O artigo de hoje é sobre um tema muito interessante e vai te convidar a ter um novo olhar sobre o que pensamos o que é lixo. Você já ouviu falar sobre Upcycling? Esse é o assunto tratado aqui, confira o que é, como surgiu, as diferenças com reciclagem, inspirações de upcycling feitas por designer famosos e ideias para te inspirar a fazer em casa.

Quando surgiu?

O tempo é recente e foi usado pela primeira vez em 1994. O empresário e ambientalista alemão Reine Pilz foi quem utilizou-o. No entanto, foi só em 2002, como lançamento do livro Cradle to Cradle: Remaking The Way We Make Things, dos autores britânicos Willian McDonough e Michael Braungart, que o termo passou a ficar conhecido e começou a ganhar o mundo.

O que é?

O upcycling está ligado a reutilização direta de um objeto que seria descartado, sem alterar a sua forma ou composição. É um processo mais sustentável do que a reciclagem, porque demanda pouca ou nenhuma energia. Esse é o ato de dar uma nova função a algo que não era mais utilizado em sua função original.

Dessa forma, é possível diminuir o uso de matéria-prima e resíduos finais gerados na produção de novos objetos.

Como utilizar?

A primeira coisa a se fazer para começar a usar o upcycling no seu dia a dia é observar todo o tipo de lixo que você tem produzido em casa. Cheque os objetos que estão sendo descartados e se eles poderiam ganhar novas utilidades ao serem reutilizados.

Vale lembrar que as ideias não se restringem a decoração da casa, mas podem ser objetos úteis ao dia a dia, como algo para estender roupas, objetos pessoais, e até itens que tragam praticidade na realização de tarefas específicas.

Você pode começar pelo seu guarda-roupas, confira quais peças você já não usa mais e tente encaixá-las em novos looks e use-as de formas diferentes do habitual. O que era uma saia pode virar uma blusa, o lenço pode se tornar uma faixa de cabelo, uma blusa longa pode virar curta ou cortar as mangas, entre outras ideias.

Quanto a decoração, é possível transformar latas vazias em vasos, garrafas em luminárias, caixotes de feira como móveis e muito mais.

E para quem tem mais habilidades manuais, dá para fazer vassouras com garrafas pet, tubos de PVC podem se transformar em sapateiras, organizadores de ambientes feitos de papelão ou pneus reutilizados.

Essas são ótimas formas de contribuir com o futuro do planeta e agir de forma sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

Upcycling x Reciclagem

A nossa cabeça, imediatamente, nos leva a pensar que upcycling e reciclagem são a mesma coisa, porém, existem diferenças com relação a forma de lidar com os resíduos.

No Upcycling, a recuperação dos materiais é feita com itens que seriam descartados de qualquer forma e que não teriam outro destino fora o lixo. Esses objetos são reaproveitados tentando manter a sua forma original o máximo possível e transformados em objetos de maior valor e qualidade. Todo esse processo é feito sem gastar energia durante as etapas, sendo extremamente benéfico à natureza.

Já a reciclagem, somente aproveita materiais descartados como plástico, papel, metal e vidro e que são separados e processados, com o uso de produtos químicos e físicos. A forma original é modificada para que vire outro produto.

Benefícios do Upcycling

O upcycling traz benefícios para as sociedades, porque além da questão ambiental, também é vantajoso para quem procura economizar com a decoração da casa e até com as roupas que usa. Reaproveitar objetos é muito mais econômico do que comprar algo novo.

Essa também é uma oportunidade de criar algo com um design diferente, criativo e que seja único e personalizado.

Materiais utilizados

A possibilidade de materiais a serem utilizados é infinita. Confira alguns que selecionamos para você ficar mais atento ao upcycling.

Madeiras

Os pedaços de madeiras, tábuas, ripas e tocos encontrados na natureza ou em descartes de construções, servem para criar novos móveis, cabideiros, quadros e luminárias. Você conseguirá criar peças personalizadas e que preservam as formas, cores e veios de cada pedaço.

Sucatas

Sabe aqueles itens eletrônicos que não funcionam mais e seriam descartados. Eles podem ganhar novas finalidades. Um toca fitas, por exemplo, pode se transformar, com algumas adaptações, em uma mesa com gavetas. Ou refletores antigos que podem virar luminárias feitas de forma artesanal.

Garrafas de vidro

Já parou para pensar na frequência que você descarta garrafas de vinho, azeite, suco, bebidas destiladas e água? Essa ação pode acabar quando você soltar a criatividade e transformá-las em peças úteis, como luminárias, potes, vasos, velas e garrafas decorativas.

Pallets

Os pallets já estão muito populares no meio decorativo. Dá para aproveitar a peça inteira para criar mesas, bases de camas e sofás, bancos e muito mais. Ou usar em partes para criar objetos como vasos e luminárias. É um item muito versátil e que pode ser reutilizado de várias formas criativas.

Papelão

O papelão, que costuma ser descartado, pode ser usado como matéria prima para criar vários itens, como luminárias, vasos, molduras de quadro, brinquedos e muito mais. A ideia é tentar fazer um trabalho manual e sustentável sem adicionar produtos que prejudiquem o meio ambiente.

Caixote como mesa

Os caixotes de frutas podem se transformar, de forma simples, em inúmeros objetos. Dá para personalizar o objeto e criar mesinhas de canto, criados-mudos, cabeceiras de cama, estantes de livros e muito mais.

É possível manter a coloração original de madeira crua, que combina facilmente com diversos estilos decorativos, ou pintar, fazer colagens, colocar tecidos e transformar a peça em algo único e criativo.

