Cores para Quarto: Veja mais de 150 Fotos!

O quarto é um dos ambientes mais importantes de uma casa, visto como um lugar de refúgio para o descanso. A energia para enfrentar o próximo dia é recarregada neste aconchegante ambiente. Devido a essa grande importância, o quarto deve receber uma atenção muito grande em relação aos móveis utilizados, o planejamento do espaço disponível, a iluminação deste ambiente e as cores utilizadas.

Esse conjunto de fatores podem contribuir para um quarto agradável de todos os pontos de vistas. Neste guia de cores para quarto, vamos abordar o último fator citado logo acima e apontar diversas ideias de cores para quarto. Você poderá degustar 150 fotos e o conteúdo deste guia para se inspirar.

 

Conceito de cores para quarto

Sabemos que as cores influenciam em diversos aspectos psicológicos e faz transparecer o gosto de cada um. É comum, por exemplo, que em um dia chuvoso e cinza, a maioria das pessoas sintam-se tristes. Já em um dia ensolarado e não muito quente, o resultado é o contrário.

Existe uma área pseudocientífica que estuda as cores como um método terapêutico, conhecida como cromoterapia. É possível encontrar pessoas que têm dúvida em relação a cromoterapia, que por muitos é desconhecida. Ela é definida como o estudo da influência exercida pelas cores na saúde das pessoas. O uso de técnicas baseada em cores pode ajudar a solucionar problemas físico, mental e proporcionar equilíbrio.

Este guia de cores para quarto pesquisou a fundo a relação das cores com o equilíbrio gerado. Um dos principais conceitos da cromoterapia é de que cada cor gera um efeito em cada pessoa. Uma cor pode ser agradável para um e não ser para outro, isso do ponto de vista estético.

Mas, considerando o estado emocional que uma cor agradável pode representar a longo prazo, esse tipo de estudo pode ser muito eficiente. Imagina como deve ser horrível deitar para dormir em um quarto com uma cor desagradável.

Se o seu objetivo é planejar um ambiente agradável para poder relaxar, dormir tranquilo e buscar inspiração e criatividade, busque um conjunto de cores que irão lhe proporcionar isso. As cores para quarto ideais devem aparecer nas paredes, no teto, na persiana ou cortina, no abajur, nos móveis, tudo com muita harmonia. Cada objeto, móvel, detalhe da decoração, deve buscar as cores que mais te cativam.

Além de uma cor agradável servir de complemento para a decoração do quarto, ela deverá influenciar no dia a dia. Desta forma, você pode observar logo abaixo neste guia de cores para quarto a relação direta da cor deste ambiente sobre as pessoas:

 

Quarto de predominância verde

O verde remete a tudo que é natural, lembra as plantas e as matas, com seus frutos e flores. Essa cor pode estimular a criatividade de muitas pessoas e trazer um ambiente de paz. O verde também gera muita harmonia e é muito indicado para qualquer tipo de quarto ou cômodo de uma casa.

 

Quarto predominante em amarelo

O amarelo é considerado a cor da comunicação e concentração quando exploradas em um quarto. Ela gera estímulos voltados a espontaneidade e sua maior característica é a alegria. Essa cor é bastante aconselhada como opção de cores para quarto que também são utilizados como ambientes de trabalho.

 

Quarto onde o vermelho predomina

Considerado a cor do amor e a cor da energia, o vermelho ajuda no estímulo ao convívio entre parceiros. Por mais que essa cor seja predominante e apareça na parede, no teto e em objetos, use-a moderadamente.

 

Quarto que enfatiza o roxo

Essa cor é vista pela cromoterapia como uma ponte entre o amor e a sabedoria. Ela gera um ambiente espiritualizado, onde a razão e a emoção andam de mãos dadas. O roxo é indicado para incentivar a busca por meditação e paz interior.

 

Predominância do Azul

O azul é a cor oficial da paz e da harmonia entre os seres da natureza. Quando você pensa em céu, logo pensa em azul e no oceano. O azul é considerado a melhor opção dentre as cores de um quarto com todas as suas variações de tons. Essa afirmação é devido ao alto poder de relaxamento proporcionado por sua frequência de cor. Ou seja, todas as cores estão em uma faixa de frequência sensível a nossa visão, e é daí que partem os estímulos estudados pela cromoterapia.

