Modelos de Coifa: Conheça as melhores opções!

A coifa é algo essencial em toda cozinha. Já que ela serve para tirar a fumaça, odores e assim deixar o ambiente mais agradável. Além disso, hoje você encontra vários modelos de coifas que também ajudam a decorar o espaço. Assim fazendo com que a cozinha fique mais bonita e confortável.

Para quem está procurando modelos de coifa é sempre importante conhecer ao menos os principais. Pois assim você irá poder analisar cada um e escolher aquele que mais tem a ver com a decoração da sua cozinha.

Portanto, para que você possa fazer uma decoração incrível e ainda apostar em uma coifa funcional, abaixo separei os principais modelos de coifas e dicas para você utilizar na sua casa! Veja!

Cozinhas com coifa e cooktop

É muito comum as pessoas utilizarem a coifa em fogões tradicionais. Já que é um acessório que existe há bastante tempo. Mas agora com os novos modelos de fogões, utilizar a coifa em cooktop também fica bem bonito e esse é o primeiro modelo para você apostar.

No caso da coifa para cooktop você precisará escolher um modelo que seja proporcional. Isso é necessário porque tem alguns cooktops que são um pouco menores. Por isso, é necessário que você escolha uma coifa que fique do tamanho proporcional, para não ficar estranho na decoração.

Além disso, o ideal seria você escolher uma coifa que possui a mesma cor ou se encaixa na mesma paleta de cor que o cooktop. A combinação das cores em um ambiente fica simplesmente incrível, por isso, é importante que você tenha atenção nisso também.

Cozinha com coifa de vidro

Atualmente a decoração moderna tem ganhado bastante destaque, já que ela fica linda quando é bem planejada e quando todos os elementos se compõem. Nesse caso, se você gosta da decoração moderna e tem ela em casa, o ideal é que você procura uma coifa que passe modernidade para o ambiente também e assim completar a decoração.

Uma alternativa para casos como esse é escolher o modelo de coifa de vidro. Na decoração moderna, a presença do vidro é muito comum, por isso, apostar nesse material no ambiente fica simplesmente incrível!

No caso desse modelo de coifa ele tende a ter um preço um pouco mais caro que os outros modelos de coifa no mercado. Então caso você não tenha tanto dinheiro disponível, mas queira utilizá-lo, você pode optar por comprar pela internet – pois geralmente é mais barato – ou comprar uma utilizada, assim saindo por um valor mais acessível.

Modelo de coifas no centro

É muito comum as pessoas utilizarem as coifas na parede. Mas no caso das decorações que as bancadas ficam no centro, elas também ficam ótimas e essa pode ser uma perfeita alternativa para repaginar sua casa.

No caso dos modelos de coifa no centro, a sua atenção na escolha deve ser bem maior! Isso porque como ela estará no centro, ficará muito mais visível. Por isso, será necessário que você escolha uma que combine com todo o resto da decoração da sua cozinha.

Se você optar por uma coifa prata – que geralmente é o modelo mais comum – o legal é que os eletrodomésticos da sua cozinha sejam pratas também. Essa cor nos eletrodomésticos é uma tendência e isso também ajudará a deixar a sua cozinha totalmente moderna.

Coifa redonda

Antigamente era muito comum as pessoas pensarem nos modelos de coifa retos ou os com formato de chapéu. Mas com o avanço das coisas hoje você também encontra uma coifa redonda, que fica muito legal na decoração.

No caso do modelo de coifa redonda a sua atenção com o tamanho precisa ser redobrado. Pois como o fogão não possui o formato redondo, você precisa buscar ao máximo escolher um tamanho que fique proporcional a ele. Caso o contrário ficará bastante estranho na sua decoração.

Além disso, a coifa redonda chama menos atenção do que a quadrado. Justamente por ela possuir um tamanho menor que os modelos de coifa tradicionais. Sendo assim, se você busca algo mais discreto essa pode ser a opção ideal para você.

E é claro, não podemos deixar de citar que a coifa redonda é feita para ser utilizada no centro. Isso porque como ela é redonda não da para encostar proporcionalmente na parede. Então se você não tem uma cozinha com bancada no centro, esse modelo não ficará tão legal.

Coifa com madeira

Todo tipo de decoração possui um determinado tipo de material com aparência maior e no caso da decoração rústica podemos destacar a madeira. Se você tem esse modelo de decoração na sua casa da para você escolher o modelo de coifa com madeira. Assim ficando ideal para decoração da sua casa.

No caso desse modelo a madeira irá cobrir a coifa como um acabamento. Hoje você encontra tanto a coifa com madeira na sua cor natural, quanto as que estão coloridas.