Latões de aço

O latão de aço pode ser transformado em mesas para a sala de estar, criado-mudo, armarinho e muito mais.

Uma das ideias é adicionar uma pintura externa e recortar a peça no meio, para que ela fique menor. Além disso, adicione dobradiças e use o objeto aberto ou fechado. Para finalizar, coloque prateleiras na parte de dentro para que você acomode pequenos itens.

Também vale a pena usar o latão em sua forma original e apenas pintar do lado de fora, assim, ele pode se tornar um aparador elegante ou uma mesa para convivência.

Panelas

Sabe aquelas panelas velhas que parecem não ter mais jeito? Elas podem se transformar com a técnica do upcycling. Faça luminárias suspensas em tamanhos variados para criar um jogo diferente e divertido. Fure o fundo e adicione soquetes para que as lâmpadas fiquem presas. Utilize cabos de aço para cobrir os fios e complementar a ideia.

Assim, é possível criar peças originais e que deixam a decoração mais aconchegante e combinam perfeitamente com espaços como a cozinha.

Relógio de lata

Uma outra ideia para o latão de alumínio é fazer um relógio de parede. Pinte a peça em laranja, adicione as estruturas metálicas que demarcam as horas e ponteiros e pronto. Vale ressaltar que um mesmo latão permite a criação de inúmeros relógios que podem ser dados de presente e compartilhados com outras pessoas e até vendidos. É uma ideia com um excelente custo benefício e que vai te ajudar a ter uma renda extra.

Latas para iluminar

As latas de alimentos que seriam descartadas podem virar luminárias, assim como as panelas. Você conseguirá construir uma iluminação criativa e colorida. Recorte algumas latas, lixe-as e pinte-as em cores brilhantes. Seu custo é muito baixo e o resultado é divertido, maravilhoso e criativo.

O bom do upcycling é que tudo se aproveita e você não perde nada!

Reaproveitar móvel antigo

Um móvel antigo pode ser reutilizado com apenas uma simples mão de tinta. É uma ideia simples, prática e com um resultado maravilhoso. Dá para fazer com armários velhos, cadeiras, mesinhas, racks, camas, criados-mudos e muito mais. O importante é saber que nada se perde e tudo pode ser reaproveitado.

Porta objetos

Uma placa esquecida, um fundo de armário ou um pedaço de madeira podem se transformar em um porta objetos novinho. Basta pintar, personalizar e fazer furos simétricos ou assimétricos. Pode ser colocado no hall de entrada para pendurar chaves, no quarto e até em um home office.

Cadeira vintage

Uma cadeira antiga de madeira pode parecer nova quando você a lixar de forma suave. Nem tinta será necessária para transformá-la em uma cadeira vintage. Esse efeito mais desgastado é uma tendência muito legal do design e pode ser aproveitado por você.

Como aplicar o Upcycling em casa?

Em casa, você vai precisar de criatividade e observação. Observe todo o tipo de lixo que você produz e verifique se ele não pode ser reutilizado de alguma forma. A criatividade vai se encarregar de descobrir qual a melhor maneira de dar uma nova função para esse item. Você conseguirá repaginar a decoração da sua casa gastando pouco e sendo sustentável.

Exemplos de upcycling

E não é só dentro das casas que o upcycling tomou conta. No universo do design e da moda, grandes ideias criativas têm surgido. Selecionamos 5 delas para você conferir.

Schränk, o tambor de óleo que virou armário

Sabe os barris de óleo que já citamos anteriormente? A empresa alemã Lockengeloet os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Um item decorativo feito com cordas de violão, ímãs e um abridor de latas especial.

Chevrolet Banco de Jardim 1.0

A artista especializada em metal reciclado, Kathi Borrego fez um banco usando a porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha. Juntamente com o seu marido, que é carpinteiro, ela fez um banco de madeira com materiais que tinha em casa.

Luminárias da Vilma

As luminárias feitas por Vilma Farrell é uma produção nacional. Ela foi jornalista por muitos anos no Brasil e hoje mora em Nova York e trabalha como artesã. Suas lâmpadas são feitas com filtros de café reutilizados. O resultado é maravilhoso e encanta os amantes de café.

Móveis de cinto de segurança

O designer Jason Phillips criou uma série de móveis feitos com cintos de segurança. O produto é amigo do meio ambiente e não perde a elegância, além de ser um produto agradável, aconchegante e confortável.

Prateleira de livros encanada

E se você gosta de livros e tem muito deles em casa, vai achar essa criação sensacional. A Stella Belu Design criou prateleiras feitas com canos resgatados de obras a serem demolidas e madeira reciclada. O resultado é prático, bonito e criativo.

O seu cantinho de livros vai ser uma atração a parte da sua casa, não é mesmo?

50 fotos com ideias de upcycling que vão te impressionar

Agora você já conhece essa técnica com um nome tão diferente, mas que faz tanto sentido no nosso dia a dia, chegou a hora de conferir outros projetos que vão te inspirar a olhar seu lixo de outra forma e dar novas funções para ele. Confira nossa seleção com 50 fotos!

Wall-mounted mirror with newspaper frame

White and wooden boxes as a shelf in modern grey living room

O upcycling é um termo que não tem tradução para o português, mas que traz muitas vantagens para quem o adota e para o meio ambiente. Para aplicar esse conceito na sua vida, basta ser uma pessoa observadora e criativa. Libere sua imaginação e reutilize peças criando novos usos para elas.

Write A Comment