala com mesa de centro

 

Cama com quadros na cabeceira

 

Sala pequena minimalista

 

Sala minimalista com cadeiras em tom de marrom

Móveis de madeira em quarto minimalista

 

Quadros simples decorando o ambiente

 

Teto rebaixado na decoração

 

Quarto pequeno com parede cinza

 

Ambiente pequeno com pendente prata

 

Home office com detalhes de madeira

 

Mesa marrom e cadeiras com detalhes pretos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.