A cerca de madeira pode ser utilizada para várias finalidades e em diversos ambientes. Seja para delimitar, proteger ou apenas decorar, esta estrutura confere mais rusticidade e garante um estilo mais natural ao local.

As atuais tendências de decoração trazem a madeira como forte elemento, visto que é um material resistente, simples e com valores mais acessíveis. Outra vantagem, é que este elemento que vem da natureza traz toda essa representatividade, ideal para ser utilizado em chácaras, sítios e jardins.

Acrescentar uma cerca de madeira na área externa ou mesmo substituir um muro de concreto convencional por esta opção, certamente resultará em um cenário mais atraente e original à decoração da sua residência.

O passo a passo de como fazer a cerca de madeira e mais algumas inspirações de locais e modelos  irão reforçar ainda mais a eficácia desta proposta que une o rústico ao contemporâneo de maneira bem agradável.

Como fazer cerca de madeira simples passo a passo

As sugestões de locais apropriados e utilidade da cerca de madeira são inúmeras, como vimos acima, mas a grande vantagem deste elemento é que ele pode ser feito em casa, mesmo que você não tenha habilidades básicas de marceneiro.

Para fazer uma cerca de madeira simples, sem muita estrutura, mas que atenda perfeitamente sua expectativa em decoração ou delimitação de um pequeno espaço, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Ripas de madeira
  • Pregos
  • Parafusos
  • Porcas
  1. O tamanho das ripas de madeira definirá a altura da cerca, então, priorize este fator na hora de escolher suas ripas. É necessário que todas fiquem na mesma proporção, tanto de altura quanto largura, para isso você pode cortá-las ou utilizar lixas para regularizar as diferenças.
  2. Se o cercado for utilizado em local terroso, em apenas uma extremidade da ripa, faça cortes em formatos de lança. Esta parte será introduzida ao chão.
  3. Após esses ajustes no formato, alinhe as ripas sobre o chão com o espaço que deseja, já definido entre elas.
  4. Posicione outra leva de ripas sob estas que estão no chão, no sentido horizontal seguindo o mesmo alinhamento. No meio de cada junção de ripas, na cruz, pregue com parafuso, grampos ou mesmo cola de madeira. A escolha por estes elementos dependem da espessura da madeira.
  5. Após esta sequência, introduza a extremidade cortada como uma lança ao chão, se necessário com auxílio de um martelo ou qualquer outro peso.
  6. Finalize com tinta, verniz ou deixe em um estilo mais rústico ao natural.

Cerca de madeira para jardim

Além de delimitar espaços para cultivo de plantas ou proteção de animais, a cerca de madeira no jardim também pode ser utilizada apenas para ornamentação.

Os modelos mais vazados são os mais indicados, pois permitem uma visão ampla do local e podem ser incrementados com plantas trepadeiras e outras opções.

A altura deste cercado também varia de acordo com sua aplicabilidade. Para proteção de animais, por exemplo, é recomendado cercas a partir de 100 cm. Já para demarcação de canteiros, hortas ou apenas embelezamento do local, qualquer altura pode ser utilizada como sugerem as imagens abaixo.

jardim

jardim 2

jardim 3

Cerca de madeira para piscina

A cerca de madeira para piscina é tão útil quanto atrativa. Protegendo da invasão de animais ou até limitando o risco de crianças menores se aproximarem do local, este cercado também serve para manter a privacidade na hora do banho.

As mais utilizadas neste ambiente são as cercas de madeira vazadas, de médias para altas.

Uma boa opção é associá-las com deck de madeira, pois reforçam o estilo mais rudimentar do local e propiciam um espaço mais harmônico.

piscina

 piscina 3

 piscina 2

Cerca de madeira para varanda

Também usadas para proteção ou decoração, a cerca na varanda viabiliza mais aconchego ao local e combina perfeitamente, se a casa possui um estilo mais rústico.

Neste local, essas estruturas são geralmente mais baixas. Se a residência possuir sacada, por exemplo, o mesmo padrão de cercado pode ser utilizado conferindo uma combinação ideal.

Na maioria das vezes, a cerca na varanda tem a finalidade de restringir a entrada ou saída de animas, para essa proposta, os modelos mais usados são os mais fechados com pouco espaço entre as ripas.

 varanda 2

 varanda 3

varanda 1

Cerca de madeira para sítios ou chácaras

Para divisão e delimitação de terras, as cercas de madeira são bem comuns nos sítios, fazendas e chácaras.

Nesta sugestão, a estrutura acaba sendo um pouco diferente das citadas acima, pois devem proporcionar mais segurança, maior capacidade de contenção e uma durabilidade prolongada.

Muitos agregam fios, arames e telas para garantir mais reforço, inclusive, para estes locais são mais altas e robustas.

Apesar de toda esta resistência na estrutura, as cercas de madeira em ambientes de campo, também podem trazer mais beleza e compor a decoração, de forma segura, eficiente e muito agradável.

Veja alguns exemplos!

sitio 2

 sitio 1

sitio 3

 

Cerca de madeira para jardim de inverno

Fechar o jardim de inverno com uma cerca de madeira valoriza ainda mais a conexão com a natureza entre o local com o restante da casa.

Nesta sugestão, o cercado pode ser feito como se fosse uma parede, sem espaços. Deixar a madeira ao natural, inclusive em tamanhos assimétricos, torna a proposta ainda mais moderna.

cerca jardim de inverno

cerca de jardim de inverno 2

cerca jardim de inverno 3

Cerca de madeira para fachada

Se a intenção é inovar na aparência da casa, que tal um muro todinho de cerca de madeira? Além de ser uma ideia inusitada, este tipo de fachada pode se tornar uma linda parede viva, através da junção de plantas lianas.