Na decoração rústica, o ideal é você utilizar a coifa com a cor da madeira natural. Pois a ideia desse estilo de decoração é justamente essa, trazer a natureza para dentro de casa. Outra opção é combinar a coifa com moveis de paletes, assim sua cozinha ficará ainda mais rústica.

Modelos de coifa colorido

E por falar nos modelos de coifa coloridos, a próxima opção que trouxe é justamente essa. Hoje você encontra várias coifas coloridas que você pode colocar na sua casa, que também ficam muito bonitas na cozinha!

Os modelos de coifa colorido exigem cautela na escolha, porque a coifa em si já chama muita atenção pelo seu tamanho, então quando colorida, irá chamar ainda mais.

Nesse caso, você deverá começar escolhendo uma cor que complete a decoração da sua casa. Pois não adianta olhar para coifa sozinha, é necessário que você a veja como um todo, já pensando na decoração da casa.

Além disso, o ideal é que as paredes da cozinha sejam brancas. Isso porque quando você utiliza um elemento colorido, é necessário terem cores neutras para suavizar e não deixar o espaço tão pesado. Sendo assim, você pode colocar a parede branca e deixar para colocar cor na coifa e nos outros elementos da sua cozinha.

Cozinhas planejadas com coifas de parede

Nos modelos de coifa acima citamos o modelo dela no centro da cozinha, e é claro, que não podemos terminar os modelos sem citar a que fica posicionada na parede.

Geralmente esse modelo de coifa é o mais utilizado. Isso porque hoje em dia a maioria dos apartamentos e casas possuem tamanhos pequenos contando com um valor aquisitivo estimado padrão da sociedade brasileira. Dessa forma, em alguns casos não é possível fazer uma bancada no centro. E para otimizar espaço, colocamos todas as bancadas e o fogão na parede.

Uma vez que o fogão está na parede a coifa fica lá também, e é claro que ela fica linda na decoração. Inclusive, uma ideia incrível de você utilizar ela como um objeto decorativo, é fazer uma composição de cores preta e prata.

A cozinha preta também é uma tendência e para ficar mais legal, você pode utilizar os móveis pretos com eletrodomésticos coloridos, ou se preferir, pode pintar uma parede de preto. Essa composição do prata com preto fica lindo visualmente, deixando a sua coifa de parede muito mais interessante.

Como instalar coifa em apartamento

Se você comprou uma coifa e ainda não sabe como instalar, não se preocupe! Abaixo, separamos os principais passos para instalar uma coifa e o que você precisa estar totalmente atento durante a instalação. Então confira abaixo o passo a passo para você começar a colocar a mão na massa!

Diferencie os modelos de coifa

Acima foi possível observar que existem vários modelos de coifas, os modernos, rústicos, redondos e outros. Mas a verdade é que se tratando da instalação, você precisará levar em consideração dois fatores, se é um modelo para ilha ou para parede. Lembre-se que você pode combinar sua coifa os outros itens de decoração como os diferentes modelos de adega, ou uma decoração de cozinha vitoriana, essas ideias ficam um luxo!

Isso acontece porque dependendo do modelo que você escolher a instalação será diferente. Então, entenda que você não deve utilizar o passo a passo de instalação da de ilha na parede e vice versa.

Exaustor vs Depurador

É possível perceber que a escolha da coifa muda muito o processo de instalação, e o próximo passo é entender a questão do exaustor e do depurador.

Se a sua coifa for depuradora, você não precisará instalar ela no teto. Já que ela não precisa da instalação da tubulação. Caso ao contrário, se for um exaustor, o processo de instalação será mais complicado e você precisará da ajuda de um profissional. Já que será necessário fazer uma tubulação no teto, até a parte exterior do seu apartamento ou casa.

O processo de instalação

Como foi citado acima o processo de instalação varia bastante de acordo com o modelo. E para começar, no caso dos modelos de coifa de ilha, é necessário instalar no teto. Nesse caso você precisa certificar se o seu teto aguenta o peso dela.

Além disso, em casos do forro de gesso é muito difícil o gesso segurar todo o peso. E por isso, será necessário instalar a coifa diretamente no teto. Basta seguir o manual que veio junto a ela e pedir ajuda de alguém durante o processo.

Já no caso da coifa de parede o procedimento é bem mais simples. Pois para colocar ela na parede não existe tantas restrições. Nesse mesmo caso você vai precisar de ajuda de alguém e certificar se ela está bem posicionada com o fogão e no tamanho ideal.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais