Ninguém gosta de olhar pro fogão e ver ele todo sujo não é mesmo? Afinal de contas, é ali onde você prepara a maioria de suas refeições! Aqui neste artigo nós iremos focar especificamente nos queimadores de fogão, e em como você poderá os limpar na melhor maneira possível.

Abaixo iremos te mostrar algumas técnicas para você poder limpar os queimadores de seu fogão, e também passaremos rapidamente em uma limpeza geral em seu fogão, assim você deixará tudo super limpinho para poder preparar todas as suas deliciosas refeições!

Preparado para aprender? Pois então vamos começar!

Como limpar os queimadores de fogão

Se você está aí batendo cabeça tentando lembrar o que são estes tais de queimadores de fogão que você deve limpar, então dá só uma olhadinha na foto abaixo para refrescar sua memória:

queimadores de fogão

Lembrou o que são os queimadores de fogão e por que os limpar é importante? Afinal de contas, você provavelmente já notou toda aquela gordura que fica impregnada neles, não é mesmo? É algo que, dependendo do nível de sujeira, pode vir a ser bastante nojento!

Mas calma, não precisa revirar o estômago, nós vamos te ajudar a limpar os queimadores de fogão para que nada disso venha a ocorrer, acompanhe:

Você vai precisar de

A primeira coisa a se fazer é ir separando tudo o que você vai precisar usar aqui, então já vai anotando aí tudo o que você deverá ter em mãos:

  • Uma palha de aço;
  • Água quente;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Algumas gotinhas de limão.

Parece até receita para alguma comida, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar, pois com isso você vai conseguir limpar perfeitamente bem os seus queimadores de fogão!

Então, uma vez que você já tenha tudo em mãos, vamos ao passo a passo abaixo:

Botando a mão na massa

  1. Comece sempre pelo começo, ou seja, comece retirando os queimadores de seu fogão e separando-os para os limpar separadamente;
  2. Agora separe cerca de 500 ml da água quente em um recipiente;
  3. Em seguida misture uma solução do bicarbonato de sódio + o suco de limão + 1/2 xícara do vinagre branco;
  4. Agora você irá deixar os seus queimadores de molho dentro desta mistura, deixe-os ali por cerca de 5 minutos;
  5. Após passado o tempo, retire todos os queimadores e os esfregue bem com uma palha de aço;
  6. Agora é só secá-los com um pano seco e limpo e pronto, você acabou de limpar os seus queimadores de fogão!

E se você for o tipo de pessoa que prefere aprender vendo a coisa sendo feita, sem problemas, confere só o vídeo abaixo de como tudo é feito:

Como limpar outras partes do fogão

Agora que você já sabe como limpar os queimadores do seu fogão, então que tal focarmos a limpeza em outras partes do fogão?

Ah, mas antes é bom falarmos que, caso sua dúvida aqui seja de como desentupir o seu fogão, sem problemas, é só dar uma olhadinha em nosso artigo que nós te ensinamos exatamente isso!

Então vamos lá!

Limpando uma boca de fogão queimada

Já que estamos efetivamente mexendo com fogo aqui, a chance de queimar alguma coisa é alta, como por exemplo a boca do fogão. Neste cenário, o que você deveria fazer? É só dar uma conferida neste nosso passo a passo abaixo e você não terá grandes problemas com isso:

  1. Esfregue bem a peça de metal, isso fará com que todo o excesso de resíduos possa ser retirado;
  2. Prepare uma mistura de vinagre e água para poder deixar de molho;
  3. Ferva esta mistura para poder deixar as peças de molho, deixe-as lá até que a misture acabe esfriando;
  4. Retire as peças de dentro da mistura e volte a esfregá-las de modo a tirar todo o excesso de sabão, finalize tudo com um limpador de inox e pronto, suas bocas de fogão outrora queimadas agora estarão novinhas!

Esfregando a boca do fogão

Limpando a grade do fogão

A grade do fogão é um elemento que está sempre junto aos queimadores, e que você também deve tomar o cuidado de limpar muito bem.

Se sua grade não estiver tão suja assim é fácil, é só deixar ela de molho em um desengordurante e depois a lavar com uma esponja macia. Entretanto, se você precisar fazer uma limpeza mais pesada, então é só dar uma conferida em nosso passo a passo abaixo:

  1. Antes de mais nada, não se esqueça de usar luvas para esta limpeza!
  2. Coloque agora sua grade dentro de um saquinho hermético;
  3. Dentro deste saquinho, borrife um pouquinho de amoníaco dentro, e em seguida o lacre bem, já esteja preparado de antemão para o forte odor que será exalado;
  4. Agora esfregue o saquinho sobre a grade, como se você estivesse a limpando com um pano;
  5. Deixe a grade de molho durante toda a noite;
  6. Após passado este período de molho, retire a grade do saquinho (ainda usando as lucas!), e em seguida use a esponja para poder remover a gordura que estiver solta;
  7. Agora é só lavar tudo com água e detergente e pronto, você acabou de limpar a grade do seu fogão!

grade do fogão

Limpando o forno do fogão

O forno do fogão é outra parte igualmente importante e que merece todo o cuidado possível na hora de sua limpeza, afinal de contas, não adianta você limpar o fogão só por fora e esquecer de limpá-lo por dentro, não é mesmo?

Então confere só nosso passo a passo abaixo para te ajudar a limpar o forno do fogão:

  1. A primeira coisa a se fazer aqui é ter certeza de que o forno está desligado e frio, nós não queremos que acidentes aconteçam aqui;
  2. Aplique agora o limpa forno por toda a área interna do seu forno, não se esquecendo de aplicá-lo também na porta;
  3. Deixe que o limpa forno agir por cerca de 30 minutos;
  4. Faça agora uma mistura com vinagre branco e bicarbonato, e em seguida aplique esta mistura na parte de vidro da porta do seu forno, deixe ela agir por cerca de 30 minutos;
  5. Com uma bucha de cozinha, esfregue bem a superfície;
  6. Agora é só passar um pano úmido e limpo por toda a extensão, de modo que você possa retirar todos os produtos e pronto!

Limpando o forno do fogão

Agora você já sabe como limpar os queimadores do seu fogão, bem como diversas outras partes e peças de seu fogão, ou seja, sem mais desculpas para colocar a mão na massa e deixar seu fogão sempre bem limpinho!

Sobraram dúvidas relacionadas a limpeza do seu fogão? Pois então é só perguntar pra gente nos comentários abaixo e faremos de tudo para lhe responder!

Escreva um Comentário