 

Predominância do Rosa

Uma faixa de frequência que está próxima do vermelho e do branco, o rosa também é uma das cores mais indicadas para um quarto. O rosa estimula o amor e a felicidade entre parceiros e desperta o amor fraterno. O amor e a paixão são trabalhados sob a influência da cor rosa e pode ser explorada em quartos de casais.

 

Quarto que enfatiza a cor branca

O branco representa a paz e tranquilidade em muitas culturas e opiniões a fora. Independente dos estudos da cromoterapia, com certeza você já deve ter experimentado essa sensação a respeito do branco. A cor branca na parede e no teto do quarto é uma das opções mais exploradas entre as pessoas. Aconselhamos o branco com contrastes moderados em grande parte da decoração.

Faça uso do branco em quarto de casal e de solteiro como uma base neutra para outras cores. Planeje o equilíbrio das outras cores que ficam bem com o branco e explore essas cores em objetos, móveis e na decoração do quarto. O ideal é que o branco não prevaleça em excesso, pois ele pode estimular a ansiedade nas pessoas. Ele pode gerar uma ideia de vazio em algumas pessoas e uma ideia de paz extrema em outras.

Você deverá descobrir como cada cor irá influenciar você e sua família antes de explorar tal cor. Não precisa ser paranóico em relação a isso, basta que cada cor seja a que mais agrada o usuário permanente do quarto. Seguindo esse fator como o mais importante, você irá descobrir que existem algumas cores que lhe agradam. Busque focar na que mais te agrada e crie estratégias diante do estímulo perfeito para você.

 

Predominância do Preto

O preto é o extremo do branco, mas isso não significa que ele seja o extremo da paz e tranquilidade. Existem pessoas que adoram a predominância do preto na decoração de cômodos da casa. O quarto não fica de fora desta opção de decoração com a cor preta em destaque. O ideal é que ele seja utilizado de forma moderada, ainda que essa cor agrade muito ao olhos de quem vê.

O preto é a cor oficial da força e da sabedoria, muitos desconhecem seu poderes benéficos para este tipo de estímulo. Usado de forma bem planejada, ele pode dar um ar de sofisticação enorme para um quarto. Evite o preto em quarto de bebê e de crianças, e faça uso desta cor em quarto de pessoas adultas que simpatizam com ela.

 

Predominância do Cinza

A cor oficial do equilíbrio, o cinza está na metade entre o branco e o preto, ideal para todos os cômodos da casa. O cinza estimula a conciliação e a amizade entre as pessoas e é uma boa opção para ser utilizada em um quarto. Uma tendência muito observada é o uso da tonalidade cinza do concreto queimado, que remete ao moderno e ao sofisticado.

 

Cores ideais para quarto de bebês

O quarto de um bebê deve ser sensível e muito delicado em seu aspecto assim como é o recém-nascido. O uso do azul claro e do azul marinho em quarto de meninos, faz parte de 90% da escolha dos pais. Já o uso do rosa claro e do rosa choque são duas grandes opções de cores para quarto de meninas. Mas essa não é uma regra, você pode explorar outras opções de cores claras levando em conta o seu potencial de estímulo.

A cor do quarto de um bebê e de uma criança pequena deve remeter a alegria e deve ser muito bem planejada. As paredes e os brinquedos, junto a outros objetos e móveis devem estar em perfeita harmonia de cores. Faça isso levando em conta a tranquilidade do sono deste bebê e cuide para que ele experimente isso.

 

Cores ideias para quarto de solteiro

O solteiro é livre para decidir a cor do seu quarto sem bater de frente com opiniões opostas. Desta forma, ele deve conhecer as cores que mais lhe agradam e escolher uma que estimule aspectos de sua personalidade, como criatividade, sabedoria, equilíbrio e tranquilidade. Essa é uma ótima oportunidade de explorar cores e de mudar para outra cor caso a cor anterior não agrade.

 

Cores ideais para quarto de casal

A escolha das cores para quarto de casal deve ser uma que agrade aos dois. Com certeza, irá existir uma cor que muito agrada os parceiros que convivem no mesmo quarto. É importante que os dois deem a sua opinião em relação a cor do quarto. Ainda que isso não parece importante para um dos parceiros, uma cor desagradável sem saber que é desagradável pode agir do psicológico desta pessoa de forma ruim.

Mesmo sem ela saber disso, ela pode estar sob a influência de uma coisa que não é boa para ela. Entendo as cores como ferramentas que podem ser usadas ao nosso favor, faça uso delas nos quartos da casa, na sala, na cozinha e em todos os ambientes de forma planejada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.