Os espaços entre as madeiras irão definir se prefere privacidade ou mais visão através da delimitação.

cerca madeira fachada

cerca madeira fachada

cerca madeira fachada

 

Assim como as propostas de uso e locais, os modelos de cerca de madeira também são variados.

Há desde estilos mais rústicos preservando os aspectos naturais do elemento como também, opções mais sofisticadas e contemporâneas. A diferença entre esses modelos fica sujeito de acordo com o acabamento escolhido.

Quando utilizada apenas para decoração, as formas e composição da cerca de madeira podem ser mais livres e assimétricas. Essa proposta é mais contemporânea, inclusive, se torna mais acessível em valores para quem opta por custo benefício.

Visto que a madeira é ideal para compor um estilo mais rústico, priorizar seu formato e cor natural podem trazer ainda mais originalidade e exclusividade ao projeto.

Para combinar com o restante da casa ou até trazer um contraste com um elemento mais diferente, certamente umas dessas opções atenderá perfeitamente suas expectativas.

 

Cerca de madeira branca

Mais clássica, a cerca de madeira branca propicia um visual mais tradicional e até romântico.

Combina mais ao redor de casas, ambientes campestres e jardim.

Para a pintura da madeira é necessário que esta seja lixada em formato mais liso e regular. Se a tendência é torná-la ainda mais delicada, arredondar as extremidades pode fazer o diferencial.

cerca madeira branca

Cerca de madeira rústica

A cerca de madeira rústica vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações contemporâneas.

Nesta proposta, a madeira costuma ser apresentada nas suas formas e cores naturais, inclusive, essa assimetria própria faz toda a diferença, por isso, quanto menos trabalhados forem estes elementos, melhor.

A cerca rústica pode ser integrada em variados estilos de decoração, tais como ambientes mais minimalistas, country, inclusive, modernos.

cerca madeira rustica

Cerca de madeira roliça

A cerca de madeira roliça se encaixa na categoria rústica também, pois geralmente preserva a forma do tronco da árvore e só passa pelo processo de lixa no acabamento.

Muito usada para delimitar terras em sítios, fazendas e chácaras, ela também fica muito bem em ambientes mais urbanos quando o estilo da casa permite essa inspiração mais rudimentar.

cerca madeira roliça

Cerca de madeira treliça

Os detalhes da treliça dão um charme a mais nas cercas de madeira. Neste tipo de estrutura, as ripas se intercalam compondo triângulos.

A cerca de madeira treliça é muito usada em jardins, pois é um excelente apoio para as plantas subirem e formarem um jardim vertical.

Para quem adora detalhes e prefere manter uma visão do espaço cercado, essa é uma opção diferente e muito atrativa.

cerca madeira treliça

Cerca de madeira com tela

Utilizando menos madeira, mas contando ainda com a rusticidade deste material, a cerca de madeira com tela pode ser uma boa alternativa para quem prefere economizar ainda mais com este projeto de segurança e decoração.

Ao invés de mais ripas fechando a estrutura, nesta opção são utilizadas madeiras mais grossas em pontos estratégicos e o restante é preenchido com tela.

O efeito pode ser bem agradável quando a criatividade faz parte do processo.

cerca de madeira com tela

Tipos de madeira para a cerca ideal

A escolha do tipo de madeira, além de garantir o aspecto e qualidade final do projeto, também interfere na durabilidade da cerca.

Há madeiras que passam mais de 20 anos sem precisar de nenhuma reparação, enquanto existem outros tipos que não aguentam nem cincos anos e a cerca tem de ser totalmente refeita.

Para garantir uma cerca resistente, priorize madeiras tratadas, pois elas resistem à ação de fungos, insetos e água.

Outro benefício de utilizar madeiras tratadas é que fazem parte de um processo ecologicamente correto, pois são provenientes de reflorestamentos renováveis e substituem o uso de árvores nativas.

 

Cerca de madeira de eucalipto

As cercas de maneira de eucalipto tratado geralmente se apresentam mais no estilo rústico, devido sua forma roliça. São muito usadas em cercas de delimitação terras e contenção de animais de grande porte.

Quando tratada, se torna uma madeira muito resistente ao sol, chuva e umidade, inclusive, ao ataque de fungos e insetos.

cerca de eucalipto

Cerca de madeira de Pinus

O pinus é uma madeira muito comum nos EUA, entretanto, vem ganhando popularidade aqui no Brasil devido ao seu peso mais leve e valor mais baixo.

Comercializado em tábuas, caibros, vigas e pranchas, o pino fica ideal para compor a decoração e o paisagismo da casa, seja em cercas ou decks.

cerca de pinus

Cerca de madeira de demolição

Outra forma ecologicamente correta e muito sustentável de fazer sua cerca é utilizando madeira de demolição.

Esta madeira, como seu próprio nome diz provem da demolição de obras antigas, principalmente de linhas ferroviárias.

A peroba rosa é a mais comum, visto que antigamente priorizavam a durabilidade e resistência da madeira, inclusive, as questões ambientais ainda não eram associadas à escolha do material nesta época.

cerca de demolição

Independente do estilo da decoração da sua casa, sítio ou local que deseja utilizar a cerca de madeira, saiba que as variadas opções que esta estrutura oferece, permite encontrar um modelo ideal, que atenda sua necessidade estética e funcional exclusivamente.

Para isto basta abusar da criatividade e se inspirar nestes modelos, que certamente farão o diferencial no seu cantinho trazendo muito mais beleza e personalidade.

 

 

 

 

 

 

Escreva um Comentário